Programa do festival que aconteceu na cidade de São Paulo, SP, no Teatro da Cia. Paideia, de 21 a 29.09.2018

Convite, 2018


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(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Capa)

XII FESTIVAL INTERNACIONAL PAIDEIA DE TEATRO PARA A INFÂNCIA E JUVENTUDE
Uma Janela para a Utopia

de 21 a 29 de setembro de 2018

(Verso da Capa e Página 01)

21/09, Sexta

Paideia

15h, Memórias, Cena e (Re) Existências – Enquanto Chão – A Próxima Companhia, SP
17h00, Mesa de Reflexão, Diálogo Intercontinental com Maria Sepúlveda, Chile; Kirstin Hess, Alemanha; Pamela Udoka, Nigéria e Aglaia Pusch, SP.

Centro Cultural Santo Amaro , Teatro Leopoldo Fróes

10h, Niños Que Fueron Grandes , La Negra María Teatro, Chile.

22/09, Sábado

Paideia

10h às 12h, Oficina, Danças Folclóricas do Universo Infantil Nigeriano , Pamela Udoka, Nigéria
10h às 12h, Oficina, Como Desenvolver a Própria Técnica Vocal , Madalena Bernardes, SP
13h30, Página Aberta , Grupo Caixa de Imagens, SP
14h, Flou!, Leltxu Ortueta, Artefactos Bascos, País Basco e Brasil
15h, Filme, A Educação Está Proibida , de German Doin
18h, Niños Que Fueron Grandes , La Negra María Teatro, Chile
20h, Obisike-Das Herz Einer Uma Löwin , O Coração de Leoa , d’Haus Junges Schauspiel e ASSITEJ Nigéria, Coprodução Alemanha / Nigéria

Sesc Campo Limpo

16h, Hoje o Escuro Vai Atrasar Para Conversar Que Possamos , Grupo XIX de Teatro, SP

23/09, Domingo

Paideia

11h, Meu Jardim , Grupo Sobrevento, SP
13h, Travessia , Grupo Caixa de Imagens, SP
14h, Obisike-Das Herz Einer Löwin , O Coração de Uma Leoa , d’Haus Junges Schauspiel e ASSITEJ Nigéria, Coprodução / Nigéria
14h às 15h30, Oficina, Treino Corporal e Pesquisa de Movimento , Chave Zetta e Cia, SP
16h, Filme, Tá Fervendo , de Leonardo Melo
19h, Riso , Chave Zetta e Cia, SP

Sesc Campo Limpo

14h, Flou!, Leltxu Ortueta, Artefactos Bascos, País Basco e Brasil
16h, Hoje o Escuro Vai Atrasar Para Que Possamos Conversar , Grupo XIX de Teatro, SP

Centro Cultural Santo Amaro , Teatro Leopoldo Fróes

16h30, Quer Mesmo Saber? Trabalho em andamento, Cia. Paideia de Teatro, SP

24/09, Segunda

Paideia

8h30, Obisike-Das Herz Einer Löwin , O Coração de Uma Leoa , d’Haus Junges Schauspiel e ASSITEJ Nigéria, Coprodução Alemanha / Nigéria
15h às 16h30, Oficina, A Guerra na Minha Cabeça , com Kenjiro Otani, Japão
16h: Filme, O Começo da Vida , de Estela Renner
17h30, Mesa de Reflexão, O Coração de um Boxeador; 20 anos! Com Lutz Hübner, Alemanha; Stefan Fischer-Fels, Alemanha, e Amauri Falseti, SP
19h, O Coração de Um Boxeador , Cia. Paideia de Teatro, SP

25/09, Terça

Paideia

17h às 19h, Chá com Kenjiro Otani, Japão

27/09, Quinta

Paideia

14h, Que Bicho é Esse?, Grupo Pasárgada e MOTIJ (Movimento de Teatro Infância e Juventude)
16h, Mesa de Reflexão, Teatro em Movimento , com Stefan Fischer-Fels, Alemanha; Cleiton Echeveste, CBTIJ-RJ; Luvel Garcia Leyva, Cuba; José Geraldo Rocha, MOTIJ e Rodrigo Andrade, SP
18h30, Filme, Marias , de Joana Mariani
20h, Vamos Para Escola!, Cia. Paideia de Teatro e Núcleo de Vivência Teatral Paideia, SP

28/09, Sexta

Paideia

14h, Filme, Humano-Uma Viagem Pela Vida , de Yann Arthus-Bertrand
16h, Mesa de Reflexão, Ações e Perspectivas Institucionais para Crianças e Jovens , com Valmir Santos e representantes do Itaú Cultural, SESC SP e SESI SP
18h, Chá com Margrit Gysin, Suiça
20h30, Show, Singeleza , Camilla Farias e Edu Guimarães, RJ

Sesc Santo Amaro

10h30 e 14h30, Zapato Busca Sapato , Trupe de Truões, MG e La Máquina de Teatro, México

25/09, Sábado

Paideia

10h às 11h, Oficina, Passarinhar-te-Vivências Musicais em Estórias Cantadas com Camilla Farias, RJ
10h30, Filme, Política: Modo de Usar , de João Wainer
14h, Mesa de Reflexão, Teatro Entre Culturas com Clarissa Malheiros, México; Daniel Fernández, Argentina; Dib Carneiro Neto, SP e Ileltxu Ortueta, País Basco / SP
15h às 16h, Oficina de Origami, Juliana Laulletta
16h, Die Winterstürmer , Tempestades de Inverno , Figurenteather MargritGysin, Suiça
18h, Cel de Encerramento, Cel de Encerramento, Roteiro de Rogério Tarifa

Centro Cultural Santo Amaro / Teatro Leopoldo Fróes

11h, Zapato Busca Sapato , Trupe de Truões, MG e La Máquina de Teatro, México
14h ás 16h, Oficina, Atuação Melodramática , com Paulo Merísio e Cia. Melodramática do RJ

(Logo) Paideia Associação Cultural 20 Anos

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(Páginas 02 e 03 – Fotos)

Intercâmbio D’Haus e Cia. Paideia de Teatro

Obisike-Das Herz Einer Löwin , Obisike – o Coração de Uma Leoa

22/09, sábado, 20h; 23/09, domingo, 14h; 24/09, segunda, 08h30

Local: Cia. Paideia de Teatro
D’haus Junges Schauspiel e ASSITAJ Nigéria, Co produção Alemanha / Nigéria
Em Alemão e Inglês com legendas em Português
Indicação Etária: 10 +
Duração: 60 min.

Obisike é uma palavra em Igbo (dialeto dos Igbos, na Nigéria), para designar alguém com coragem extraordinária e que institivamente procura justiça e luta pela igualdade de todos os seres humanos.

A peça, resultado do trabalho de artistas de Lagos, Nigéria; Düsseldorf, Alemanha e Gent, Bélgica, mescla linguagens do teatro, dança e poesia para contar uma história sobre crescimento, autodeterminação e sacrifício.

Inspirada em personalidades como Malala, Rosa Parks e Nelson Mandela, a história fala de duas mulheres e suas filhas que precisam ser atendidas em uma central de reclamações da prefeitura. Elas muitas dificuldades por conta das burocracias rígidas, complicadas e até absurdas. No princípio, as duas mulheres reagem de maneira egoísta e competitiva, depois, quando compreendem que querem o mesmo, apenas uma vida esperançosa para si e suas filhas, a competição se transforma em solidariedade e cooperação.

Obisike – O Coração de Uma Leoa , é a primeira co produção alemã-nigeriana no cenário de teatro para jovens, em língua alemã. Maria Perlick, da companhia do Teatro Jovem D’Haus está junto com uma conhecida atriz nigeriana Joy Johnbull no palco, bem como uma criança alemã e uma nigeriana. Juntas, elas falam de meninas corajosas de diferentes culturas. Falam também da aproximação entre conformidade e rebelião através de imagens poderosas que ultrapassam fronteiras de raça, cultura e linguagem. O espetáculo foi convidado para grandes festivais na África. Dirigido pelo internacionalmente conhecido Gregory Caers, o novo diretor do Teatro Jovem de Düsseldorf.

O teatro Jovem de Düsseldorf existe há 40 anos como parte de um dos maiores teatros da Alemanha. O D’Haus tem uma sede própria em um antigo espaço fabril com um grande palco para 300 pessoas e um palco menor para 90 pessoas. Seu trabalho foi altamente premiado diversas vezes na Alemanha e no exterior. O grupo fez turnês internacionalmente na Áustria, Nigéria, África do Sul, Romênia, Hungria, Bélgica, Polônia, Israel, Coréia, Índia, Brasil, Austrália, etc. E é convidado para festivais internacionais, como Szene Bunte Wähne na Áustria, Festival de verão em Okinawa no Japão e no Congresso Mundial ASSITEJ em Adelaide, Varsóvia e recentemente na Cidade do Cabo.

