Cena do espetáculo Círculo das Baleias. Foto: Mayara Luni

Crítica publicada no Site da Revista Crescer
Por Dib Carneiro Neto – São Paulo – 18.04.2014

Barra

Pia Fraus e Clarice Lispector: duas maravilhas para a família

Círculo das Baleias e Brincar de Pensar são duas competentes montagens para adultos e crianças

Quero hoje recomendar dois espetáculos em cartaz em São Paulo, Círculo das Baleias e Brincar de Pensar. Um é de bonecos de grande porte, o outro é sobre o universo literário de Clarice Lispector.

Círculo das Baleias marca os 30 anos de atividades da companhia Pia Fraus. Depois de sucessos retumbantes como Bichos do Brasil e Filhotes da Amazônia, desta vez o grupo foi pesquisar os bichos dos mares. Beto Andreetta, um dos veteranos da companhia, assina concepção e texto do espetáculo, tendo antes viajado até Abrolhos, na Bahia, para estudar a migração da baleia mais brasileira do mundo, a jubarte. A trama criada por ele é bem construída, envolvente, engraçada e emocionante, ou seja, uma fábula feita de bons ingredientes, prendendo a atenção de adultos, inclusive.

A direção de Wanderley Piras é bem sensível, ágil, com forte plasticidade e harmoniosa interação entre atores/manipuladores (Ana Elisa Mattos, Cristiano Bacelar, David Caldas e Natalia Gonsales) e os bonecos enormes criados por Célia Catunda e confeccionados por Sidnei Caria. Peixes, polvos, focas, tubarões e até um engraçado pinguim argentino, que adora tango, fazem a alegria da plateia. Coreograficamente, o espetáculo também é perfeito e muito bem sequenciado.

Minha segunda indicação, Brincar de Pensar, conta com a direção e a concepção de Vanessa Bruno, que, por sua vez, teve o apoio dramatúrgico de Michelle Ferreira. O espetáculo foi criado a partir de oito contos e crônicas de Clarice Lispector, publicados no extinto ‘Jornal do Brasil’ entre 1967 e 1973. Leva apropriadamente o subtítulo de ‘Clarice no palco para pessoas grandes ou pequenas’.

Os textos bem escolhidos marcam uma inquietação quase pueril da escritora, combinando com o que parece ser a proposta da peça: retratar o agitado universo de questionamentos das crianças, sobretudo as que estão virando adolescentes. A maldade da menina que nunca emprestava seu livro para a amiga afoita por leitura é chocante no conto ´Felicidade Clandestina’ e igualmente impactante no palco, pela linguagem eficiente da adaptação. Também ‘Restos de Carnaval’ é um texto fortemente descritivo, rico em detalhes e propício à imaginação dos leitores mais saudosistas (os carnavais de rua de antigamente). Essa característica também foi mantida no ritmo da peça, repleta de imagens alusivas a essa época em que Clarice viveu (telefones pesados e com fios, máquinas de escrever). O elenco é bastante talentoso: Isabel Wilker, Luiz Felipe Bianchini, Elisa Volpatto e Lívia Vilela.

Serviços

Círculo das Baleias

CCBB – SP
Rua Álvares Penteado, 112
Tel. 11 3113-3651
Domingos às 11h
Ingressos a R$ 10,00 (inteira)
Até 27 de julho

Brincar de Pensar

Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi
Av. Juscelino Kubitschek, 2.041
Tel. 11 5180-4790
Sábados e domingos, às 15h
Ingressos a R$ 30,00 (inteira)
Até 1.º de junho