O mamulengo de Olinda
no Carnaval da alegria

Crítica publicada em O Globo
Por Clovis Levi – Rio de Janeiro – 25.02.1978

 

Barra

Enterro dos ossos: carnaval da alegria

Os pais poderão aproveitar, em mais este fim de semana, os bons preços (dez cruzeiros) e os espetáculos selecionados como os melhores, dentro do Projeto Mambembinho. Excepcionalmente, neste sábado e domingo, os cariocas e niteroienses não assistirão a um espetáculo paulista e sim pernambucano: Carnaval da Alegria, pelo Mamulengo Só-Riso, o mesmo grupo que apresentou, no Mambembão, Festança no Reino da Mata verde.

O primeiro contato que tive com o Mamulengo Só-Riso foi anos atrás no festival de Inverno de Ouro Preto. Depois estivemos juntos novamente no Festival de Teatro de Bonecos realizado no ano passado, em Brasília. O espetáculo do Só-Riso tem como característica mais marcante, a forte comunicação popular. O mamulengo não sendo um boneco de grande apelo visual, pois é de uma confecção muito primitiva, tem, entretanto, uma brasilidade e um tipo de molecagem que encanta e leva adultos e crianças a um imediato envolvimento.

Para as crianças cariocas matarem as saudades do recente carnaval, essa encenação traz de volta os cantos e danças e brincadeiras que caracterizam a maior festa popular brasileira. Um ponto a mais de interesse, tanto para adultos como para crianças, é que Carnaval da Alegria foi criado tomando por base os acontecimentos carnavalescos da cidade de Olinda. Desta forma, a plateia carioca e niteroiense poderá entrar em contato, através da linguagem dos bonecos, com o carnaval em Olinda, onde o frevo tem sua posição de destaque.

Não contando com um texto definitivo e formalizado e sim com um simples roteiro, o teatro de Mamulengo existe a partir da improvisação dos atores, o que determina um tom de vivacidade e atualidade.

(Parêntesis: essa manifestação popular está desaparecendo. A preservação dos mamulengueiros seria um ótimo tema para a Funarte. Aliás, o assunto será discutido no próximo festival da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos, a ser realizado de 12 a 21 de março, em Petrópolis).

Prestigiem o Mambembinho. O Carnaval da Alegria estará em cartaz hoje em Niterói (Teatro Municipal), às 16 horas; e amanhã no Rio (Dulcina) às dez da manhã.