Matéria publicada no Jornal do Brasil, Caderno Ecologia
Por Fernando Lacerda – Rio de Janeiro – 16.12.1991

Barra

O Meio Ambiente no Teatro: Em Minas, uma peça infantil divulga a mensagem ecológica

Belo Horizonte – Uma peça teatral, chamada Peixe Vivo, foi a maneira divertida encontrada pela Fundação Biodiversitas para passar uma mensagem ecológica a cerca de 10 mil alunos do primeiro grau de escolas estaduais e municipais da região da Pampulha, em Belo Horizonte. A peça enfoca a situação da Lagoa da Pampulha – principal cartão de visitas da capital mineira – terrivelmente ameaçada pelos esgotos urbanos e  industriais ali despejados, pela erosão e assoreamento.

Encenada pelo Grupo Teatral Cabana – formado pelos atores belorizontinos Léo Ladeira, Nélida Rodrigues, Tião Vieira e Mauro Xavier – a peça não se preocupa em apontar soluções. “Procuramos mostrar as causas dos diversos problemas que estão ameaçando a lagoa, além de passarmos a mensagem de que só poderemos salvá-la com a união de todos os segmentos da sociedade de Belo Horizonte”, diz o publicitário José Eduardo Borges Moreira, da Divisão de Educação Ambiental da Fundação Biodiversitas para  a Conservação da Diversidade Biológica, que coordenou a elaboração do texto da peça.

A peça

Encenada sempre ao ar livre, tem vários personagens que retratam a história e os problemas da Lagoa da Pampulha. O primeiro personagem a entrar em cena é o quinteto modernista – um boneco de cinco cabeças – que representa os idealizadores da Pampulha: Juscelino Kubitschek, Oscar Niemeyer, João Ceschiatti, Cândido  Portinari e Roberto Burle Marx. Outras figuras, que desfilam durante os 40  minutos de teatro, são a ecologista, o fedor (simbolizando o lixo), o pescador e  o peixe (ambos fora d’água, pois nem o  peixe consegue viver naquela lagoa) e a  terra (agente do assoreamento). O último personagem é a garça, que faz um bailado triste, de despedida.

Do final de maio até agora, a peça foi apresentada em 12 escolas – oito municipais e quatro estaduais. Espetáculos maiores foram realizados no Jardim Zoológico e nos parques Municipal, das Mangabeiras e da Lagoa do Nado.