A companhia trabalha com escritores dramáticos de destaque como Lutz Hübner, Thilo Reffert e Dirck Laucke. As peças desenvolvidas desta forma foram premiadas através de prêmios para autores ou através de convites para festivais. Este grupo, sob direção artística de Stefan Fischer-Fels, já há algum tempo, realização artística com a Cia. Paideia de Teatro.

Diretor: Gregory Caers
Figurino: Iyen Agbonifo-Obaseki
Coreografia: Ives Thuwis
Desenhos: Brian Storm
Dramaturgia e Produção, Alemanha: Kirstin Hess
Produção Nigéria: Pamela Ukoda
Em Cena: JoyJohnbull, Maria Perlick, Emma Fischer-Fels e Iseoluwa Kehinde

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(Página 04 – Foto)

Espetáculos aulas

21/09, sexta; 15h; Local: Cia.Paideia de Teatro

Memórias, Cena e (Re) Existências – Enquanto Chão

Aula-Espetáculo com Caio Franzolin e Carminda Mendes André, A Próxima Companhia, São Paulo
Indicação Etária: 12+
Duração: 45 min.

Esta aula-espetáculo surge a partir da vontade de compartilhar o processo de construção do espetáculo Enquanto Chão , o mais recente espetáculo da Próxima Companhia, grupo teatral que desenvolve em sua criação cênica e método de pesquisa como questões da memória, do trabalho do trabalho do intérprete e sua relação com o público em parceria com uma orientadora da pesquisa em teatro-educação Carminda Mendes André. A partir dos materiais colhidos na pesquisa de campo que originou uma peça, Caio Franzolin e Carminda Mendes André compartilhar fragmentos de cenas, histórias ouvidas e reflexões sobre a memória de pessoas que vivem nas duas comunidades: Canela, Palmas, TO e Patrimônio, Uberlândia, MG e os processos de apagamento cultural e invisibilidade que estas comunidades vivem.Esta partilha se realiza por meio da Narratividade, Mimesis Corpórea e Teatro-Documentário que são as bases do trabalho.

Uma Próxima Cia. é um núcleo artístico da cooperativa paulista de teatro, criado a partir da união de cinco artistas com diferentes trajetórias que optaram por ter seu núcleo artístico constituído. O grupo tem sua criação cênica e método de pesquisa com foco nas questões sociais e da memória, além do trabalho do intérprete e sua relação com o público. Como forma de potencializar suas ações artístico-culturais o grupo mantém um espaço chamado Espaço Cultural A Próxima Companhia, no bairro de Santa Cecília, em São Paulo / SP. Atualmente foi contemplada na 32ª Edição do Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo com o Projeto  Tebas-Cidade em Disputa  e também no Edital do Governo do Estado de São Paulo-ProAC na categoria Artes de Rua com a circulação do espetáculo  Os Três Porcos  por cidades do interior paulista.

Realização: A Próxima Companhia
Atuação e concepção: Caio Franzolin e Carminda Mendes André
Espetáculo Enquanto Chão
Atuação e Concepção: Caio Franzolin
Direção e Preparação de Ator: Rafaela Carneiro
Dramaturgia: Solange Dias
Diasção Musical e Preparação Vocal: Rani Guerra
Assistente de Direção: Gabriel Küster
Orientação Pedagógica: Carminda Mendes André
Cenografia e Iluminação: Caio Marinho

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(Página 05 – Foto)

Niños que Fueron Grandes – Grandes Crianças

21/09, sexta; 10h; Local: Centro Cultural Santo Amaro, Teatro Leopoldo Froes
22/09, sábado; 18h; Local: Cia.Paideia de Teatro

La Negra María Teatro, Chile
Em Espanhol, com legendas em Português
Indicação Etária 10+
Duração: 60 min.

Quatro atores nos fazem viajar, recriar e imaginar episódios das infâncias de três escritores chilenos: Baldomero Lillo, Gabriela Mistral e Manuel Rojas, exemplos de infâncias resistentes em tempos difíceis em seu país. Através de marionetes e da técnica de teatro de objetos, líquidos, livros, gavetas em desuso ganham vida no palco, com sonoridade e música especialmente elevada para o espetáculo.

Desde 2006, a companhia La Negra María Teatro trabalha com três finalidades: criar uma experiência teatral que estimule sensorialmente o espectador, tratar a criança como um ser criativo e pensante e difundir autores nacionais contemporâneos através dos espetáculos da companhia. La Negra María Teatro realiza espetáculos para crianças, jovens e família, buscando que o espectador adentre seu próprio mundo imaginário através de marionetes, máscaras, objetos e música.

Elenco: Martin Araya, Alejandra Caballero Torretti, Maximiliano Muñoz, Andrés Oyarzún
Direção: Nicolás Valiente
Produção Geral: Maria Sepúlveda
Assessoria Dramatúrgica: Verónica Oddó
Composição e Realização da Música Original: Pablo Obreque
Desenho e Confecção das Marionetes: TomasRyan, Anais O’azi ( La Matriarca Teatro)
Assessoria de Desenho Teatral Integral: Eduardo Jiménez Cavieres
Cenografia: Juan Jeanneret Brith, Gino Colonelli
Figurinos: Stefania Cima e Elizabeth Viveros
Desenho Gráfico: Carlos Cadenas
Livreto Pedagógico: Alejandra Torretti Parraguez

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(Página 06)

Flou!

22/09, 14h; Local: Cia.Paideia de Teatro; 23/09, 14h; Sesc Campo Limpo local

Ieltxu Ortueta – Artefactos Bascos , País Basco / SP

Performance interativa sem palavras
Indicação Etária: 4 a 10 anos
Duração: 60 min.

Flou! É uma performance interativa para crianças de 4 a 10 anos, que sentados ao redor de uma grande folha branca assistem e participam da criação ao vivo de um grande desenho. Os rabiscos dançantes e as tintas vão tomando vida e dialogam com o performer, para que “alguns desenhos depois” surjam outros desenhos recortados feitos em experiências anteriores. Paralelamente, o desenho criado também é recortado pelo performer, gerando mais peças que alimentam o jogo e que serão utilizadas pelas crianças participantes das experiências futuras.

Ieltxu Ortueta é pai de Gorka e Lua e também ator, performer, historiador da arte e artista gráfico. Se apresenta como basco no mundo e reside e trabalha no Brasil desde 2003. Inventa Artefactos Bascos em 2012, multi-plataforma para desenvolver projetos cênicos, gráficos e multidisciplinares.

Concepção e Performer: Ieltxu Ortueta
Trilha Sonora: Gil Fuser
Realização: Artefactos Bascos

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Meu jardim

23/09, domingo; 11h; Local: Cia.Paideia de Teatro

Grupo Sobrevento, São Paulo
Em Português
Indicação Etária: 0 a 3 anos
Duração: 40 min.

Entediado, em meio a um deserto, um viajante decide criar um jardim. Mas como fazê-lo? A partir do texto da autora belga de origem iraniana Mandana Sadat, o Grupo Sobrevento compõe um espetáculo que fala de esperança, de sonho, do desejo e da possibilidade de transformar o mundo, em uma paisagem que poderia ser o Irã, como poderia ser o Brasil.

Formado em novembro de 1986, o Grupo Sobrevento é um grupo profissional de Teatro que mantém um repertório de espetáculos e que se dedica à pesquisa, teórica e prática, da animação de bonecos, formas e objetos. Desde a sua fundação, o Grupo mantém um trabalho estável e ininterrupto e tem-se apresentado pelo Brasil e pelo Mundo. Ao longo da sua carreira, o Sobrevento criou vários espetáculos, a maioria dos quais permanecer em repertório. Dirigido, ainda hoje, por Luiz André Cherubini e Sandra Vargas, com a presença constante de Miguel Vellinho. Além das apresentações de seus espetáculos, o Sobrevento cumpridas atividades no campo do Teatro de Bonecos e de Animação, como a realização de cursos, oficinas, palestras e mesas-redondas.

Realização e Concepção Visual: Grupo Sobrevento
Texto: Mandana Sadat
Tradução e Adaptação: Luiz André Cherubini e Sandra Vargas
Interpretação: Luiz André Cherubini e Maurício Santana
Direção Geral: Luiz André Cherubini e Sandra Vargas
Cenografia, Bonecos e Adereços: Grupo Sobrevento
Orientação Cenográfica: André Cortez
Figurino: Thais Larizzatti
Direção Musical e Originais: João Poleto
Iluminação: Renato Machado
Orientação Coreográfica: Alício Amaral, Juliana Pardo e JETico
Produção Executiva: Maurício Santana
Fotos: Marco Aurélio Olímpio
Montagem e Operação de Luz: Marcelo Amaral
Direção de Palco e Monitoria : Agnaldo Souza

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(Página 07 – Foto)

Hoje o Escuro vai Atrasar Para que Possamos Conversar

22/09, sábado; 16h; 23/09, domingo; 16h; Local: Sesc Campos

Grupo XIX de Teatro, São Paulo

Limpo em Português
Indicação Etária: livre
Duração: 60 min.

