Personagens da peça; O Segredo de Cocachim. Foto: Fernando Sá

Matéria publica no Jornal O Povo – Caderno B
Sem identificação do Jornalista – Fortaleza – 14.12.1991

Barra

Aventura e ação no TJA

Um ano em cartaz no rio de Janeiro; indicado para o prêmio Mambembe 89; apresentações em todo país. Esta é a trajetória da peça O Segredo de Cocachim, encenada pela primeira vez em Fortaleza durante a semana da criança no Theatro José de Alencar, e que volta ao cartaz neste final de semana.

A peça conta a história de Léo e Bia, dois garotos curiosos que encontram um mapa do tesouro, pertencente a princesa chinesa Cocachim. Durante a busca pelo tesouro os dois personagens vivem situações de muita ação e aventura, todas do ponto de vista das crianças.

O texto de Denise Crispun foi muito elogiado pela crítica devido a sua linguagem contemporânea que, lidando com elementos comuns do dia-a-dia, consegue despertar o potencial criativo do público infantil. “Uma peça que não subestima a inteligência da criança”, afirma Neidinha Castelo Branco, atriz que interpreta a irrequieta e hilariante Bia.

Em O Segredo de Cocachim os dois atores vivem outros personagens, como tartaruga, jacaré, papagaios e um estranho habitante da ilha. O destaque fica por conta do cenário e da trilha sonora que pontuam cada cena do espetáculo. Em um telão situado no fundo do palco são projetados os ambientes imaginários, como uma ilha deserta, a floresta misteriosa e a caverna escura. Cada novo episódio é anunciado com a passagem de uma página num imenso livro, movimentados pelos próprios atores. E no final, Léo e Bia desvendam o mistério e descobrem quye o verdadeiro tesouro não é material, mas sim espiritual.

O Segredo de Cocachim

Peça com texto de Denise Crispum que traz no elenco Nedinha Castelo Branco e Diógenes Pessoa
Hoje e amanhã, às 17 horas, no Theatro José de Alencar. Ingresso: Cr 2.000,00