Programa, 2007

Convite do espetáculo que estreou no Teatro Miguel Falabella, em 10.07.2007

Foto: Dalton Valério

Leandro Leo e Rafael Portugal. Foto: Renato Mangolin

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Capa)

Patrocínio
(Logo) Ricardo Moreno Trends

Verdade Verdadeira

de Vanessa Dantas, Thaís Velloso e Leonardo Bastos
com músicas de Leandro Castilho
direção: Vanessa Dantas e Thaís Velloso

(Interior)

Quem não arrisca não petisca!
Come pão com lagartixa

O riso de sermos jovens autores escrevendo para um público tão sincero e exigente. O risco da responsabilidade de falarmos sobre lendas do nosso folclore. O risco de trazermos à tona um tema caipira. O risco de falarmos sobre a natureza como algo a ser preservado, sem sermos piegas. Era um baita risco…

– Quem não arrisca não petisca! Come pão com lagartixa!
– Verdade!
– Verdadeira!
Ih, este é um ótimo título!
– Qual?
– Este: Verdade Verdadeira!
– “Fechamos” acordo!

Nossa maior inspiração veio das cidadezinhas do interior omde passávamos as férias quando crianças, onde tudo era possível naqueles causos contados com tanta fé por nossos conhecidos. Só de ouvir parece até que a gente ficava mais gente!

Durante o processo de autoria nós rimos, choramos, nos emocionamos com as lembranças vividas e com as pessoas que passaram por nossas vidas.

E com o coração na ponta do lápis adentramos nas matas da imaginação, iluminados pelas estrelas e embalados pelas modas de viola, misturando realidade e fantasia. Realidade sim, ou vai dizer que você nunca se deparou com o Curupira enquanto pescava? Crúquecoirrorosa! Com o Curupira você nunca se deparou? Nem com a Sereia? Ah, mas certamente você já viu um Lobisomem uivando numa noite de Lua Cheia ou um Boto numa festa com danças e mocinhas bonitas! Também não? Então arrisque-se por alguma cidadezinha do interior do nosso Brasil, você irá se “encantar”! Não acredita não? Mas é Verdade Verdadeira!

O Autores
Nhá Dantas, Nhá Velloso e Nhô Bastos

Mendigo Violeiro: Leandro Léo
Sarnento: Rafael Portugal
Galo: Pedro Uchoa
Nhã Gorda: Mariana Costa Pinto
Nhã Baixa: Thaís Velloso
Nhá Arta: Raquel Colly
Zé Caipira: Leonardo Bastos
Prefeito/Coronel Brabo Leta: Vanessa Dantas
Seu Padre: Eduardo Vargas
Quase Mudo: Ruidgland Barros
João do Rio: Marcéu Pierrotti
Janaína: Fabiana Menezes

Texto: Vanessa Dantas, Thaís Velloso e Leonardo Bastos
Direção Musical e Músicas Originais: Leandro Castilho
Cenografia, Bonecos e Adereços: Glauco Bernardi
Figurinos: Cláudio Serra
Iluminação e Imagens: Marcello santos
Direção de Moimento: Beatriz Ittah
Preparação vocal: Zé Rescala
Trilha sonora: Leandro Léo
Visagismo: Ricardo Moreno
Assistência de Direção: Fabiana Menezes
Assistência de Cenografia: Antônio Brandão
Montagem de Cenário: Coréia
Operação de Luz: Luiz Fernando Blau
Operação de Imagens: Veronica Debom e Patrícia Naegale
Operação de som: Waldir Pinto
Pintura de Arte: André Brandão
Costureiras Maria Rita Gomes e Dulcineia Medeiros
Assessoria de Imprensa: Júlia Cruz
Fotos Dalton Valério
Programação Visual: Mauro Ventura
Direção de Produção: Vanessa Dantas e Thaís Velloso
Produção Executiva: Patrícia Naegale e Veronica Debon
Administração: Vanessa Dantas
Direção: Vanessa Dantas e Thaís Velloso

Verdade Verdadeira

“Teatrinho é o nariz de sua avó!”
com todo respeito…

Houve desde sempre uma preocupação com a qualidade e apenas um foco: a criança! De nada adiantaria todo conhecimento das experiências profissionais vividas, tampouco o que aprendemos como nosso ídolos e mestres, se não rasgássemos essa roupagem que hoje temos de adultas e mergulhássemos de corpo e alma na nossa essência mais pura: nossa infância.

Desse resgate ao nosso passado, juntamos algumas características que consideramos essenciais na criança: a entrega, a seriedade, a disposição e a fé. E então pensamos…

Como seria um espetáculo infantil se a entrega fosse tão intensa quanto aquela corrida que dávamos para a mamãe quando ela chegava em casa, se a seriedade fosse a mesma de quando jogávamos amarelinha com o intuito de chegar ao CÉU, se a disposição fosse tão viva quanto chegar primeiro no pique-esconde, com um grito: “um, dois, três, salve todos!” , e se a fé fosse aquela mesma de quando escrevíamos para o Papai Noel, esperando que ele lesse? Ora bolas de cristal! Seria um sonho…

E então mergulhamos neste sonho para dirigir Verdade Verdadeira!

A Direção: Vanessa e Thaís

(Ùltim Capa)

Agradecimentos

Alayde Alves Velloso, Aline Souza Santos, Amélia Nair Marcatto, Ana Frota, Ana Paula Decco, Anja Bittencourt, Arlete Bernardi, Atores de Laura, Luiz Fernando Blau, Charles Fricks, Coréia, Cristiana Lara Resende, Cristianne Alves, Dalny César, Daniel Herz, Daniel Negri, Delmo Bernardi, Dennys Naegale, Elcio Tolentino, Emilia Faro, Humberto da Costa Pinto, Juliana Fernandes, Joeelson Damasceno, José Antônio Pierrotti, José Pereira da Silva, José Carlos cunha, Leiza Maria, Maira Graber, Leonardo Pierritti, Lucas Mansor, Luiz Fortes, Mara Menezes, Márcia Dias, Márcia Velloso, Márcio Fonseca, Maria Conceição Valadares, Mariana Dantas, Maria Lúcia de Souza da Silva, Marildes Gomes da Silva, Marion Portugal, Nabor Dantas, Norma da Cunha, Paulo Hamilton, Paulo Vinícius Aparecido da Silva, Rosa Valgode, Sandra Naegale, Susanna Kruger, Tereza Cristina da Costa Pinto, todos os funcionários do Teatro Miguel Falabella, Valéria Fortes, Vanessa Cunha, Verônica Reis, Vivian Cunha, Waldir Pinto William Lopes

Apoio

(Logos) Atores de Laura, Copy e Pint, Gastrô Banquet, Madeiras N. S. da Penha, Agência Ello, Patroni Pizza, ProDesign, Norte Shopping, O Globo Assinante

Realização
Marcatto Produções Artísticas