Inscrições Abertas
Começamos o primeiro ano de atividades do nosso Ponto de Cultura CBTIJ em Ação – Teatro para Jovens. O projeto tem seu foco na busca de uma identidade nacional, na difusão da Dramaturgia Brasileira para Infância e Juventude e na busca de uma ação com características brasileiras.
O CBTIJ em Ação – Teatro para Jovens é um curso de Formação Teatral não profissionalizante, composto das seguintes disciplinas: Interpretação Teatral, História do Teatro Brasileiro e sua Dramaturgia para Infância e Juventude, Expressão Corporal e Técnicas Circenses e Técnicas Teatrais.
O CBTIJ em Ação – Teatro para Jovens atende duas turmas com uma média de 25 (vinte e cinco) alunos a partir da faixa etária de 15 a 29 anos, atendendo a nova categorização de Juventude implementada pela Secretaria Nacional da Juventude.
O CBTIJ em Ação – Teatro para Jovens tem aulas aos sábados, das 09h às 13h. O público alvo será o de jovens preferencialmente os de baixa renda e frequentando alguma unidade de ensino regular ou programas específicos de Educação como o PROJOVEM.
As aulas terão duração de noventa minutos por turma somando dois tempos diários e todas as turmas funcionarão simultaneamente. A grade curricular apresenta as seguintes Disciplinas: Interpretação Teatral – Capacitar o aluno em técnicas de representação baseados nos Métodos de: Análise Ativa de Eugênio Kusnet e Jogos e Improvisação Teatral de Viola Spolin; Expressão Corporal e Técnicas Circenses – Capacitar o aluno em técnicas de Expressão Corporal e Circenses; História do Teatro Brasileiro e sua Dramaturgia para Infância e Juventude– Introduzir o aluno na História e universo da Dramaturgia Nacional com o foco na Infância e Juventude conhecendo diversos autores e suas obras e Técnicas teatrais, Teatro de Rua, Palhaçaria, etc.
Ao final do ano, será montada um espetáculo teatral, onde os alunos participarão de todo processo de criação teatral.
Local
Rua J. Moacir Marques Morgado, 65
Centro – São João do Meriti
Importância do projeto para a comunidade
Este projeto se caracteriza por quatro fatores centrais:
Autonomia
Através da disciplina conquistada e pelo desenvolvimento da capacidade criativa dos alunos o projeto fortalecer a noção de autonomia dos mesmos.
Protagonismo
Favorece o protagonismo já que o mesmo é o centro de qualquer atividade artística e ao possibilitarmos este acesso promovemos novos cidadãos ativos e críticos.
Sustentabilidade futura
Visa o aparecimento e fortalecimento de grupos teatrais ou futuros profissionais com este foco como política de desenvolvimento social e econômico. Assim nossos alunos poderão inserir nos mercados de animação e produção artística.
Articulação entre cultura tradicional e novas ações
A base de nossa proposta é exatamente essa articulação entre a tradição e os novos agentes culturais promovendo leituras, releituras e novas abordagens na produção cultural da cidade, da região e do país.
Professores
Vânia dos Santos Rocca
Lino Rocca
Abilio Ricardo Ramos
Administração
Antonio Carlos Bernardes