Em seu primeiro espetáculo infantil, Hoje o Escuro vai Atrasar Para que Possamos Conversar , o Grupo XIX de Teatro teve seu processo criativo inspirado pelo romance De Repente, nas Profundezas do Bosque , do escritor israelense Amós Oz. A peça se passa em um triste vilarejo onde não vivem mais animais, nem domésticos e nem silvestres. Algo muito estranho aconteceu no passado que provocou a fuga dos bichinhos e os transformou em seres quase mitológicos, lembrados apenas nas aulas da professora Rafaela. A encenação apresenta ao público delicados temas, como os efeitos da discriminação e do tratamento indesejado, como o bulliyng isola as pessoas e a consciência de que o “outro” também tem medos, fragilidades e inseguranças.

Desde 2001 o Grupo XIX de Teatro desenvolveu a pesquisa autoral que eu origem aos espetáculos Histeria , Higiene , Arrufos , Marcha para Zenturo (em parceria com o Grupo Espanca), Nada Aconteceu , Tudo Acontece e Tudo Está Acontecendo , Estrada do Sul (em parceria com o Teatro Dell’Argine) e Teorema 21 . A exploração de espaços não convencionais, a criação colaborativa e a relação direta com o público nas encenações são elementos constitutivos dessa trajetória. Desde 2004, o grupo realiza residência artística na Vila Maria Zélia, na Zona Leste de São Paulo.

Criação: Grupo XIX de Teatro
Direção: Luiz Fernando Marques e Rodolfo Amorim
Dramaturgia: Ronaldo Serruya
Atores-Criadores: Janaína Leite, Juliana Sanches, Ronaldo Serruya, Rodolfo Amorim, Tarita de Souza
Trilha Sonora: Tarita de Souza
Figurinos: Juliana Sanches
Cenário: Luiz Fernando Marques e Rodolfo Amorim
Adereços: Felipe Cruz (Bosque) e Juliana Sanches (Aldeia)
Cenotécnico: Zé Valdir
Costureiro: Otávio Matias
Produção: Cristiani Zonzini e Gabi Costa
Desenhos Material Gráfico: Ligia Yamaguti
Material Gráfico: Rodrigo Pocidônio
Fotos, Vídeos, Mídias Sociais e Produção Visual: Jonatas Marques
Contrarregra: Roberto Oliveira
Operador de Som: Rubens Adati
Operador de Luz: Dimitri Luppi Slavov

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(Página 08)

Página Aberta

22/09, sábado; 13h30; Local: Cia. Paideia de Teatro

Grupo Caixa de Imagens, São Paulo
Em Português
Indicação Etária: todas as idades
Duração: 90 min. – 15 minutos por apresentação

Os espectadores são adaptados a sentar-se, a escolher uma das “páginas abertas” que compõe a cenografia e colocar um fone de ouvido para ouvido-la. Essa “página aberta” escolhida será narrada através de uma leitura encenada ao vivo por dois atores, cada qual com seu microfone e instrumentos musicais. Só quem está com o fone escuta o que é narrado, quem passa na rua, atraído pela imagem criada por essa ilha cênica, será o próximo espectador. Quando Página Aberta é expandido em espaços fechados, este configura um outro espaço cenográfico, na medida em que forma duas ilhas cênicas, uma formada por quem está de fone e que se coloca em torno desta formando uma roda que contém esta primeira. Todos participam.Todos escutam o que está sendo encenado-narrado, só que de perspectivas diferentes, uns com fone na roda interna, outros sem fone na roda que define os limites do espaço cênico.

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Travessia

23/09, sábado; 13h00; Local: Cia. Paideia de Teatro

Grupo Caixa de Imagens, São Paulo
Em Português
Indicação Etária: todas as idades
Duração: 60 min.

Dois andarilhos e Gilda. Na delicadeza de melodias executadas ao vivo, Gilda, uma boneca de aproximadamente 10 cm, tem como cenário o vestido de quem a manipula e pretende dar a cada espectador a sua atividade flor. Uma ação mesma que se desdobra, ganha vida nas mãos que se mesclam (mão do ator manipulador, mãos do ator que toca a trilha, mãos do espectador). Travessia trabalha na atmosfera da intimidade, criando elos, quebrando distâncias, colocando lado a lado, como parceiros, atores e público. A poesia que nasce da saudade de tudo o que o homem é, e pelo que ainda poderia ter sido o ponto de partida desse espetáculo, que instaura um corte no espaço e no tempo para permanecer gravado na memória.

O grupo Caixa de Imagens completa, em 2019, vinte e cinco anos de carreira. É considerado um dos mais criativos e respeitados grupos de teatro, tanto pela sua pesquisa, quanto pela realização requintada de seus espetáculos, coerente e fiel aos seus princípios artísticos, passando sem resvalar nos modismos dos pedidos constantes do marketing cultural. Sua trajetória artística leva-os à construção de novos parâmetros na relação espetáculo / público / espaço cênico. Seus espetáculos se caracterizam por uma dramaturgia própria que se derivam na busca da poesia visual pelo mergulho na profundidade da alma humana.

Concepção, Dramaturgia e Elenco: Mônica Simões e Carlos Gaúcho
Que causa riso, o riso que ri de si.
Trilha Sonora: Carlos Gaúcho

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(Página 09 – Fotos)

Riso

23/09, domingo; 19h; Local: Cia. Paideia de Teatro

KZ & C-Key Zetta e Cia. São Paulo
Dança-teatro em Inglês (Bibliografia)
Indicação Etária: livre
Duração: 40 min.

Riso , uma peça de dança-teatro, cria lugar para uma materialidade do riso enquanto acontecimento no corpo. O que se passa nos corpos e no espaço quando o riso ri. Território fronteiriço aonde emergem e dançam variações de sentidos. A intensidade do riso como acontecimento no corpo, o riso humano, que transborda de infinitas maneiras. O riso que causa estranhamento, que causa riso, o riso que ri de si.

A força do Riso como arma de combate, como movimento de resistência-existência.

Chave Zetta e Cia. é um núcleo de dança radicado na cidade de São Paulo, dirigido por Key Sawao e Ricardo Iazzetta, parceiros artísticos desde 1996, no sentido de construir um espaço que possa agregar outros dançarinos, artistas colaboradores em torno de propostas e criações, viabilizar diálogos, pesquisas de linguagem com foco no pensamento em dança e suas possíveis inter-relações. O corpo, a fisicalidade e suas potencialidades. Cem cerca de doze peças realizadas, destacam-se A Pé – Andando na Linha , Obrigado por Vir , Permitido Sair e Entrar , SOS , Vácuo , Projeto Propulsão / O que Faz Viver ,Projeto Propulsão Seguinte e Sim . Em 2015 criou sua primeira peça infantil, Para Todos os Seguintes , para crianças de todas as idades.

Direção: Key Sawao e Ricardo Iazzetta
Criação e Dança: Beatriz Sano, Carolina Minozzi, Key Sawao, Maurício Flórez e Ricardo Iazzetta
Espaço Cênico e Coordenação de Arte: Hideki Matsuka
Encontros Intensivos: Nadja Naira, Gustavo Miranda, Luiz Fuganti
Luz: Domingos Quintiliano
Designer Gráfico: Erico Peretta e Hideki Matsuka (fotos)
Figurinos: Alex Cassimiro
Registro em Vídeo: Doctela
Montagem Vídeo Clipe: Henrique Cartaxo
Produção: Núcleo Corpo Rastreado

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(Páginas 10 e 11)

Que Bicho é Esse?

27/09, quinta; 14h; Local: Cia. Paideia de Teatro

Grupo Pasárgada, São Paulo
Espetáculo representante do MOTIJ (Movimento de Teatro para a Infância e Juventude)
Em Português
Indicação Etária: 4+
Duração: 50 min.

O espetáculo narra a história de um bicho esquisito, uma princesa e os desafios propostos por um rei aos pretendentes da mão da princesa para adivinharem do que é feito a sua almofada real. E está lançado do desafio para descobrir: Que Bicho é Esse ???

O Grupo Pasárgada caminha este ano para seu 44º aniversário. Tanto tempo na estrada lhe confere uma autoridade inegável na difícil arte de fazer teatro para crianças. Em sua longa caminhada artística apresenta espetáculos com temas sobre cultura brasileira e sempre busca a identidade através de nossas raízes. Os espetáculos realizados pelo Pasárgada de múltiplas linguagens tais como manipulação de bonecos, atores e música tocada ao vivo. Os textos são elaborados através de pesquisa e experimentação do grupo na sala de ensaio e voltados para assuntos e contextos contemporâneos.

