Pisco (Eduardo Martini) e Gute (Luiza Thiré): briga em família. Foto: Dilmar Cavalher/Strana

Crítica publicada na Revista Veja Rio
Por Livia de Almeida – Rio de Janeiro – 04.04.1997

Irmãos e Rivais

Vida de Gêmeos é tema de Foi Ela que Começou…

Um casal de gêmeos de 10 anos de idade fica sozinho em casa certa noite e acaba destruindo a televisão. Naturalmente, um joga a culpa no outro. Essa situação simples, extraída do dia-a-dia, é o ponto de partida de Foi Ela que Começou…Foi Ele que Começou, livre adaptação de Marcelo Saback para o livro homônimo de Toni Brandão. “É um espetáculo que foge aos arquétipos do teatro infantil. Não tem mocinha nem vilão”, descreve Saback, autor e diretor de musicais super produzidos como Aladim e Zorro, que vai estrear em julho com Raul Gazolla no papel principal. Em vez de apresentar uma grande aventura, a peça trata de coisas corriqueiras como a disputa pelo amor dos pais, jogos infantis e brincadeiras.

“É um espetáculo mais intimista. Estamos na maior expectativa de saber como as crianças vão reagir”, diz o diretor. A menina Gute é interpretada por Luiza Thiré, que também está produzindo o espetáculo. O menino Pisco é Eduardo Martini, que dirigiu Branca de Neve em Chicago, outro texto de Saback. Os dois estão sozinhos no palco dividido em áreas azuis e rosas. Alternadamente, contam suas histórias para o público e vivem a ação. “Cada um busca defender o seu espaço”, analisa Saback.

Para dar dinamismo à peça, são usados recursos variados como projeção de slides, bonecos, música e dança. “Cada cena tem uma novidade”, promete.

Serviço

Foi Ela que Começou…Foi Ele que Começou
Adaptação e Direção de Marcelo Saback
60 min.
Teatro dos Quatro, 450 lugares.
Rua Marquês de São Vicente, 52/2º andar.
274-9896
Sáb.e Dom. 17h.
R$15,00
Estreia prevista para sábado (5)