Crítica publicada no Site Pecinha é a Vovozinha
Por Dib Carneiro Neto – São Paulo – 25.07.2019

Fotos: Will Siqueira

São Paulo ganha mais uma boa versão de O Pequeno Príncipe

Pontos fortes da montagem atualmente em cartaz no Teatro Folha são a dramaturgia e a direção de arte

Já vi algumas montagens teatrais do clássico universal de Saint Exupéry, O Pequeno Príncipe. O livro preferido das antigas candidatas a Miss Brasil se presta à perfeição ao palco, com sua estrutura arquetípica de personagem protagonista em busca de autoconhecimento e sua trajetória recheada de figuras coadjuvantes, que se alternam em torno dele, uma a uma, durante a narrativa: a rosa, o reizinho, a cobra, a raposa, o sol, o contador de estrelas e assim por diante.

No Teatro Folha, em São Paulo, está em cartaz uma versão feita pelo jovem Ian Soffredini, que assina dramaturgia e direção. Ian acertou. Fez escolhas corretas. Como ele mesmo me disse, é teatro comercial, sim, mas também tem uma séria preocupação artística, humanística e conceitual.

Ian alterna linguagem de bonecos, interpretação dos atores e recurso de luz negra (iluminação ultravioleta). Tudo com muito bom gosto e poesia visual. Os bonecos são cativantes, os adereços são magníficos. Nuvens, estrelas, pássaros – são elementos que nos embalam em uma atmosfera onírica, em uma fantasia inebriante. Adultos e crianças se derramam em ternura a cada nova cena. Pudera. Quem assina toda essa caprichada direção de arte é Sidnei Caria, o premiadíssimo ‘capitão’ da Cia. Maracujá Laboratório de Artes.

O personagem principal surge na forma de bonecos de mais de um tamanho e também na pele de uma atriz, Nathalia Kwast, que o defende com garra, graça e carisma, mas às vezes, só às vezes, faz uma voz exagerada e desnecessária de criança. Pena. Não seria necessário infantilizar a emissão vocal dessa forma caricata e estereotipada.

Gosto do que o adaptador Ian fez com o personagem do aviador, que é o narrador da história. Ele surge apenas no início e no fim, com um texto bonito, tocante, celebrando a amizade, num tom memorialista acertadíssimo. Programa encantador para toda a família.

Serviço

Local: Teatro Folha Endereço: Shopping Pátio Higienópolis – Av. Higienópolis, 618, Terraço, Higienópolis, São Paulo
Telefones: (11) 3823-2323 / 3823-2423 / 3823-2737
Capacidade: 305 lugares
Quando: Sábado e domingo, às 16h
Duração: 50 minutos
Classificação etária: 3 anos
Ingressos: R$ 40,00 (setor único) e R$ 20,00 (meia)
Temporada: 13 de junho a 25 de agosto de 2019