Texto: Angela Lyra e José Geraldo Rocha
Elenco: Luiã Borges, Joana Freire, Mariana Rodrigues
Cenários, Figurinos e Bonecos: Valnice Vieira Bolla
Customização: Tito Rodarte
Gravura: Nelson Capenee
Costureiras: Jane costa e Ioneã Pereira
Designer Gráfico: Renato Gonda
: Luiã Pereira Gráfico: Renato Gonda : Luiã Pereira Músicas Borges e José Geraldo Rocha
Direção Musical: Luiã Borges e José Geraldo Rocha
Produção: Grupo Pasárgada
Direção Geral: José Geraldo Rocha
Administração: VVB Produções Artísticas

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Zapato Busca Sapato

28/09, sexta; 10h30 e 14h30; Local: Sesc Santo Amaro
29/09, sábado; 11h; Local: Centro Cultural Santo Amaro, Teatro Leopoldo Froes

Trupe de Truões, Uberlândia (MG) / La Máquina de Teatro (México)
Em Português
Indicação Etária: 5+
Duração: 50 min.

Nossa História começa com o despertar de um pequeno sapato e o reconhecimento de ser diferente já que nasceu sozinho em sua caixa.

Zapato Busca Sapato narra como aventuras deste sapatinho à procura de seu par e os inesperados encontros no seu caminho que começa no México, passa pelo Brasil, até chegar em Moçambique. É uma viagem entre continentes e culturas, uma travessia que o faz conhecer-se a si mesmo.

 Zapato Busca Sapato é o encontro de dois grupos dedicados ao teatro para crianças e jovens nas Américas: La Máquina Teatro, no México e Trupe de Truões no Brasil, adicionado a colaboração dramatúrgica de Rogério Manjate, poeta, escritor e ator de Moçambique. Juntos os dois grupos fizeram temporadas no Brasil e no México, e participaram do 19º Congresso Mundial da ASSITEJ em maio de 2017, na Cidade do Cabo, na África do Sul. Os dois grupos seguem suas montagens, uma brasileira e outra mexicana.

A Trupe de Truões é um grupo de teatro de Uberlândia, Minas Gerais, formado por egressos do curso de Artes Cênicas e Teatro da Universidade Federal de Uberlândia. Desde 2002 desenvolva projetos que se pautam na pesquisa de linguagens teatrais e na busca constante pelo aprimoramento estético do grupo, aliado a atividades de formação de público, formação de artistas e gestores culturais em sua cidade sede. No decorrer de seus 16 anos, a Trupe tem investigado diversas possibilidades de criação cênica estimuladas pela investigação da narração, da ressignificação do corpo do ator e pelo mergulho no universo do teatro de animação, sombra e objetos. Nas montagens projetadas ao público infantil para Trupe de Truões vem buscando ampliar seu olhar para os temas combinados nos seus espetáculos,

Realização: Trupe de Truões (Brasil) e La Maquina de Teatro (México)
Direção: Clarissa Malheiros
Dramaturgia: Clarissa Malheiros e Juliana Faesler, com colaboração de Rogério Manjate
Elenco: Amanda Barbosa, Lucas Malli, Ricardo Augusto e Ronan Vaz (Brasil)
Cenografia : Paulo Merísio e Juliana Faesler
Iluminação: Ronan Vaz e Érika Gómez
Bonecos e Objetos: Flávio Arcioli e Toztli Abril de Dios
Música Original: Clarissa Malheiros e Eduardo Túlio
Figurinos: Ronan Vaz e Juliana Faesler
Coreografia: Marisol Cal Y Mayor
Operação de Luz: Thiago Di Guerra
Operação de Som: Amanda Aloysa
Assistente de Direção: Paulo Merísio
Consultoria de Conteúdo: Lizete Dias de Oliveira
Desenho Gráfico: Luana Oliveira e Alan España
Desenhos e Aquarelas: Patricia Henriquez

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(Página 12 – Fotos)

Die Winterstürmer -Tempestades de Inverno

23/09, sábado; 16h; Local: Cia. Paideia de Teatro
04/10, quinta; 08h45 e 10h15; Local: Cia. Paideia de Teatro

Figurentheater Margrit Gysin, Suiça
Em Alemão com tradução consecutiva em Português
Indicação Etária: 4+
Duração: 45 min.

Uma noite de inverno gelada é atravessada por uma tempestade de neve. Os animais estão congelando. Eles fornecem refúgio e proteção na Mãe Terra por uma noite, mas têm que se entender para dividir o mesmo espaço. Isso exige deles confiança e respeito.

Inspirada pelo sonho de uma criança refugiada, Margrit Gysin entrelaça imagens e personagens de vários contos de fadas europeus em uma nova história. Com isso Margrit situa, através de imagens, a problemática da migração em um contexto maior.

Margrit Gysin formou-se pela escola de teatro Jaques Lecoq em Paris e fez o seminário para professores de jardim de infância em Berna. A partir de 1976, Margrit Gysin dedicou-se inteiramente ao teatro de formas animadas hoje chamado Figurentheater Margrit Gysin. Além de seu trabalho como atriz, Margrit Gysin é professora adjunta na área da Pedagogia Teatral, Teatro de Animação e Criatividade em diferentes Escolas de Arte e Escolas Técnicas em Berlim, Stuttgart e Praga desde 1980. Além disso, ela é diretora artística da formação acadêmica em teatro de fantoches da Associação de Formação do Figurentheater. A Margrit também participa da organização Artistas sem Fronteiras. O Figurentheater Margrit Gysin foi convidado em festivais de teatro de animação em vários países, incluindo Índia, Israel, Afeganistão,

Direção: Andrea Gronemeyer
Adaptação, Interpretação, Figurino e Adereços: Margrit Gysin

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(Página 13 – Fotos: Flou! Meu Jardim , Travessia , Página Aberta , Que Bicho é Esse ?, Espetáculo: Um Ato de Liberdade)

(Página 14 – Foto)

Espetáculos Cia. Paideia de Teatro

Quer Mesmo Saber? Trabalho em progresso

23/09, domingo; 16h30 – Local: Centro Cultural Santo Amaro, Teatro Leopoldo Fróes

Cia. Paideia de Teatro, São Paulo
Em Alemão e Inglês com legendas em Português
Indicação Etária: 6+
Duração: 50 min.

O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria se aprende é com a vida e com os humildes.

Cora Coralina

Quatro narradores convidam o público a viajar por tempos antigos, fantásticos, numa época em que os animais ainda falavam e a discórdia podia ser vista semeando suas sementes. Tempo, assim como o nosso, em que o Homem buscava, através da experiência, respostas para suas angústias, dúvidas, curiosidades. Quer mesmo saber?

Dramaturgia e Direção: Amauri Falseti
Assistência de Direção: Valdênio José
Direção Musical: Margot Lohn Kullock
Cenário e Figurinos: Aglaia Pusch
Iluminação: Rogério Modesto
Elenco: Ana Luiza Junqueira, Elisa Reichmann, Suzana Azevedo e Thiago Leite.

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(Página 15 – Fotos)

Vamos para Escola!

27/09, quinta; 20h; Local; Cia. Paideia de Teatro

Cia. Paideia de Teatro e Núcleo de Vivência Teatral Paideia, São Paulo
Em Português
Indicação Etária: 12+
Duração: 60 min.

A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele.

Hannah Arendt

Um grupo de alunos insatisfeitos com as condições da educação ocupa a sua escola. À medida que o tempo passa, acompanhamos os diversos conflitos aos quais esse tipo de ação pode levar e, principalmente, as dúvidas de uma geração fervilhante de vida diante de um sistema morto. Nosso palco é o lugar deste chamamento: Vamos para Escola! Com ele se pretende reunir em uma assembleia, em uma Ágora, pais, professores, alunos e todos que se sintam envolvidos, para uma Ocupação do pensamento e do sonho de uma Escola Livre e Viva.

Texto e Direção Geral: Amauri Falseti
Direção de Cenas: Amauri Falseti, Ana Luiza Junqueira, Elisa Reichmann, Flávio Porto, Rogério Modesto, Suzana Azevedo. Thiago Leite e Valdênio José
Direção Musical: Elisa Reichmann, Margot Lohn Kullock e Rogério Modesto
Elenco: Cia. Paideia de Teatro e Núcleo de Vivência Teatral Paideia
Figurinos: Aglaia Pusch com colaboração da Comissão de Figurinos do Núcleo de Vivência Teatral Paideia
Iluminação: Rogério Modesto e Aglaia Pusch
Fotos: Thiago Leite e Fabíola Galvão
Costureira: Célia Rosali Pereira
Diagramação: Carmem Rosa e Thiago Reimberg

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(Página 16 – Fotos)

O Coração de um Boxeador

24/09, segunda; 19h; Local: Cia. Paideia de Teatro
24/09 às 17h30, Mesa de Reflexão: O Coração de um Boxeador – 20 Anos! *

Cia. Paideia de Teatro, São Paulo
Em Português
Indicação Etária: 10+
Duração: 60 min.

