Sant’Anna e Cláudia Mele: em Papagueno

Crítica publicada na Revista Veja Rio
Por Lívia de Almeida – Rio de Janeiro – 1997

Louro Camarada

Depois do belo Pianíssimo, Tim Rescala estreia no sábado, 10, no Centro Cultural Gama Filho, seu segundo texto para teatro infantil. Papagueno trata com humor a delicada relação entre uma menina e seus pais separados. “Não tive a experiência da separação, nem como filho nem como pai, mas venho convivendo com a experiência de muitos amigos”, conta Tim. “É muito importante falar sobre isso para as crianças de uma forma divertida, diz. A peça foi um presente especial para a atriz Cláudia Mele, mulher de Tim. “De quem não estou pensando em me separar”, esclarece o autor.

O Papagueno do título, cujo nome foi inspirado em um personagem de A Flauta Mágica, é o papagaio de estimação da pequena Julia, Cláudia Mele. Inconformada com a separação dos pais, a menina vive imaginando estratégias para reuni-los novamente. Papagueno é seu cumplice e, de acordo com a situação, demonstra esperteza ou se faz de bobo. No palco, ele é um boneco manipulado por Fernando Sant’anna. Sant’anna, junto com Heloísa Lyra, também é responsável pela confecção de bonecos em espetáculos como Tuhu-O Menino Villa-Lobos e Boca a Boca. Os pais de Júlia são interpretados por Cláudio Mendes, indicado para o Prêmio Coca-Cola por sua atuação em Os Dragões, e Alice Borges

Patrocinado pela Coca-Cola, Papagueno recebeu outro apoio importante do Centro Cultural Gama Filho. É a primeira vez que a instituição produz e participa ativamente da concepção de um espetáculo. “Esta peça é a nossa menina dos olhos”, afirma Lúcia Coelho que, além de dirigir a peça, também encabeça o centro cultural.

Serviço

Papagueno, de Tim Rescala
Direção de Lúcia Coelho
60 min.
Cine Teatro Dina Sfat, Centro Cultural Gama Filho.
Rua Manoel Vitorino, 553, Piedade
599-7237
Sáb. e Dom. 16h. R$ 5,00
Estreia prevista para sábado (10)