barra-laranja

20 Março – Dia Mundial do Teatro para a Infância e Juventude

Está data foi criada pela ASSITEJ – Associação Internacional de Teatro para a Infância e Juventude, no ano de 2001. É comemorada em mais de 80 países onde existem entidades como o CBTIJ ligadas a ASSITEJ. Desde o ano de sua criação, o CBTIJ comemora esta data realizando homenagens a diferentes profissionais que trabalham em diversos setores do teatro para crianças e jovens. Veja em nossa página REALIZAÇÕES, as diferentes comemorações e os cartazes criados para essa data aqui no Brasil.

barra-laranja15

20 de Março – Dia Nacional do Teatro para a Infância e Juventude

Por iniciativa do CBTIJ, desde 2005, trabalhávamos para que o Dia Nacional do Teatro para a Infância e Juventude fosse oficializado, o que aconteceu em 2008, através da Lei 10.722.

barra-laranja15

20 de Março – Dia Estadual do Teatro para a Infância e Juventude (no Rio de Janeiro)

Mesmo antes da criação oficial do Dia Nacional, o Governo Estadual do Rio de Janeiro, com o apoio da Deputada Estadual Andrea Zito, instituiu a Lei 4.314 de 29 de abril de 2004.

barra-laranja15

20 de Março – Dia Municipal do Teatro para a Infância e Juventude (na Cidade do Rio)

Por iniciativa do CBTIJ e com o apoio do Vereador Stepan Nercessian, esta data foi instituída através da Lei 4.736 de 07 de janeiro de 2008.

barra-laranja15

21 de Março – Dia Mundial do Teatro de Bonecos (World Puppetray Day)

Esta data foi criada pelo Conselho Internacional UNIMA – União Internacional da Marionete. A ideia da criação deste dia partiu do iraniano Dzhivada Zolfagarilho, no Congresso ocorrido em Magdeburgo, Alemanha, em 2000, mas só foi numa reunião do Conselho da UNIMA, em Atlanta, em 2002, que a celebração foi definitivamente formalizada. A comemoração oficial começou em 2003.

barra-laranja15

27 de Março – Dia Internacional do Teatro

Esta data foi instituída pela UNESCO em 1961, na inauguração do Teatro das Nações, nos Champs Elisées, em Paris. Nesta ocasião, foi realizado o 1º Festival de Teatro das Nações que reuniu grupos de todo o mundo.

Mas segundo o jornal Correio Brasiliense, de 26 de março de 1986, a ideia do Dia Internacional do Teatro surgiu no 9º Congresso do Instituto Internacional do Teatro, da UNESCO, em Viena e foi aprovado por aclamação.Segundo a Gazeta de Vitória, de 27 de março de 1986, nesta comemoração foi lido o primeiro manifesto da classe artística escrito por Jean Cocteau.

barra-laranja15

27 de Março – Dia Nacional do Circo

Esta data foi escolhida em homenagem ao palhaço Piolin, que nasceu neste dia (no ano de 1897). Fica difícil precisar quando começaram as atividades circenses na história do mundo. Existe uma lenda que começaram na China, um século antes do nascimento de Jesus. A estrutura do circo como conhecemos hoje teve sua origem na Inglaterra. Chamava-se  Astley’s Amphiteatre e foi inaugurado em 1770, pelo oficial da cavalaria britânica Philip Astley, tendo como atração principal um número com cavalos. Aos poucos, para aumentar o número de espectadores, acrescentou números de acrobacia, saltimbancos e palhaços. No Brasil a história do circo está ligada aos ciganos, que iam de cidade em cidade e mostravam sua destreza com cavalos e mágica. O circo itinerante aparece no Brasil no século XIX, instalando nas periferias das cidades. Com números variados, incluindo o teatro, números musicais o circo visava as classes populares.

barra-laranja15

30 de Março – Dia Mundial da Juventude

Criado pelo Papa João Paulo II, esta data foi criada durante o Jubileu da Redenção em 1984.

Obs. O Dia Nacional da Juventude é comemorado no dia 12 de Agosto e foi instituído pela Lei 10.515, de 11 de Julho de 2002.

barra-laranja15

27 de Abril – Dia Nacional do Teatro de Bonecos

Esta data foi instituída em 1989 pela ABTB – Associação Brasileira de Teatro de Bonecos, que é o dia de sua fundação. A ABTB foi criada no ano de 1973.

barra-laranja15

03 de Maio – Dia Internacional da Liberdade de Expressão (ou) Dia Internacional da Liberdade de Imprensa

Este dia foi criado pela UNESCO no ano de 1993.