O quarto de um asilo é um ringue de boxe quando o jovem Ioiô tem de cumprir pena por roubar uma mobilete, pintando o cômodo onde vive o velho Leo, boxeador famoso que foi esquecido. Com diálogos vigorosos, o texto mostra a vontade dos dois personagens em se ajudarem na realização de seus sonhos.

Em 1998, Lutz Hübner denominada na Alemanha o prêmio de melhor autor, com este texto. O Coração de um Boxeador já foi traduzido para mais de 12 idiomas e é encenado em todo o mundo. Lutz Hübner é, segundo o Der Spiegel, o autor contemporâneo mais encenado atualmente na Alemanha.

A Paideia, com a sua segunda montagem para este texto, vem implante O Coração de um Boxeador desde 1999. Entre outros festivais, o espetáculo participou da FIL (RJ-2008), Festival de Inverno de Garanhuns (PE-2011) e Mostra Artística de Teatro de Ilha Comprida (SP-2008). Recebeu prêmio de melhor cenário no XXVII Festival Nacional de Teatro de Pindamonhangaba (2003).

Texto: Lutz Hübner
Tradução: Aglaia Pusch e Marina Violakis
Direção: Amauri Falseti
Cenografia e Figurinos: Lee Dawkins e Aby Cohen
Iluminação: Lee Dawkins
Elenco: Flávio Porto e Rogério Modesto

* Mesa de Reflexão: O Coração de um Boxeador – 20 Anos!, Com o autor do texto, Lutz Hübner, o diretor do espetáculo, Amauri Falseti, e os fornecidos Stefan Fischer-Fels (Alemanha) e representantes do Instituto Goethe SP.

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(Página 17 – Foto)

Shows

Singeleza

28/09, sexta; 20h30; Local: Cia. Paideia de Teatro

Show de Camilla Farias e Edu Guimarães, Rio de Janeiro
Em Português
Indicação Etária: Livre
Duração: 50 min.

O projeto Singeleza se trata de dar asas ao sonho. Desejo íntimo de falar das coisas simples e bonitas da vida. Um voo alto de pássaro. Começou em 2010 com o trabalho solo da cantora e compositora Camilla Farias. O show é uma prévia do que será o seu primeiro disco autoral, Singeleza , com canções próprias e algumas releituras escolhidas a dedo.

Camilla Farias é atriz, cantora e compositora e seu trabalho é um reflexo dessa multifacetada artista. Paraibana, nascida em João Pessoa, sua história se confunde com a história de sua família. Seu avô, o músico e compositor Vital Farias. Sua mãe, Giovanna Farias, também cantora e compositora, intérprete dona de uma voz única e visceral que sempre foi sua maior referência.

Voz: Camilla Farias
Sanfona-Acordeon: Edu Guimarães
Projeção Visual: Laura Lago

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Celebração de Encerramento – Espetáculo Um Ato de Liberdade

23/09, sábado; 18h; Local: Cia. Paideia de Teatro

Teatro do Osso e Convidados
Em Português
Indicação Etária: livre
Duração: 50 min.

Este show nasce como uma grande celebração, um momento para encontrar e cantar resistindo à apatia e embrutecimento. Teatro do osso, um grupo filho de muitos grupos, nascido ao som de canções antigas e tão urgentes também nos dias de hoje, todas elas geradas pela mesma ação-semente da esperança. Realiza este ato na guisa dessa geração convocando parcerias para compor novos cantos de liberdade.

No fim de 2017, nasceu o show Um Ato de Liberdade como encerramento das ações realizadas através do Prêmio Zé Renato no Galpão das Folias com o seminário de João das Neves, nosso homenageado. O Teatro do Osso cantou músicas, em sua maioria, compostas especialmente para a ocasião. Diversos compositores foram inventores a escrever canções sobre o tema da Liberdade, e tiveram uma participação de diversos grupos e artistas como Teatro União e Olho Vivo, Cia. do Latão, Cia. do Tijolo e Cia. Antropofágica, a atriz e diretora Georgette Fadel, os músicos Juh Vieira e Marcelo Lavrador e a atriz e escritora Luiza Romão.

Direção: Rogério Tarifa
Direção Musical: William Guedes
Músicos: Henrique Scrocco no piano, Filipe Astolfi (Magrão) na guitarra, Rubens Alexandre no contrabaixo, Marcelo Alves na bateria e William Guedes no violão e percussão
Composições de Jonathan Silva, Carlos Zimbher, Lincoln Antônio , Renato Torres, Marcelo Lavrador, Isadora Titto.

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(Páginas 18 e 19)

Oficinas

Danças Folclóricas do Universo Infantil Nigeriano , Pamela Udoka, Nigéria

22/09, sábado; 10h; Classificação: 14+, 120 min.

Este workshop tem como base a seleção de danças folclóricas de algumas culturas, realizadas por jovens e crianças da Nigéria. O objetivo é dar aos participantes a noção do espaço e a visão do mundo indígena, através desta vivência da dança nigeriana.

Veja o currículo de Pamela Udoka ao final do programa.

Como Desenvolver a Própria Técnica Vocal , Madalena Bernardes, SP

22/09, sábado; 10h; classificação: 14+, 120 min.

Conjunto de informações sobre o tratamento, desenvolvimento e expressividade da Voz. Montagem de aquecimentos adequados a cada tipo de performance cênica. Veja o currículo de Madalena Bernardes ao final do programa.

Treino Corporal e Pesquisa de Movimento , Chave Sawao e Ricardo Iazzetta, SP

23/09, domingo; 14h; classificação: 14+, 90 min.

Oficina de treinamentos corporais e pesquisa de movimento a partir de suas experiências, práticas e trocas artísticas. Além do treino, focado em técnicas orientais de movimento de diversas influências, abrir o espaço para o compartilhamento dos modos de pesquisa o movimento e o gesto, e a criação. Veja o currículo de Key Zetta e Cia. junto ao espetáculo Riso .

A Guerra na Minha Cabeça , Kenjiro Otani, Japão

24/09, segunda; 15h; Indicação: para atores e estudantes de teatro, 90 min.

Nesta oficina o diretor Kenjiro Otani conduzirá exercícios baseados em sua prática que engloba teatro e movimento, a partir da temática A Guerra na minha Cabeça ; envolvendo a respeito das diversas guerras existentes e como elas afetam as novas gerações. Veja o currículo de Kenjiro Otani ao final do programa.

Cabine Fotográfica Pintura com Luz , Juliana Lauletta

28/09, sexta; 18h30, indicação: livre

A cabine permanecerá ativa para ações individuais por 90 minutos. Nessa cabine fotográfica divertida, uma artista multimídia Juliana Lauletta irá capturar imagens pintadas com luz. As fotografias serão feitas em uma sala escura com luzes de LED e lanternas coloridas.

Os participantes desenhar no ar e ver o resultado do desenho na fotografia. Diversão garantida para todas as idades.

 Passarinhar-te – Vivências Musicais em Estórias Cantadas , Camilla Farias, RJ

29/09, sábado; 10h; 0 a 05 anos, 50 min.

O projeto Passarinhar-te consiste em uma atividade cultural educativa e lúdica de qualidade para crianças de todas as idades. Acompanhada pelo ukelele e experimentações sonoras, leva aos pequenos um mundo mágico e divertido de histórias cantadas embaladas pelo universo das alegres notas musicais. Através do contato com repertório de cantigas de roda, cirandas e canções do folclore brasileiro, o trabalho oferece uma sensibilização infantil pela música e também dialoga com o teatro, diversos jogos, ritmos, melodias e filhos para o estímulo de habilidades criativas. Veja o currículo de Camilla Farias junto ao show Singeleza .

Atuação Melodramática , Paulo Merísio e Cia. Melodramática do RJ.

29/09, sábado; 14h; Centro Cultural Santo Amaro; indicação etária: 14+

Estudo de papéis com base em determinantes concretas do trabalho atorial melodramático. Treinamento em técnicas de atuação específicas do melodrama, com ênfase na experiência do Boulevard du Crime, Paris, século XIX, tendo-se como suporte jogos de improvisação teatral. Companhia Melodramática do Rio de Janeiro é formada por alunos e ex-alunos da escola de Artes Cênicas da UniRio. O grupo nasceu a partir de uma das disciplinas de Interpretação. Atualmente, o grupo é formado por 06 atores dirigidos pelo Prof. Paulo Merísio.

Origami , Juliana Lauletta

29/09, sábado; 14h; Livre: Crianças podem fazer com a ajuda de um adulto, 60 min.

