Diploma Heloineida Studart de Cultura entregue ao CBTIJ pelos 25 anos de trabalhos em prol do teatro para a infância e juventude

Convite da cerimonia de entrega dos diplomas, que aconteceu na ALERJ – Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, em 05.12.2021

CBTIJ/ASSITEJ Brasil é contemplado com o Diploma Heloneida Studart, concedido pela ALERJ

O Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude (CBTIJ/ASSITEJ Brasil) acaba de ser contemplado com o Diploma Heloneida Studart, concedido pela Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

A concessão do Diploma é um reconhecimento à trajetória de 25 anos da Associação, celebrados ao longo de 2021, em defesa dos profissionais das Artes Cênicas para crianças e jovens no Brasil e do pleno acesso desse público à arte, à cultura e à educação.

Criado em 2009 pela Resolução nº 874/2009, o diploma carrega o nome da escritora e também ex-deputada estadual Heloneida Studart. Ela se destacou por abordar pautas feministas na política e por suas produções literárias. Desde a criação do Diploma, diversos artistas e instituições voltados à promoção da cultura no estado já receberam a honraria.

A premiação contempla pessoas e instituições em diversas áreas culturais: Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Literatura, Música, Gastronomia, dentre outras. A edição do Diploma Heloneida Studart de 2021 homenageia os centenários do educador Paulo Freire, da atriz Ruth de Souza e da dramaturga Maria Clara Machado, além dos 150 anos de Benjamim de Oliveira, o primeiro palhaço negro do país, e dos 100 anos da cantora Elizeth Cardoso – completados em 2020, ano em que o Diploma Heloneida Studart foi cancelado em virtude da pandemia de coronavírus.

Antonio Carlos Bernardes e Cleiton Echeveste foram os representantes do CBTIJ convidados para a cerimônia

O deputado Carlos Minc entrega o diploma a Cleiton Echeveste