Obs. O Dia Nacional da Liberdade de Expressão (ou da Liberdade de Imprensa) é comemorado no Brasil, no dia 28 de setembro.

barra-laranja15

05 de Maio – Dia das Comunicações

Esta data foi escolhida por ser a data de aniversário do Marechal Rondon, responsável pela instalação de mais de dois mil quilômetros de linhas telegrafas no Brasil, fato que permitiu que a comunicação atingisse territórios antes isolados. Em homenagem ao seu importante e pioneiro trabalho, o dia de seu nascimento foi declarado Dia das Comunicações. Ao ingressar no exército, ele foi ajudante da Comissão Construtora de Linhas Telegráficas que ligaram Goiás a Mato Grosso. Em 1900, promovido a chefe da Comissão, atravessou mais de 3.500 km de sertão e de florestas inexploradas, levando as linhas do telégrafo até o Acre.

barra-laranja15

Domingo de Abril ou Maio – Dia Mundial das Comunicações Sociais

O Dia Mundial das Comunicações Sociais foi comemorado pela primeira vez em 12 de maio de 1967, atendendo uma proposta do Concílio Vaticano II. Mas a cada ano, essa data muda, pois é celebrada no domingo da Ascenção de Cristo. Foi o Paulo VI que escreveu e divulgou a primeira mensagem celebrando esta data. Atualmente a mensagem é divulgada antecipadamente, no dia 24 de janeiro, por se celebrar az memória litúrgica de São Francisco de Sales, padroeiro das comunicações sociais.

barra-laranja15

2º Domingo de Maio – Dias das Mães

No Brasil, o Dia das Mães é celebrado no segundo domingo de maio, conforme o decreto no 21.366, de 5/5/1932, assinado pelo presidente Getúlio Vargas, “em comemoração aos sentimentos e virtudes que o amor materno concorre para despertar e desenvolver no coração humano, contribuindo para seu aperfeiçoamento no sentido da bondade e da solidariedade humana”.

O Dia das Mães já existia na Antiguidade. O Oriente festejava a deusa Rea, mãe de todos os deuses e deusas, enquanto no Ocidente as honras eram prestadas à deusa-mãe Cibele. Em 250 A.C., essas festividades duravam três dias, de 15 a 18 de março. Depois, com o advento da Paixão de Cristo, propagou-se a veneração a Maria, a Mãe de Jesus Cristo. Assim, desapareceram as antigas celebrações pagãs para darem lugar ao hábito de as pessoas visitarem a igreja no dia do batismo de Jesus, acompanhadas de sua mãe.

Em 1600, na Inglaterra, durante a Quaresma, os aprendizes e operários que trabalhavam longe, de casa retornavam ao lar levando para as mães pequenos presentes. Depois, iam com elas à missa especial do Dia da Mãe de Nazaré. Ao longo dos tempos, essa celebração da Mãe de Nazaré começou a unir ainda mais as famílias, que passaram também a homenagear as suas mães. Surgiu, assim, o Dia das Mães, mesclando de vez a festividade religiosa com a leiga. Depois as famílias se reuniam, no tradicional chá das cinco, para comer o “bolo da mamãe”, cuja receita foi criada só para esse dia.

Em 1872, Julia Ward Howe, autora do “Hino da República” americano, organizou e manteve, por muito tempo, um Dia das Mães dedicado à paz.

Em 1914, Anna Jarvis conseguiu que o presidente Wilson decretasse oficialmente o Dia das Mães como um feriado nacional, fixando a festa no segundo domingo de maio de cada ano. Sua mãe, Anna Reeves Jarvis, falecida em maio de 1905, sempre sonhara com um feriado para homenagear as mães. Anna Jurou conseguir o que a mãe tanto almejara. Em sua Lápide, lê-se: “Fundadora do Dia das Mães, em 1908. Data proclamada por Wooddrou Wilson em 1914”.

barra-laranja15

01 de Junho – Dia da Imprensa

Esta data era comemorada antes do dia 10 de Setembro, por ser a data da primeira circulação do jornal Gazeta do Rio de Janeiro, um periódico da Corte. Em 1999 a comemoração do Dia da Imprensa mudou de data, passando a ser comemorado no dia 1º de junho, data em que começou a circular o jornal Correio Braziliense, fundado por Hipólito José da Costa. Aconteceu no mesmo ano da Gazeta do Rio de Janeiro, mas o Correio Braziliense, jornal clandestino, começou a circular cerca de três meses antes.