Aprenda a fazer origami, uma arte tradicional japonesa de dobrar papel. Essa oficina complementa a exposição fotográfica OrigamINK de Juliana Lauletta. Os selecionados para o processo de criação das fotos, escolher sua imagem favorita e reproduzir o origami de sua preferência.

OrigamINK- Exposição Fotográfica de Juliana Lauletta

Juliana Lauletta é uma artista multimídia que trabalha com fotografia, vídeo e design. Na série fotográfica OrigamINK, ela coloca figuras de origamis em um aquário e pinta ao redor delas com tintas coloridas. As fotografias lúdicas mais parecem pinturas e já participaram de imaginários em Londres e Edimburgo.

(Páginas 20 e 21)

Mesas de Reflexão e Conversas

Veja os currículos dos preparativos ao final do programa

Diálogo Intercontinental

21/09, sexta; 17h; duração: 120 min.

A mesa contempla o ponto de vista de artistas de três continentes: África, América Latina e Europa. O diálogo será em torno dos desafios que o teatro encontra nas diferentes regiões para falar à criança e ao jovem. Quais as expectativas de cada artista a respeito do futuro do teatro e quais são suas ações hoje para alcançar seus objetivos.

Mediação: Aglaia Pusch

Convidados: Kirstin Hess, Teatro D’haus, Alemanha; Pamela Ukoda, ASSITEJ Nigéria; Maria Sepúlveda, La Negra Maria Teatro, Te Veo e ASSITEJ Chile; Aglaia Pusch, Cia. Paideia de Teatro, São Paulo.

O Coração de um Boxeador – 20 Anos!

24/09, segunda; 17h30; duração: 90 min.

Celebração dos 20 anos da montagem da Cia. Paideia de Teatro para uma peça O Coração de um Boxeador , de Lutz Hübner. Após duas décadas, o texto continua pulsando em companhias de teatro pelo mundo e a Cia. Paideia, com orgulho, mantém viva essa história, que jamais deixou de chegar ao coração de jovens e adultos. O que significa, para uma arte efêmera como o teatro, uma história que sobrevive ao tempo?

Convidados: Representante do Instituto Goethe SP Lutz Hübner – Autor do texto O Coração de um Boxeador , Alemanha; Amauri Falseti, Diretor da Cia. Paideia de Teatro, São Paulo;

Stefan Fischer-Fels, Diretor Artístico do Teatro D’haus, Alemanha.

Teatro em Movimento

27/09, quinta; 16h; duração: 120 min.

Discussão da necessidade de um movimento de teatro para crianças e jovens: quais as especificidades da infância do nosso tempo que transformando o fazer teatral; quais os antagonismos do movimento de uma arte rudimentar em um mundo globalizado.

Mediação: Luvel Garcia Leyva

Convidados: José Geraldo Rocha, Grupo Pasárgada e MOTIJ – Movimento de Teatro para a Infância e Juventude; Rodrigo Andrade, Diretor da Cia. O Que de Que e MOTIJ; Cleiton Echeveste, CBTIJ – Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude, RJ; Stefan Fischer-Fels, ASSITEJ – Associação Internacional para o Teatro de Crianças e Jovens, Alemanha.

Ações e Perspectivas Institucionais para Crianças e Jovens

28/09, sexta; 16h; duração: 120 min.

Conversa com entidades e institutos culturais sobre quais ações desenvolvem e como relacionam com o momento em que vivemos. Quais respostas buscam dar, culturalmente, à população de jovens e crianças da cidade de São Paulo e quais as perspectivas futuras.

Convidados: Representantes das Instituições: Itaú Cultural, SESC SP e SESI SP
Mediador: Valmir Santos

Teatro Entre Culturas

29/09, sábado; 14h; duração: 120 min.

Questões surgem na criação de um espetáculo voltado para um público que não compartilha da mesma cultura dos artistas? Quais as bases de um processo criativo que busca dialogar com uma realidade na qual não está inserido necessariamente? Quais as características de uma obra teatral criada para circulares por países diferentes?

Convidados: Clarissa Malheiros, México-Brasil; Ieltxu Ortueta, País Basco-Brasil; Daniel Fernández, Argentina
Mediação: Dib Carneiro Neto

 Chá com Kenjiro Otani

25/09, terça; 17h; duração: 120 min.

Uma conversa informal com o artista, em que o público pode conhecer mais sobre seu trabalho e sua trajetória.

Chá com Margrit Gysin

28/09, sexta; 18h; duração: 120 min.

Uma conversa informal com um artista, em que o público pode conhecer mais sobre seu trabalho e sua trajetória.

Veja o currículo de Margrit Gysin junto ao espetáculo Die Winterstürmer .

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(Páginas 22 e 23)

A Educação Está Proibida

22/09, sábado, 15h
Indicação Etária: Livre
Duração: 175 min.

A Educação Está Proibida tornou-se um fenômeno único que viajou a oito países e documentou 45 experiências educativas não convencionais. Através de mais de 90 incl. Com educadores, acadêmicos, profissionais, autores, mães e pais, o filme mostra a história ainda não contada sobre a necessidade latente de crescimento e expansão de novas formas de educação.

Produção: Rede de Pares e Reevo
Coprodução: Maria Farinha Filmes
Direção: German Doin

Tá Fervendo

23/09, domingo, 16h
Português com legendas em Inglês
Indicação Etária: Livre
Duração: 20 minutos e 40 minutos de conversa

Quais são os efeitos pedagógicos contidos no ato de preparar o alimento? De que maneira a gastronomia pode interferir na história de vida dos participantes? Este documentário mostra o trabalho realizado na Comunidade Pró Vida, em Rio Acima, MG, por meio da oficina Vivência Gastronômica ministrada pelo professor e Chef Fabiano Roldão. Através de processos pedagógicos-gastronômicos, pode-se potencializar uma ação isolada, tornando-a um catalizador de uma transformação já assumida como necessária pelos próprios próprios.

Dar visibilidade a pessoas em situação de dependência química significa romper com o padrão ainda vigente de desumanidades. Tá fervendo apresenta o desenrolar de uma vivência única e especial, onde o calor é capaz de transformar o alimentando e aquecer quem o faz. Não importa seu passado, sempre é tempo de começar a cozinhar.

Direção: Leonardo Melo
Direção, Montagem, Imagens: Leonardo Melo
Produção: Lúcia Vernet e Tatiana Tonucci
Roteiro: Fabiano Roldão e Leonardo Melo
Edição, Mixagem, Design de Som e Restauração de Áudio: Thiago Frade

O Começo da Vida

24/09, segunda, 15h
Indicação Etária: Livre
Duração: 120 min.

Um dos maiores avanços da neurociência é ter descoberto que os bebês são muito mais do que uma carga genética.

O desenvolvimento de todos os seres humanos encontra-se na combinação da genética com a qualidade das relações que desenvolvemos e do ambiente em que estamos inseridos. O Começo da Vida convida todo mundo a refletir como parte da sociedade: estamos cuidando bem dos primeiros anos de vida, que definem tanto o presente quanto o futuro da humanidade?

Produção: Maria Farinha Filmes
Direção: Estela Renner
Apresentado por: Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Fundação Bernard Van Leer, Instituto Alana, UNICEF.

Marias

27/09, quinta, 18h30
Indicação Etária: Livre
Duração: 80 min.

Uma jornada pelo feminino através das festas marianas da América Latina. A diretora Joana Mariani viajou pelo Brasil, Cuba, México, Peru e Nicarágua acompanhando as festas das padroeiras países, todas as Nossas Senhoras, observando como semelhanças e diferenças entre suas culturas e buscando vozes com grandes histórias para contar. O resultado é um filme singular que demonstra que a figura de Maria é maior que qualquer religião.

Produção: Matias Mariani, Joana Mariani
Direção: Joana Mariani

Humano: Uma Viagem Pela Vida

28/09, sexta, 14h
Indicação Etária: 12+
Duração: 80 min.

Com testemunhos e imagens aéreas exclusivas, o introspectivo documentário aborda quem nós somos hoje em dia. Não só como comunidade, mas como empresa. Através das guerras, discriminações e desigualdades, confrontamos a realidade que também contempla discursos de solidariedade. Uma reflexão do futuro que queremos para nós, seres humanos, e o planeta.

Direção: Yann Arthus-Bertrand 

Política: Modo de Usar

29/09, sábado, 10h30
Indicação Etária: 12+
Duração: Episódios de cerca de 20 minutos cada

Embora haja um descontentamento geral com a política, há pessoas criando ou aproveitando as oportunidades para construir novas formas de agir politicamente. Seja aproveitando as brechas do sistema político para transformar por dentro ou utilizando as redes para expor ou provocar críticas ou, ainda, jovens que despertam para a política experimentando novas estéticas e formatos de organização. A inovação política depende do contexto. Em 2013, o Brasil viu o despertar de uma cidadania autoral, que talvez ainda não tenha sido compreendida pela visão tradicional, mas que inegavelmente produziu mudanças que impactaram a política no país e estimularam novos movimentos e associações.

