Eduardo Martini e Luiza Thiré em cena: crianças que precisam de fonoaudiólogo. Foto: Fernando Lemos/Strana

Crítica publicada na Revista Veja Rio
Por Livia de Almeida – Rio de Janeiro – 12.04.1997

Língua em Apuros

Diálogos Atrapalham Foi Ela que Começou…

Mãe, como é que se diz: “esparadrapo ou esparadrápio”?
A pergunta foi formulada por um menino de cerca de 7 anos durante uma apresentação de Foi Ela que Começou… Foi Ele que Começou…, em cartaz no Teatro dos Quatro. A dúvida naquele momento se justificava.

O adaptador da peça, Marcelo Saback, usou e abusou do recurso de extrair humor do modo com que as crianças às vezes falam as coisas “errado”. O casal de gêmeos, Eduardo Martini e Luiza Thiré, que luta pelo controle da TV passa a peça inteira a dizer “demite” no lugar de “admite”, “credita” no lugar de “acredita”, entre outras gracinhas e erros de concordância. Infelizmente, como demonstrou o pequeno espectador, na maioria das vezes o sentido cômico passa longe do público infantil.

Para complicar, há momentos em que a peça tropeça na grosseria. A menina Guti, Luiza Thiré, pergunta ao professor particular afetado: “Você é frutinha”? Pouco depois acrescenta que o mestre deveria mesmo ter bons conhecimentos sobre o veado tropical, devido a suas referências autobiográficas. Os equívocos do Saback adaptador são ainda mais lamentáveis especialmente porque a peça não precisava se apoiar neste tipo de recurso para garantir a atenção da plateia. Na direção Saback conseguiu imprimir um ritmo ágil ao espetáculo: Martini e Thiré estão à vontade em cena e mantém o pique do início ao fim. Conseguem a cumplicidade da plateia quando se aproximam para contar suas visões pessoais dos conflitos familiares. O uso de projeções e adereços também ajuda a dinamizar este espetáculo que poderia perfeitamente ser um divertimento simpático.

Serviço

Foi Ela que Começou… Foi Ele que Começou
Texto e Direção: Marcelo Saback (60 min).
Estreou em 12.04.1997
Teatro dos Quatro
Rua Marquês de São Vicente, 52, 2º andar
274-9896
Sáb. e Dom. , 17h
R$ 12,00