barra-laranja

Solos de Quintal

A Arte Popular de Volta às Praças da Cidade!

O Núcleo de Teatro de Rua do CBTIJ voltou a se apresentar no Largo do Machado no mês de março de 2008, com o espetáculo Solos de Quintal.

O Projeto Boa Praça nasceu da necessidade de dialogar sobre os rumos do teatro de rua na cidade do Rio de Janeiro, bem como viabilizar projetos artísticos-sociais em torno do universo da cultura popular.   

Os encontros começaram no final de 2005, quando atores, palhaços, dramaturgos, produtores, diretores, arte-educadores e músicos, associados ao Centro Brasileiro de Teatro para Infância e Juventude  – CBTIJ e, interessados no universo da cultura popular, do teatro e palhaçaria de rua se reuniram com o objetivo de desenvolver e democratizar as diversas manifestações artísticas em espaços públicos.

Durante o ano de 2006, o Boa Praça participou com algumas intervenções, em eventos promovidos pelo CBTIJ, possibilitando um aprofundamento das idéias que estavam sendo elaboradas e a criação do primeiro projeto, o espetáculo de variedades Vem que Tamú Chegando, com números de palhaçaria, contação de histórias e música, utilizando sempre a linguagem aberta, divertida e direta, tão característica do teatro popular. O espetáculo recebeu no final de 2006, o Prêmio Funarte de Teatro Myrian Muniz, sendo apresentado nos meses de abril e maio de 2007, em 12 praças das zonas norte, sul, centro e oeste da cidade do Rio de Janeiro, para um público de aproximadamente 4.000 pessoas.

Desde então o Núcleo de criação e produção do Boa Praça vem dando prosseguimento aos projetos de ocupação dos espaços públicos e divulgação da cultura popular.

barra-laranja