Beto Crispun e Patrícia Pillar em Morangos e Chocolates, no Maria Della Costa

Matéria Publicada na Folha de são Paulo
Por Robson Camargo – São Paulo – 18.10.1985

Aventuras da estrela sonhadora

Tainá era uma estrela inquieta. Insatisfeita com sua vida intergaláctica, desejava encontrar o seu lugar. Tainá não contentava em ser apenas estrela e queria ser muitas coisas. Um dia, enquanto todos dormiam, juntou seus pertences e partiu. Desceu num barco, andou pelo convés e encontrou seu capitão. Depois Tainá foi a praia tomar mate e limão. Curiosa, a estrela toma elevador, trabalha num cabaré e se apaixona por Pedro,, que gostava de olhar o céu.

Estas são algumas das aventuras de Tainá no país dos desejos ou dos sonhos. E esta é a história de Morangos e Lunetas, um conto de Denise e Beto Crispun, adaptado pelo dois para o teatro. Denise, 25 e Bet6p 24, são irmãos, e chegam com todo o elenco a São Paulo depois de uma temporada de seis meses em Ipanema, Rio de Janeiro.

Morango e Lunetas, o conto, é pouco diferente do texto para o teatro. E esta pouca diferença é a grande qualidade do espetáculo que está no Maria Della Costa. E nesta tradução cênica, o teatro saiu mesmo ganhando. Para buscar as cenas da viagem, do navio e do elevador, os autores buscaram imagens que mostrassem plasticamente as situações. E conseguiram. Em vez do velho, blábláblá dos desesperados produtores infantis, temos uma feliz busca da imagem teatral.

É uma peça para paulista nenhum achar defeito. Um bom elenco, numa tendência que se afirma nas inquietações dramáticas de nossos artistas: a adaptação da linguagem narrativa de contos buscando uma dramaticidade que é muito influenciada pela dinâmica linguagem cinematográfica. Um estilo que vem da cena alemã dos anos 20, muito pesquisado pelo diretor Antunes filho.

Este espetáculo feito por jovens de 22 anos é atravessado pelo “reggae”. É a história, na verdade, de uma menina adolescente – Tainá é Patrícia Pillar, atriz de Roque Santeiro, onde vive Linda Batista – que quer, no fundo, cruzar os mares da vida procurando o seiu lugar. Mais do que uma montagem para crianças, ela poderá ser indicada para adolescentes, que geralmente não encontram uma boa peça para assistir.

Morangos e Lunetas
Texto de Denise e Beto Crispun
Direção de Beto Crispun
Com Patrícia Pillar, Ednaldo Eiras, Guico de Moraes e Luciano Sabino
Teatro Maria Della Costa
Rua Paim, 72, Bela Vista – SP
Tel. 256.9115
Sábados e Domingos, às 11h e 15h30
Ingressos: Cr$ 15 mil
Até 15 de dezembro