Barra

Cuidado (Arte na) Escola

O 5º Seminário Nacional aconteceu entre os dias 13 e 17 de junho de 2007, possibilitando o acesso de diferentes plateias a debates, oficinas, fóruns de discussão, leituras dramatizadas, mostra estudantil de esquetes e apreciação de espetáculos.

O Seminário teve como objetivo instigar e promover a reflexão de educadores, artistas, arte-educadores e público em geral sobre o processo de educação na escola através da arte.

Nesse sentido, o Seminário inovou propondo a reflexão, não apenas através da verbalização de palestrantes, mas também através do formato e da proposta cênica da mesa-redonda: Todo mundo é diferente, mas tá tudo muito igual – uma mesa redonda que não é quadrada.

A roteirista Claudia Valli e quatro atores trabalharam juntamente com o Núcleo de teatro-educação do CBTIJ e com palestrantes no intuito de criar esquetes que, além de abordar temas que seriam discutidos, instigaria a discussão através da encenação.

Com a participação de nomes como: João Falcão, Maria Clara Sodré, Roberto Lent e Márcia Frederico essa mesa foi extremamente apreciada pelos aproximadamente 150 (cento e cinquenta) participantes.

Além do encontro de reflexão, foram oferecidas as oficinas: Som e Movimento  e  Inteligências Múltiplas, com move horas de duração e que teve a participação de sessenta educadores que trabalharam em questões específicas direcionadas a educação.

Foi ainda realizado um Fórum de Leitura Dramatizada onde as analistas Ninfa Parreiras e Fátima Saadi discutiram especificidades da dramaturgia para crianças com o autor Carlos Cardoso, autor da peça A Viagem de Zenão.

Este Fórum recebeu mais de cinquenta participantes, cumprindo outro objetivo do Seminário, que é o de divulgar e incentivar autores a escreverem para crianças e jovens.

Outra etapa deste Seminário foi a realização da I Mostra Estudantil de Esquetes, contou com a participação de seis escolas públicas e privadas do Rio de Janeiro:

Núcleo Municipal de Artes Grécia (Vila da Penha); Escola Municipal George Pfisterer (Gávea); Escola Municipal Rodrigues Alves (Barra da Tijuca); Escola Oga Mittá (Tijuca); Centro de Referência de Jovens e Adultos (Centro); Escola Eliezer Steimberg / Max Nordau (Ipanema), com a participação de aproximadamente duzentos alunos e professores.

Uma das proposta do 5º Seminário era a de proporcionar ao público, o acesso a espetáculos de qualidade para crianças e a de expor a diversidade cultural e suas diferentes linguagens, e assim foram oferecidos aos alunos da rede pública e privada os espetáculos: Música e Literatura de Tim Rescala (RJ), O Cano O Ovo, ambas do grupo Udi Grudi (DF), que alcançaram a presença de quase mil espectadores nas seis apresentações realizadas no Teatro do Espaço Sesc, em Copacabana.

A última etapa deste projeto foi a apresentação na Lona da Alegria, montada no Parque dos Patins, na Lagoa Rodrigo de Freitas, de vários espetáculos que puderam ser apreciados pelos quase quatro mil espectadores que lá estiveram. Maiores informações na página específica deste evento.

Barra

Ine Baumann abre as atividades do Seminário

Eduardo Laus, em nome do SESC Rio dá as boas vindas aos participantes

Barra

Apresentação de esquetes

Gustavo Otoni

Barra

Maria Clara Sodré

Roberto Lent

Barra

João Falcão

Márcia Frederico

Barra

Banca de analistas

Leitura do texto A Viagem de Zenão

Barra

Barra

Espetáculos do grupo Udi Grudi: O Cano e O Ovo

Barra

Barra

Encerramento

Espetáculo: Música e Literatura, de Tim Rescala

Barra

Equipe de Produção: Sérgio Miguel Braga, Yara x, Ludoval Campos, Ine Baumann, Fátima Café e André Burger

Obs.

As revistas dos Seminários Nacionais e do Internacional podem ser solicitadas gratuitamente ao CBTIJ ou podem ser baixadas em PDF deste site.