Programa, 1992

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Capa)

BONECOS BRASIL 92

Canela
15 a 24 de maio

(Logos) Taurus Brasil, FBB Fundação Banco do Brasil

(Verso da Capa)

Comissão De Honra

Alceu Collares: Governador do Estado do Rio Grande do Sul
José Vellinho Pinto: Prefeito Municipal de Canela
Sergio Rouanet: Secretario de Cultura da Presidência da República
Neusa Canabarro: Secretaria de Estado da Educação
Mila Cauduro: Secretaria de Estado da Cultura
Mário Brockman: Presidente do IBAC Instituto Brasileiro de Arte e Cultura
Lafaiete Coutinho Torres: Presidente Do Banco Do Brasil
Humberto Braga: Diretor de Difusão Cultural do IBAC
José Tarcísio Cavalcanti Nogueira Fernandes: Secretário Executivo da FBB- Fundação Banco do Brasil

(Página 01)

BONECOS BRASIL/ CANELA

XVI Festival Internacional da ABTB/Centro UNIMA Brasil
V Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela

Promoção

Prefeitura Municipal de Canela

Realização

ABTB/CUB – Associação Brasileira De Teatro de Bonecos – Centro UNIMA Brasil
AGTB – Associação Gaúcha de Teatro De Bonecos
Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Canela

Patrocínio

FBB – Fundação Banco do Brasil
Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Estado da Educação
Secretaria de Estado da Cultura
IEACEN – Instituto Estadual das Artes Cênicas

Apoio

Prefeitura – ABTB-AGTB – FBB – Governo do Estado do Rio Grande do Sul

1992 – Ano Estadual das Artes Cênicas

(Página 02)

Convidados Especiais

Javier Villafane (Argentina) Membro Honorário da UNIMA
Jacques Felix (França) Secretário Geral da UNIMA
Margareta Niculescu (Romênia) Diretora do Instituto Internacional de la Marionnette (Charleville – Mézières, França)
Michael Meschke (Suécia) Membro do Comitè Executivo da UNIMA
Penny Francis (Inglaterra) Editora da revista “Animations”
Beatriz Pinto De Almeida Conselheira do Brasil junto à UNIMA
Antonietta Barone Pioneira do Teatro de Bonecos na Arte Educação no Rio Grande do Sul
Odila Cardoso De Sena – Pioneira do Teatro de Bonecos no Rio Grande do Sul

UNIMA – União Internacional da Marionete, instituição-membro da UNESCO
“…é uma organização que reúne pessoas de todo o mundo, as quais contribuem para o desenvolvimento do Teatro de Bonecas, a fim de servir, através dessa arte, à paz e à compreensão mútua entre os povos, sem distinção de raça, de convicções políticas ou religiosas”.

Preâmbulo dos Estatutos da UNIMA

O Festival BONECOS BRASIL/92 em Canela é dedicado à memória de Camilo Ruiz Schnitter, Titeriteiro Colombiano

(Página 03)

Nada melhor, justo e humano do que praticar a Troca. Um festival é o melhor lugar e ocasião para que ela aconteça. Num encontro de bonequeiros – seres de boa vontade, criadores e amigos – a Troca acontece em paz e com alegria. O local do encontro é determinante para que esse espírito ocorra. Canela é lugar ideal. Aqui os bonequeiros são recebidos com respeito, muito carinho… e competência. Canela é meta. Seus festivais transformaram a cidade no lugar para onde todos os bonequeiros anseiam ir, renovar-se, reviver, encontrar-se e crescer no trabalho que exercem: o mais belo de todos. Neste ano em que Canela sedia um festival que atravessa as fronteiras de nossa América, temos todos a oportunidade de estreitar laços com companheiros de muito mais cantos do mundo. Podemos querer mais do que isto? Sejam bem vindos à CANELA (nossa cidade e dos títeres). Bem vindos ao BONECOS BRASIL/92 (nosso festival e da gente de Canela).

Associação Brasileira de Teatros de Bonecos / Centro Unima Brasil
Associação Gaúcha de Teatro de Bonecos

Quando os “Bonecos” chegaram a Canela, em 1979, ninguém imaginava o que estava por acontecer! Não sabíamos quem eles eram, nem como eram. Estávamos pensando na programação de lançamento do 3º Festival de Teatro de Canela. Mal sabíamos estar sendo “atropelados” por uma onda de magia e emoção, que acabaria por cativar de forma definitiva toda a comunidade de Canela, fazendo rir, chorar, enfim, emocionando e divertindo. Foi um caso de empatia e amor a primeira vista! Crianças, adultos, velhos e moços, todos maravilhados coma simpatia, o carisma e as técnicas apresentadas. Já naquele ano, a decisão foi unânime: os Bonecos são nossos! Chegamos nesta 5* edição do Festival de Bonecos (a 4 em Canela), assumindo o título de “Capital dos Bonecos”, sediando este encontro mundial – O “Bonecos Brasil 92″. Para nós, isto soa como um prêmio. Estamos orgulhosos e com saudade, porque as coisas que nos tocam e nos emocionam deixam saudades Estamos prestes a viver novamente, junto com os Bonecos, todas as alegrias e emoções, numa viagem a fantasia e à criatividade, numa relação que transcende o real, à caminho do mágico e do inesperado. Estamos felizes!

Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Canela

(Página 04 – Fotos dos espetáculos Cristobal Colon e Chapeau La Mer)

Marionetteatern (Suécia)
apresenta:

 CRISTOBAL COLON

Texto: Michael Meschke e Elenco de Marionetteatern, baseado em “as Veias Abertas da América Latina”, de Eduardo Galeano
Atores-manipuladores: Helena Nilson
Técnico: Michael Ericson
Assessora: Michaela Meschke
Cenografia, Figurinos, Bonecos e Direção Michael Meschke

O espetáculo convida a público a acompanhar Cristóvão Colombo em sua viagem de descobrimento da América e a viver com os marinheiros os perigos do mar e o encontro com a cultura indígena. É sugerida a forma de pensar e as ideias de uma época onde claramente surge a diferença entre ricos e pobres, conquistadores e conquistados, senhores e escravos.

