Zezé Fassina no cenário de Alberto Camarero: peça escrita para ela

Crítica publicada em O Globo – Segundo Caderno
Por Marília Coelho Sampaio – Rio de Janeiro – 19.05.2003

 

 

Barra

Bonequinha de Pano: Peça de Ziraldo em cartaz no Laura Alvim emociona

Esta é para crianças mais sensíveis

É um fato curioso. E quase inevitável. Quando Bonequinha de Pano ter­mina, muitas mulheres na plateia tentam esconder os olhos vermelhos ou abafar os soluços. As crianças parecem não entender direito essa espécie de efeito colateral provocado pela primeira peça infantil de Ziraldo, atualmente em cartaz no teatro da Casa de Cultura Laura Alvim. Mas as meninas têm grandes possibilidades de descobrir, em pouco tempo, por que o texto toca tão fundo a alma feminina.

Depois de ver seus livros, entre eles, “Flicts”, “Menino Maluquinho” e “Planeta Lilás”, ganharem versões para o teatro, Ziraldo resolveu botar a mão na massa e escrever sua primeira peça. É bem verdade que ele demorou um pouco para terminar a tarefa. Foram 20 anos mexendo numa palavra aqui, noutra ali, até chegar à versão que já esteve no Teatro Ziembinski antes de chegar ao Laura Alvim. Mas valeu a pena.

Cenário integra-se perfeitamente ao texto

Bonequinha de Pano conta a história de uma menina, pelo olhar de sua boneca. No primeiro ato, essa boneca que fala – e como fala, já que a peça é um monólogo… – explica ao público como ela nasceu, como floresceu sua amizade com Leninha (sua “mãe”) e como acabou se transformando num brinquedo esquecido no sótão em que está agora.

No segundo ato, a boneca assume seu papel de brinquedo, e a menina, já adulta, entra em cena. Nas duas situações, a atriz Zezé Fassina, para quem o autor escreveu a peça, encanta a plateia. Tanto pelo seu apurado trabalho corporal quanto pela emoção que passa nas cenas que enfocam a separação dos pais da menina, o primeiro beijo dela com o primo, a chegada da menstruação e a morte da avó. É. A peça consegue· tocar em todos esses assuntos.

O diretor Carlos Arruda explorou muito bem o talento da atriz e, junto com sua equipe técnica, criou o ambiente ideal para o espetáculo. O cenário de Alberto Camarero, com suas enormes peças no primeiro ato, faz as Crianças acreditarem que a pequenina boneca está mesmo jogada no sótão da casa. E o desdobra­mento das peças no segundo ato é perfeito. Fica até difícil imaginar o texto de Ziraldo montado sem o cenário de Camarero, tamanha a integração dos dois.

A iluminação de Renato Machado é bonita e competente, e as músicas de Vital Lima e Jamil Damous só acrescentam ao espetáculo.

Um espetáculo para crianças maiores

Aqueles pais que estão à procura de peças infantis com muitos atores em cena, música animadinha e figurino colo­rido para distrair seus filhos devem passar longe do Teatro Laura Alvim. Bonequinha de Pano é um espetáculo para as crianças maiores, que já possam não só ouvir falar das transformações da vida, mas, também, entendê-las. E é sobretudo um espetáculo indica­do para as pessoas sensíveis. De qualquer idade.