Crítica publicada no Jornal O Globo
Sem Identificação de Jornalista, Rio de Janeiro, 16.06.1975
Peteleco-Eco, o Real e o Fantástico no TNC
Criado há 4 meses com a proposição de levar à criança um teatro sem subterfúgios pseudo-infantis, o Grupo Feira Livre vem apresentando desde o último dia 7, todos os fins de semana, Peteleco-Eco no Teatro Nacional de Comédia.
Essa montagem, dirigida por José Roberto Mendes, que também é o autor do texto, resulta da concorrência promovida pelo Serviço Nacional de Teatro para espetáculos infantis, no início do ano.
Peteleco-Eco, segundo José Roberto, é a história de dois meninos que têm visões distintas a respeito de teatro e de tudo que se realiza num palco.
A partir de sua própria experiência – “quando eu era menino achava que no palco aconteciam coisas incrivelmente fantásticas” – desenvolvem-se as muitas ideias do texto, tudo porém muito bem dosado dentro dos limites de realidade e fantasia, perceptíveis pela inteligência das crianças.
– O espetáculo passa por diferentes momentos – continua José Roberto – e uma das nossas ideias é desmistificar esses fantasmas que toda criança tem a respeito de teatro. O que não impede, porém, que os demais personagens da peça – o cientista Dr H20, o monstrinho Bicudo, a gênia Guguta – sejam criações muito teatrais, justamente para mostrar ao público o que se pode fazer em termos de realização cênica. E essas duas realidades se unam no momento em que Peteleco e Eco são envolvidos pela encenação e passam a tomar parte dela.
Mas o Grupo Feira Livre, embora esteja conseguindo ser bem aceito pelas crianças, nesses dois fins de semana de apresentações, não quer restringir-se apenas a um contato com um mesmo tipo de público (de teatro) infantil. Para isso, todos os domingos, um ônibus partirá de algum ponto central de um bairro da cidade, para levar gratuitamente as crianças até o TNC. No ônibus, já devidamente caracterizados, estarão Tomil, Albee Amós, Perfeito Fortuna, Nina Pádua e Betty Erthal, que compõem o elenco de Peteleco-Eco. Neste domingo, dia 15, o ônibus estará na Praça General Osório das 15 às 15h30m.