Sábado e domingo, últimos dias para ver Com Panos e Lendas

Crítica publicada na Folha de São Paulo
Por Tatiana Belinky – São Paulo – 29.12.1978

Relembrando Antigas Brincadeiras de Rua

“Com panos e lendas sete atores fazem uma trajetória entre o começo e o fim do mundo como mestres de cerimônia, contadores de histórias ou simplesmente como atores que são, passando por costumes, crendices, cantos, bichos e brincadeiras, contos e cores brasileiras, num clima que se pretende seja uma festa dançada e cantada pra todo mundo ver”.

É isso aí. É bom, (e raro…) poder concordar com um “release”, em gênero, número e grau. Nesse espetáculo do Grupo Pasárgada, “o que se pretende seja uma festa dançada e cantada” é exatamente isso: no exíguo espaço da pequena arena do Teatro Eugênio Kusnet acontece uma festa, uma suíte, uma sequência ritmicamente encadeada de cenas representando dezenas de jogos, cantigas, acalantos, “casos”, figuras reais e fantásticas, personagens, até Macunaíma dá o ar de sua graça…, muitas histórias, fábulas, lendas, folclóricas, “mestiças”, tão brasileiras.

E “panos” – os panos são os cenários sucintos e principalmente os figurinos, em superposições e transformações ininterruptas, criando efeitos surpreendentes de coisas, gentes e bichos. E bonecos pequenos e bonecos enormes, muito engraçados. E os jovens atores talentosos, entrosados, atuando, cantando e dançando (bem), tocando seus instrumentos, se multiplicando em cena, brincando com o público, desde antes de começar o espetáculo, ilustrando as letras e as canções, mostrando e como que recuperando velhas e quase esquecidas brincadeiras-de-calçada: ciranda e cabra-cega, pula corda e amarelinha, pegador, caxangá, dona Sancha – até dá uma nostalgia em quem vivenciou isso na rua mesmo, no tempo em que rua era lugar de brincar…

E toda essa sarabanda nunca é barulhenta ou excitada: tudo é de bom gosto e boa qualidade, de nível geral homogêneo. Produção relativamente modesta em termos materiais, mas ricamente criativa, esteticamente bem elaborada, com criteriosa seleção de assuntos e de músicas e inteligente e dinâmica direção musical e geral.

Com Panos e Lendas é um espetáculo inteiramente recomendável, lúdico e enriquecedor, tanto pela informação, de folclore e cultura popular, como pela mensagem singela e poética, com suas ideias e sugestões, livres de impingidas implicações “ideológicas”. E com elementos para despertar o interesse, prender a atenção, divertir e agradar a crianças de todas as faixas etárias.

Com Panos e Lendas
De Vladimir Capella e José Geraldo Rocha
Música e Direção de Vladimir Capella
Arranjos de Dyonysio Moreno
Cenários e Figurinos de Nora Vianna e Valnice Vieira
Direção Musical de Marcos Artur e Newton D’Avilla
Teatro Eugênio Kusnet
Rua Teodoro Baima
Sábado 15h30 e domingo 10h30 e 15h30.
Domingo, último dia