Produção: Maria Farinha Filmes
Coprodução: Globo News
Direção: João Wainer
Apresentado por: Instituto Update e Instituto Alana

(Páginas 24 e 25)

Currículos – Convidados, Oficinas e Mesas de Reflexão

Amauri Falseti: Fundador da Paideia Associação Cultural, é diretor e dramaturgo. Dirigiu e escreveu diversas peças teatrais e participou de inúmeros festivais internacionais. Há 40 anos trabalha com jovens em atividades teatrais a partir do teatro, envolvê-los em processos culturais e concluídos.

Aglaia Pusch : Fundadora da Paideia em conjunto com Amauri Falseti, é curadora, produtora, atriz e educadora. Idealizadora e curadora do Festival Internacional Paideia de Teatro desde sua 1ª edição. Participou de festivais nacionais e internacionais de teatro e foi curadora de mostras internacionais.

Clarissa Malheiros : Nascida em Porto Alegre, Brasil, Clarissa Malheiros compõe o elenco das grandes atrizes do teatro mexicano contemporâneo. Formada pela prestigiosa escola de Jacques Lecoq em paris, ela colaborou com as empresas inglesas Talking Pictures, Tottering Bipeds e Kaboodle. Há mais de dez anos vive no México, onde estudou com vários diretores, incluindo Juliana Faesler, com quem fundou a La Máquina de Teatro.

 Cleiton Echeveste : É ator , dramaturgo e Diretor. Fundador da Pandorga Cia. de Teatro. Atualmente ocupa o cargo de Presidente do Conselho de Administração do Centro Brasileiro de Teatro para Infância e Juventude – CBTIJ / ASSITEJ Brasil. Integra a rede de dramaturgia Escreva Local, Play Global, da ASSITEJ Internacional.

Daniel H. Fernandéz : Vice-presidente do Comitê Executivo da ASSITEJ Internacional, Diretor do grupo Los Oberiú, Ator, docente e gestor cultural. Co-organizador do projeto Pátios de Recreo, Pro Tesoureiro da ATINA, Associação de Teatristas Independentes para Crianças e Adolescentes.

Dib Carneiro Neto : Jornalista radicado em São Paulo desde 1979. É hoje um dos mais ativos elétricos de teatro infanto-juvenil do País, função que exerce desde o início dos anos 1990. Criador do site dedicado ao teatro infantil Pecinha é a Vovozinha , Dib também é autor e dramaturgo.

Ieltxu Ortueta : Ator, performer, historiador da arte e artista gráfico. Se apresenta como basco no mundo e reside e trabalha no Brasil desde 2003. Inventa Artefactos Bascos em 2012, multi-plataforma para desenvolver projetos cênicos, gráficos e multidisciplinares.

José Geraldo Rocha : Pedagogo, escritor, dramaturgo, diretor teatral e arte educador. Fundador do Grupo Pasárgada.

 

Kenjiro Otani : Diretor do Coletivo de Teatro. Nascido em Tóquio em 1972, foi para os EUA com 15 anos para estudar. Recebeu o Bacharelado em Artes Cênicas da Universidade Estadual de São Francisco em 1995. Depois de voltar para o Japão aprendeu Butoh com Kazuo Ohno e como ator no mercado interno, bem como internacionalmente. Atualmente é membro do conselho da ASSITEJ do Japão, professor na Toho Gakuen Faculdade de Drama e Música e Colaborador da Universidade de Tóquio.

Kirstin Hess : Dramaturga e professora de teatro. Trabalhou na cena independente de Berlim, no Theatre Junge Generation em Dresden e de 2011 a 2016 no GRIPS Theatre em Berlim. A partir da temporada 2016/17, trabalha como dramaturga no Junges Schauspiel Düsseldorf.

Lutz Hübner : Escritor e diretor autônomo. Mora em Berlim e recuperada para ópera, cinema e teatro para jovens e adultos. Desde o final da década de noventa ele é um dos dramaturgos vivos mais encenados na Alemanha e seus textos têm sido traduzidos em mais de doze idiomas.

Luvel Garcia Leyva : Pedagogo, crítico e pesquisador teatral. Mestre em Artes (USP). Realizou trabalhos de cooperação internacional em projetos de desenvolvimento cultural e educativo infantil e juvenil.

Madalena Bernardes : É uma artista da voz. Desde 1980 dedica-se ao desenvolvimento técnico, estético e antropológico do instrumento vocal. Trabalhou por 15 anos como solista da Companhia de Ópera do Maestro Carlos Santos / Barcelona, ​​e como a compositora nos eventos do grupo contemporâneo Freunde der Guten Musik, Mathias Osterwald, Berlin. Desenvolve paralelamente uma linha didática de estudo do Corpo Expressivo. Diretora de elencos, compositora e atriz, Madalena completa seu trabalho com fundamentos da Antroposofia.

Maria Sepúlveda : Atriz, psicóloga, Mestre em Direito e Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes, fundadora da Companhia La Negra Maria Teatro, Presidente da Associação Te Veo ASSITEJ Chile artes cênicas para crianças e jovens. Diretora executiva da Feira Iberamérica de Artes Cênicas FITA Chile para crianças e jovens.

Pamela Ukoda : É Presidente e diretora artística da CHAIN, Children’s Arts Development Initiative, uma organização de teatro infantil sem fins lucrativos; Presidente e membro do Comitê Executivo da Associação Internacional de Teatro para Crianças e Jovens, ASSITEJ, na Nigéria; é vice-diretora da Trupe Nacional da Nigéria. Trabalha com teatro infantil desde 19991, como Coordenadora Pioneira da Trupe Nacional da Oficina de Teatro Infantil da Nigéria. Escreveu e dirigiu peças para crianças entre as quais A Benção Rejeitada , A Bênção Rejeitada , que chegou à lista do prêmio do NNLG para literatura na Nigéria em 2007.

Paulo Merísio : É diretor da Cia. Melodramática do RJ, professor do curso de Teatro e dos Programas de Pós-Graduação em Artes Cênicas e em Ensino de Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, diretor do grupo Trupe de Truões, Uberlândia, e membro do Conselho Administrativo do Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude, CBTIJ.

Rodrigo Andrade : Fundador da Cia. O Que de Que. Em 2017 foi premiado na Rússia com seu solo de bonecos A Ilha do Tesouro . Trabalhou por 10 anos na Cia. Pia Fraus. Fazem parte do repertório de O Que de Que os espetáculos Cadê Meu Nariz?, A Ilha do Tesouro , para a infância e De Onde Vem O Baião para os jovens, entre outros.

Stefan Fischer-Fels : Vice-diretor da ASSITEJ Alemanha e Vice-presidente da ASSITEJ Internacional, a Fischer-Fels é também o diretor artístico do Junges Schauspielhaus de Düsseldrof. Nascido em Berlim, graduou-se em atuação, pedagogia, sociologia e psicologia em Sttugart e Tübingen. De 2011 a 2016 foi o diretor artístico do Teatro Grips de Berlim.

Valmir Santos : É jornalista que se dedica à cobertura de teatro desde 1992. É autor de livros com perfis históricos dos grupos Parlapatões, SP, Armazém Companhia de Teatro, RJ, Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, RS, e Grupo XIX de Teatro , SP. Foi co-fundador do Grupo Pombas Urbanas, em 1989, em São Miguel, bairro da zona leste paulistana.

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(Página 26)

No decorrer destes anos, O Festival Internacional Paidéia de Teatro para Infância e Juventude: Uma Janela para a Utopia , tornado-se um Festival de Resistência. Apesar de toda a crise política, econômica e social que o país tem enfrentado, chegamos à 12ª edição com o apoio e a força de muitas pessoas que acreditam na sua importância e alcance.

Fazer um Festival para crianças e jovens nos estimula a lutar contra a “perda da infância”, que cada vez mais se institui em nossa sociedade. O Festival convida o público a se relacionar com outras visões e experiências de mundo através do Teatro, a participar de um diálogo intercultural em que possibilidades de novos caminhos são abertos.

Ao longo de duas semanas, os grupos de diferentes países são eliminados a compartilhar sua história, pensamentos a respeito do fazer teatral, questões sobre infância e a juventude, e a ampliar sua experiência estética através do trabalho de outras sociedades. A união de artistas, comunidade e instituições em torno do Teatro para Crianças e Jovens durante esse período, faz dessa experiência um grande caldeirão incandescente, capaz de projetar um futuro em que a escuta, o respeito pelas diferenças e o direito das novas gerações de possuírem uma infância sejam possíveis.

