Crítica publicada no Site da Revista Crescer
Por Dib Carneiro Neto – São Paulo – 25.04.2014

Barra

Truks brilha de novo com teatro de objetos

Construtório, do autor e diretor Henrique Sitchin, é um desfile eufórico de criatividade, levando a plateia ao delírio

Em Sonhatório, encenado pela companhia Truks em 2012, um elenco estreante formado por Gabriel Sitchin, Hugo Reis e Rafael Senatore manipulava utensílios de cozinha, transformando-os em pedaços de sonho, e nos ensinando que o fundamental, para ser feliz, é brincar, não importa a idade que temos. Foi um dos melhores espetáculos para crianças em São Paulo naquele ano. Agora, há algumas semanas, a mesma companhia apresenta, no Auditório do SESC Pinheiros, Construtório, que também já se configura como um dos melhores deste primeiro semestre de 2014. Gabriel e Rafael prosseguem no elenco, mas desta vez quem completa o trio é Rogério Uchoas. São três marmanjos barbudos que, no palco, nos encantam com suas trapalhadas, caretas e fragilidades.

A história, criada pelo autor e diretor Henrique Sitchin, é a de três operários que querem voltar para casa, no fim do expediente, mas a chuva lá fora cai violentamente, impedindo-os de sair do trabalho. Portanto, passam a noite ali, brincando com os mesmos objetos com que lidaram o dia inteiro. Alicates, brocas, mangueiras, canos, sacos plásticos, torneiras e muitas ferramentas viram peixinhos, papagaios, cobras e tantas outras invencionices lúdicas. Se em Sonhatório eles refaziam a história do patinho feio com utensílios de cozinha, em Construtório as ferramentas recontam, por exemplo, a perseguição de chapeuzinho vermelho pelo lobo mau, a caminho da casa da vovó. É hilário.

Por conta do barulho inicial sugerindo fortes trovoadas, e por força de um de certo clima de tensão e mistério que se instaura nas cenas iniciais (ter de ficar recluso à noite em um lugar inusitado), o espetáculo explora muito espertamente um tema fundamental na vida dos pequeninos, o medo. Mas nada é exagerado e logo a plateia entra em êxtase com tanta criatividade brotando de objetos triviais. Adultos embarcam nessa viagem tanto quanto as crianças. Observei que desta vez a direção de Henrique Sitchin optou por iniciar o espetáculo já no ápice de euforia e alto astral – e isso se mantém durante toda a duração da peça, de tirar o fôlego. A plateia fica ligada e acesa desde o primeiro minuto – e, o que é raro no teatro infantil, surgem muitas palmas em várias cenas abertas, comprovando a excitação do público diante de tantos estímulos propostos pela Truks. É ver para crer. Não fique de fora dessa alegria. De quebra, como sempre costuma acontecer nas peças dessa companhia, o final traz surpresas e uma dose extra de criatividade e encantamento.

Serviço

SESC Pinheiros. Auditório
Rua Paes Leme, 195
Tel. 11 3095-9400 / 11 3095-9400
Domingos às 15h e às 17h
Ingressos a R$ 10,00 (inteira)
Só até 1º de maio