Inventariando O Mensageiro do Rei
Reflexões e discussões acerca do Teatro Infantojuvenil

Lucas de Carvalho Larcher Pinto

Universidade Federal de Uberlândia
Instituto de Artes
Curso de Teatro
2016

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Artes/Mestrado do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Artes.
Área de Concentração: Artes – Artes Cênicas
Linha de Pesquisa: Práticas e Processos em Artes
Tema: Teatro Infantojuvenil
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Vilma Campos

Resumo

O presente trabalho apresenta algumas reflexões e discussões acerca do Teatro Infantojuvenil, tendo como pano de fundou mote provocador os meandros e desdobramentos da criação do espetáculo O Mensageiro do Rei, apresentado na cidade de Uberlândia – MG, em 2014. Denominado de Inventário criativo, narra a minha experiência na montagem do texto original de Rabindranath Tagore, dirigida por Mário Piragibe, na qual assumi o papel de ator-inventariante – responsável por unir o conjunto de bens herdados do processo criativo em questão. Neste contexto, materiais como textos rabiscados, croquis de figurinos, desenhos/esboços de cenário, de luz e de Formas Animadas elaborados pela equipe de criação do espetáculo, assim como, minhas memórias, são o ponto de partida para apontamentos emergidos no próprio ato do fazer-pensar/pensar-fazer teatral. Inserida em um contexto específico, sob um ponto de vista descritivo, reflexivo e crítico, esta investigação pretende colaborar no pensamento sobre como vem sendo caracterizadas/estruturadas as encenações atuais voltadas para crianças e jovens e o que elas expõem. Inquietações expressas nas seguintes perguntas: Seria possível dizer que há uma configuração ou algumas configurações própria(s) da(s) cena(s) infantojuvenis(s)? De quais modos ela(s) se expressa(m), e sobre/em quais elementos ou princípios se constituem e se pautam? Como estes elementos ou princípios se inter-relacionam e o que podem revelar?

Sumário

Introdução
Variações sobre o mesmo tema

Do texto à cena

A poética da morte

Considerações finais

Referências

Anexo: Bens herdados do espetáculo O Mensageiro do Rei