barra-laranja

Lona da Alegria

V Mostra de Teatro na Lagoa Rodrigo de Freitas

No dia 14 de dezembro, o CBTIJ e o SESC Rio apresentam uma programação cultural para toda família no Parque dos Patins, na Lagoa Rodrigo de Freitas.

Se apresentaram o Grupo Batucantá, com direção de Lucas Ciavatta, o Centro Teatral e Etc. & Tal e os artistas de rua da Central Única das Favelas (CUFA).

Na abertura e nos intervalos das apresentações, os atores Luis Carlos Jujuba e Ana Nogueira, do Grupo Cantos do Rio foram os “palhaços-mestres-de-cerimonia” e cantaram diversas músicas regionais, interagindo e brincando com o público.

Esta foi a quinta edição da Lona da Alegria – Mostra de Teatro na Lagoa Rodrigo de Freitas, que o Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude realiza desde 2004.

Programação

10h – Abertura do evento com os atores Ana Nogueira e Luis Carlos Jujuba, do grupo Cantos do Rio, Mestres de Cerimônia.

10h30 – De Férias no Sítio  – Centro Teatral e Etc. & Tal

11h30 – Batucantá: um passo para a Música – Grupo Batucantá

12h30 – CUFA Cultura de Rua – Central Única das Favelas (CUFA)

13h20 – Fechamento das atividades com Intervenções dos atores Ana Nogueira e Luis Carlos Jujuba, do Grupo Cantos do Rio, Mestres de Cerimônia.

barra-laranja

Cantos do Rio – Mestres de Cerimônia: Ana Nogueira e Luis Carlos Jujuba

barra-laranja

Batucantá: um passo para a Música – Grupo Batucantá

A apresentação inclui a aptidão cultural brasileira presente em ritmos como o samba, o afoxé e o maracatu, todos adaptados aos instrumentais de escola de samba – surdos, agogôs, tamborins, caixa e repique – mas também composições e arranjos próprios somente para palma e voz.

Além disso, o repertório inclui experimentações que envolvem movimentação corporal, palmas e números de interação com uma placa onde esta é convidada a compartilhar o fazer musical com o grupo.

Faixa etária: livre. Duração: 30 minutos

barra-laranja

CUFA Cultura de Rua – Central Única das Favelas (CUFA)

Na apresentação, os dançarinos de Break fazem coreografias em grupo e indivíduos. Em seguida, os jogadores de basquete de rua, atuais campeões brasileiros da modalidade, fazem um jogo manifestações como as principais jogadas características da modalidade, como a caneta, enterrada e ponte-aérea.

barra-laranja

De Férias no Sítio – Centro Teatral e Etc e Tal

Livremente inspirada na obra de Monteiro Lobato, esta Pantomima Literária, marca registrada do Centro Teatral e Etc e Tal, apresenta através da técnica corporal da mímica os personagens criados por um dos maiores escritores brasileiros da literatura infanto-juvenil.

Na história, Pedrinho sai de férias e tem um árduo caminho a percorrer até o Sítio de sua avó, onde se envolve em confusões hilariantes ao sair para uma caçada em que acaba deparando-se com o temível e arteiro Saci.

O cenário, com um fundo neutro e com fortes núcleos primários, e os figurinos de Fernanda Sabino foram baseados na fase abstrata do pintor holandês Piet Mondrian.

Classificação Livre. Duração: 30 minutos