Cena do espetáculo Os Recicláveis

Crítica publicada no Site da Revista Crescer
Por Dib Carneiro Neto – São Paulo – 01.05.2015

Barra

Em Os Recicláveis, o tema ecológico enfim é explorado sem chatices ou lições de moral

Finalmente um espetáculo que fala de mundo sustentável sem ser professoral, chato, palavroso, catequético. Os Recicláveis, em cartaz no Teatro Augusta, em São Paulo, acerta em cheio no tom, na trama, na forma como trata de um tema sério e atual sem vomitar lições de sala de aula. Não era para menos, tendo em vista que o texto é de Toni Brandão e a direção de Flávia Garrafa, dois craques na linguagem teatral voltada para jovens. Vida longa para essa dupla que entende, como poucos, da ainda delicada e complicada modalidade de artes cênicas chamada de ‘teatro jovem’.

A montagem é dinâmica, com estrutura de musical pop, diálogos ágeis e curtos, sem ‘caricaturizar’ a juventude. Todos os oito personagens são bastante críveis e verossímeis. Competente é também a trilha sonora, que inclui Rita Lee, Michael Jackson, Beatles, Stevie Wonder, Maroon 5, Charlie Brown Junior e Katy Perry, tudo isso interpretado ao vivo pelos atores, com arranjos assinados pelo diretor musical Dimi Kireeff. O figurino de Marco Lima enriquece o espetáculo sem estereotipar os trajes dos adolescentes. Duda Arruk, na cenografia, tira ótimo proveito de um painel de led, em perfeito casamento com a luz (Césio Lima) inspirada em shows de rock.

O enredo remete às comédias românticas, em que o mocinho bem intencionado, ético e superconsciente, apaixona-se justamente pelo seu oposto, uma garotinha mimada e fútil, que detesta o tema da sustentabilidade. O bullying se faz presente, assim como os exageros comportamentais típicos de adolescentes, as dúvidas existenciais, os questionamentos, as inseguranças, as paixões desenfreadas e, claro, um triângulo amoroso. Toni Brandão, o autor, especialista em falar de jovens para jovens, já vendeu mais de 2 milhões de livros e transita com desenvoltura, não só na literatura e no teatro, mas também na televisão, no cinema, na música e na internet.

Vá com fé ver Os Recicláveis e, de preferência, junte uma galerinha. Curtição garantida. Ninguém vai sair insatisfeito nem catequizado. O teatro só ensina quando, antes, é prazeroso e envolvente, ou seja, quando não abre mão de sua condição primordial de obra de arte. Parabéns a todos. Eis os nomes do ótimo elenco: Lucas Padovan, Luiza Porto, Pedro Vicente, Rodrigo Pasquali, Guilherme Zanella, Pauline Mingroni, Erica Ribeiro e Daphne Bozaski.

Serviço

Teatro Augusta – Sala Paulo Goulart
Rua Augusta, 943
Tel. (11) 3151-4141
Sábados, às 17h30. Domingos, às 16h
Ingressos a R$ 50 (inteira)
Até 28 de junho