barra-laranja15

21 de Junho – Dia Internacional da Música

Esta data nasceu de uma manifestação musical realizada na França, no dia 21 de junho de 1982, que ficou conhecida como Fête de la Musique. Desde então, a ideia do evento, fomentado pelo Ministério da Cultura da França, cresceu e se espalhou, sendo celebrado hoje, em mais de 460 cidades de 110 países, incluindo Alemanha, Austrália, Itália, Egito, Síria, Marrocos, Colômbia, Chile, Nepal, Japão, entre outros. Na França, em todas as cidades, bandas, cantores, corais se apresentam gratuitamente me diversos pontos da cidade. Obs. Também existe um Dia Mundial da Música (01 de outubro), criado pela UNESCO.

barra-laranja15

12 de Agosto – Dia Nacional da Juventude

O Dia Nacional da Juventude é comemorado no dia 12 de Agosto e foi instituído pela Lei 10.515, de 11 de Julho de 2002. Obs. Existe também o Dia Mundial da Juventude, criado pelo Papa João Paulo II, durante o Jubileu da Redenção em 1984 e comemorado no dia 30 de março.

barra-laranja15

12 de Agosto – Dia Nacional das Artes

Embora citada em várias páginas e blogs, não conseguimos localizar a história e a origem desta data.

barra-laranja15

19 de Agosto – Dia do Artista

Segundo o Jornal o Estado de São Paulo de 19 de junho de 1976, em pleno Estado Novo, um grupo de atores, do qual participavam Procópio Ferreira, Jaime Costa, Ítala Ferreira e outros monstros sagrados da época empreenderam uma marcha ao Palácio do Catete. Todos de tocha na mão, daí o nome de “Marcha aux Flambeau”, reivindicavam melhores condições para a realização de excursões por todo o país. As condições não foram melhoradas, mas sensibilizado, Vargas, em 1939, assinou um decreto instituindo a data como o Dia Nacional do ator.Segundo o jornal O Globo, de 19 de agosto de 1981, antigamente, a comemoração do dia do Artista, era no dia 24 de agosto, em homenagem ao ator João Caetano, Morto nesta data. Organizavam-se grandes festas públicas, quermesses e, num teatro, era improvisado um grande espetáculo, com artistas e técnicos.No dia 19 de agosto de 1978, entra em vigor a Lei nº 6.535, de 24 de maio de 1978, que dispõe sobre a regulamentação das profissões de Artista e de Técnico em Espetáculos de Diversões.De acordo com o decreto de nº 4157 de 15 de julho de 1985, o prefeito de Belo Horizonte, Rui Lage, institui o Dia do Artista em 10 de dezembro. De acordo com o decreto, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo obrigava-se a promover atividades especiais para homenagear os artistas em seu dia.

barra-laranja15

22 de Agosto – Dia do Folclore

O arqueólogo inglês William John Thoms, se interessou em fazer pesquisas sobre as tradições e lendas do seu país. Para isso solicitou atrav´pes de uma carta, o apoio a uma revista de Londres, mas não usou seu nome e sim o pseudônimo de Ambrose Merton, pois achava que não seria compreendido. A revista publicou sua carta no dia 22 de agosto de 1846, motivo pelo qual as data foi escolhido como o Dia do Folclore. A palavra folclore tem origem nas palavras “folk e lore”, que significam povo e conhecimento, respectivamente.

barra-laranja15

28 de Setembro – Dia Nacional da Liberdade de Expressão

A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta constituição. (Artigo 220 – Constituição Federal).

barra-laranja15

01 de Outubro – Dia Mundial da Música

Esta data foi instituída em 1975 pelo Internacional Music Council, uma instituição fundada em 1949 pela UNESCO e que agrega vários organismos ligados a música. Obs. Também existe um Dia Internacional da Música (21 de junho), criado pelo Ministério da Cultura da França.

barra-laranja15

05 de Novembro – Dia Nacional da Cultura

Esta data foi criada em 15 de maio de 1970, pela Lei Federal nº 5.579, e marca o aniversário de nascimento do jurista, político, escritor e diplomata Rui Barbosa (1849-1923).

barra-laranja15

10 de Dezembro – Dia Mundial do Palhaço

Segundo o Jornal  Folha de São Paulo, de 11 de dezembro de 1982, no dia anterior, 10 de dezembro, quando se comemoravam os 34 anos da Declaração Universal dos Direitos do Homem, pela ONU, o grupo Abracadabra, que reúne artistas de rua, resolveu instituir o Dia Mundial do Palhaço. Uma festa, segundo disseram, que servia também para alertar as autoridades sobre as péssimas condições de vida desses artistas, verdadeiros andarilhos que vendem seus produtos para poder sobreviver  – no caso, poemas, acrobacias e outros números circenses. O Diretor do grupo Abracadabra é Olney de Abreu.