Em 2018, o Festival tem a honra de apresentar ao público espetáculos que vão desde o teatro para bebês até uma peça com 50 jovens no elenco; dança, performances, oficinas, filmes e debates completam a programação. Esta edição traz espetáculos e artistas de quatro continentes, com trabalhos que em comum abordam questões contemporâneas sobre conflitos que, em grande parte das vezes, geram situações de migração, abandono da pátria e busca por refúgio.

Entre os destaques está a Cia. Paideia de Teatro, celebrando 20 anos de existência e de seu primeiro espetáculo, O Coração de um Boxeador . Uma mesa de reflexão será dedicada a essa comemoração, com a ilustre presença de Lutz Hübner, autor do texto.

Agradecemos a todos os artistas e programadores culturais que nos presenteiam com sua arte. Agradecemos aos nossos fiéis parceiros e amigos. Aos integrantes da Cia. Paideia de Teatro que trabalharam incansavelmente para que esta edição possa acontecer. Aos nossos voluntários, jovens e suas famílias. Aos nossos parceiros e apoiadores:

Secretaria Estadual de Cultura; Programa de Ação Cultural (ProAC); Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo; Prefeitura Regional de Santo Amaro; Centro Cultural Santo Amaro; Goethe Institut São Paulo; Sesc São Paulo, com suas unidades Campo Limpo e Santo Amaro; Consulado Geral da Suíça em São Paulo; Swiss Air Lines; Fundação Japão; Instituto Mahle; Maria Farinha Filmes; Videocamp; Rede Amazonas; Pizzaria a Esperança; Armazém da Luz; Cris Brito Escritório de Comunicação.

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(Página 27)

Uma paideia

A Paideia é uma Associação Cultural regida por uma companhia de teatro que se dedica aos jovens e às crianças: a Cia. Paideia de Teatro.

Após ocupar diferentes lugares da zona sul de São Paulo, desde 2005, passou a ter como sede um pátio de coletores de lixo, em Santo Amaro. O espaço foi cedido pela Prefeitura de São Paulo à Paideia que com a ajuda de empresas, amigos, alunos e pais de alunos, transformou o galpão, que estava em estado de abandono.

Hoje sua sede é um importante polo cultural da região de Santo Amaro, que recebe jovens e crianças com o ambicioso desafio de formar cidadãos. Para isso, mantém uma casta programação cultural, além de um centro de estudos livre. Mais de cem jovens e noventa crianças fazem oficinas semanalmente na Paideia, além de professores, educadores e artistas. Em 2018 a Paideia foi produzida à 31ª edição do Prêmio Shell de Teatro, 1º semestre, “pela produção de seu trabalho na formação de plateia com requisitosmbios nacionais e internacionais”.

Em 2017, a Paideia Premium o Prêmio Governador do Estado de São Paulo para a Cultura, na categoria Arte para Crianças, em votação popular. Neste mesmo ano foi atribuído ao Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem entre os melhores do primeiro semestre de 2017, na Categoria Especial, “pela integração exemplar entre teatro e escolas do bairro de Santo Amaro, bem como pelos 10 anos de realização do Festival Internacional Paideia de Teatro para a Infância e Juventude: Uma Janela para a Utopia ”. Em 2010, a Paideia chamada o mesmo prêmio, também na Categoria Especial, por “sua programação intensa e diversificada”, e desde 2009 foi reconhecida como Ponto de Cultura;conquistou solidificações e por quatro vezes incluídas no Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem e também o APCA.

Fundada em 1998 por Amauri Falseti e Aglaia Pusch, uma Paideia vem ganhando cada vez mais reconhecimento e já é considerada uma referência por importantes pensadores do teatro.

Anualmente, realizamos o Festival Internacional Paideia de Teatro para a Infância e Juventude, hoje em sua décima segunda edição.

Durante sete anos, a Paideia manteve uma parceria com o Grips Theatre de Berlim, grupo pioneiro no teatro mundial para crianças e jovens. Uma parceria resultou na montagem de três peças por cada grupo, com apresentações dos espetáculos das duas companhias no Brasil e na Alemanha. Atualmente, a Paideia está em parceria com a D’haus, Düsseldorfer Schauspielhaus.

Ao longo da história da Paideia, contamos com o apoio de instituições, consulados, artistas, empresas, amigos e nossos jovens.

Saiba mais: www.paideiabrasil.com.br

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(Página 28)

Idealização: Aglaia Pusch e Amauri Falseti
Curadoria: Aglaia Pusch e Camila Amorin
Curadoria Eixo Reflexivo: Amauri Falseti, Aglaia Produção Pusch, Ana Luiza Junqueira e Christine Röhrig
Direção Geral: Aglaia Pusch
Direção Artística: Amauri Falseti
Direção Geral de: Viviane Andriane
, Pusch Direção Geral de: Viviane Andriane Ana Luiza Junqueira, Camila Amorin e Elisa Reichmann, Lucciano Franco e Viviane Andrade
Coordenação Financeira: Viviane Andrade
Direção Técnica: Rogério Modesto
Local: Carolina Chmielewski, Enric Llagostera e Pedro Falseti
Traduções: Ana Luqueira Junqueira, Hans Mariniza Flores, Christine Röhrig, Abaixo , Maíra Watanabe Falseti, Marcos Iki, Monique, Monique Sengenberguer
Capa da Capa: XII Festival: Ieda Romera, Geninho Galvão
Diagramação: Carmen Rosa, Raphael Medeiros
Relações com Escolas: Suzana Azevedo
Organização de Alimentação: Ana Luiza Junqueira
Chef de Cozinha: Fabiano Roldão
Assistente de Cozinha: Miriam Fiúza e Ingrid Ribeiro
Equipe da Cozinha : Nadir Pedrosa Pereira, Carmelita Fernandes e Miriam Wu (voluntários)
Equipe Técnica: Ivan Fagundes, Juarez Adriano, Rodrigo Abreu, Rogério Modesto
Registro: Thiago Leite
Coordenação da Equipe de Jovens e Espaços: Valdênio José
Coordenação de Camarim: Suzana Azevedo
Coordenação de Bilheteria : Thiago Reimberg e Nilton Rosa (voluntários)
Transportes: Nilton Rosa e João Nilton da Rosa (voluntários)
Assessoria e Exibições de Filmes: Flávio Porto
Café Paideia: Ana Paula Alves, Edilene Soares e Eliane Espínola
Equipe de Apoio: Jovens da Paideia
Assessoria de Imprensa: Cris Brito Escritório de Comunicação
Sesc Campo Limpo: Adriana marques, Aline Almeida, Artur Alves da Silva , Bianca Santina, Caio Rodarte, Donizete Carminato, Fabiana Kunn, Lúcio Costa, Mário Matos,
Mário Fernandes da Silva, Manha Ortiz e Natália da Silva Martins
Centro Cultural Santo Amaro / Teatro Leopoldo Fróes: Antonia Andréa Souza, Edu Monteiro e Vitor Oliveira
Cia Paideia de Teatro: Amauri Falseti, Aglaia Pusch, Ana Luiza Junqueira, Camila Amorin, Carolina Chmielewski, Elisa Reichmann, Flávio Porto, Luxxiano Franco, Rogério Modesto, Suzana Azevedo, Thiago Leite, Valdênio José, Viviane Andrade
Estagiários: Luisa Crobelatti, Margot Lohn Küllock, Thiago Reimberg
Voluntários: Lena Steenbeck, Max Lamperti, Voluntários Freunde der Erziehungskunst
RS: Lukas Passos e Maximilian Kuss
Sesc Santo Amaro: Alexandre Caversan e Claudia Prado
Sesc São Paulo – GEAC: Rosana Paulo Oliveira da Cunha, Sérgio Luís da Rosa Silveira

(Verso da Última Capa – Foto)

(Última Capa – Logos)

Paideia Associação Cultural
Rua Darwin, 153, Jardim Santo Amaro
+55115522 1283
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Facebook: Cia Paideia de Teatro

Centro Cultural Santo Amaro / Teatro Leopoldo Fróes
Praça Marcos Manzini, s / n, Santo Amaro
+55 11 5523.8418 / 5541 7057
Facebook: Teatro Leopoldo Fróes

Sesc Santo Amaro
Rua Amador Bueno, 505, Santo Amaro
+55115541 4000 / sescsp.org.br

Sesc Campo Limpo
Rua Nossa Sra. Do Bom Conselho, 120, Campo Limpo
+55115510 2700 / sescsp.org.br

Realização

 (Logo) Paideia Associação Cultural

Parceria

(Logo) SESC

Apoio

(Logos) Instituto Goethe, Ministério das Relações Exteriores, Rede Amazonas, Consulado Geral da Suíça em São Paulo, SWISS, Fundação Japão, Armazém da Luz, Pizzaria A Esperança, Prefeitura de São Paulo – Regional Santo Amaro, Centro Cultural Santo Amaro, Prefeitura de são paulo

Projeto realizado com o apoio do ProAC