Marionetteatern, em Estocolmo, Suécia, é mais do que um grupo de Teatro de Bonecos. É um centro cultural, com sede própria, sala de espetáculos e oficinas.
Fazem estágio no Mariotteatern titeriteiros de muitos países.

Michael Meschke, seu diretor, é pesquisador da Arte do Boneco, escritor de um livro básico para bonequeiros e é reconhecido como um dos maiores diretores do mundo.

Compagnie Coatimundi (França)
apresenta

CHAPEAU LA MER

Autores, Atores-Manipuladores e Diretores: Jean-Claude Leportier e Catherine Kremer
Músico: Miqueu Montanaro

Gentil, estranho, colorido e intimista é o universo do Senhor Seraphin Lemercier. Carregando suas valises, ele embarca mar a fora para uma viagem cheia de aventuras. O espetáculo, cercado pelo público, apresenta episódios interligados:

Viagem a Bordo do Saint Michel, Encontro com a Fúria do Mar, Strip-Peixe, TempestadeO Faroleiro, O Ovo da Sereia, Seraphin Lemercier Combate o Dragão, Harmonia Marinha.

Jean-Claude Leportier e Catherine Kremer, ambos com formação em artes plásticas, trabalham juntos desde 1970. Sua linguagem teatral combina máscaras, pantomina, animação de objetos, títeres e automatos. Cada um de seus espetáculos explora o espaço livre que existe entre a dança, a música, o teatro, as artes plásticas, o humor e a mecânica.

 

(Página 05 – Fotos dos espetáculos Don Chisciotte – Una Luna Tra Le Altre e Carlitos Pescador… Enamorado y con Baston)

Teatro Unoporuno (Itália)
apresenta

DON CHISCIOTTE – UNA LUNA TRA LE ALTRE

Texto Daniel Chiari E Mario Pazos
Ator-manipulador: Daniel Chiari (solista)
Música e Criação de bonecos: Daniel Chiari
Direção: Mario Jose Pazos

O espetáculo narra o encontro entre Dom Quixote e Mestre Pedro, que é titeriteiro e algo mais.

Mestre Pedro apresenta a Dom Quixote e ao público o seu teatro de bonecos

O Unoporuno quis criar um espetáculo onde a inexplicável magia do teatro suscita ideias, transformando tudo em um jogo interminável de caixas chinesas.

Daniel Chiari, nascido na Argentina, é músico, artista plástico e titeriteiro. Na França e na Itália passa a trabalhar como ator e manipulador. Em Roma, no ano de 1984, tunda o Teatro Unoporuno, passando a percorrer a Europa em temporadas e festivais.

El Chonchon Teatro De Muñecos (Chile)
apresenta

CARLITOS PESCADOR… ENAMORADO Y CON BASTON

Textos: Hector Di Mauro, Miguel Oyarzun, Otto Freitas
Atores manipuladores: Laura Rodriguez, Miguel Oyarzun, Roberto Oyarzun
Criação de Bonecos: O Grupo
Direção: Miguel Oyarzún

Apresentar Carlitos (Charlie Chaplin) como boneco de luvas significa um apaixonante desafio. Para colocar no palco de bonecos a graça, as “gags” e os gestos de Carlitos, o grupo recorreu aos ensinamentos de um mestre, reconhecido internacionalmente, da pantomina de titeres: Dom Hector di Mauro.

O espetáculo é composto dos seguintes quadros:

Carlitos Enamorado (Hector Di Mauro), Carlitos e sua Bengala (Miguel Oyarzun), Carlitos Pescador (Otto Freitas), Carlitos na Farra (Hector Di Mauro)

O El Chonchon Teatro de Muñecos, anteriormente chamado Pirulim Pirulero, foi fundado no chile em 1983. Percorreu seu país, a Argentina e o Uruguai com temporadas e participando de festivais. O grupo trabalha basicamente com títeres de luvas e de mesa.

(Página 06 – Fotos dos espetáculos Cuentos y Titeres e El triangulo – Taller de Molinete)

La Andariega (Argentina)
apresenta

CUENTOS Y TÍTERES

Criação e Apresentação de Javier Villafane

Javier Vilafane, escritor, poeta e titeriteiro nasceu em Buenos Aires em 1990. Aos 26 anos sai de sua cidade natal, e com o poeta Juan Pedro Ramos, parte a bordo de uma carroça – La Andariega-apresentando seus títeres por povoados e vilas.

Depois, Javier arma seu teatro em uma canoa e percorre pequenos portos dos rios da Argentina. Mais tarde, monta seu palco em uma casa rodante. E, depois ainda, viaja por toda a América, Europa e Ásia.

Laureado com os maiores títulos e prêmios de literatura de seu país, Javier Vilafane, aos 83 anos, é membro honorário da UNIMA e é considerado o patriarca dos titeriteiros da América Latina. É convidado eterno dos festivais de Canela.

El Triangulo – Taller De Títeres (Argentina)
apresenta

EL MOLINETE

Texto/Atores-manipuladores: Carlos Martinez e Emilio Dias
Música: Miguel Rur e Carlos Martinez
Cenografia Rubem Berazin, Silvina Reinaudi e Carlos Martinez
Direção: Carlos Martinez

Zoquete (um boneco feito de meia de malha) e seus títeres companheiros nascem, frente ao público passo a passo das mãos do titeriteiro.

A relação entre criador e criatura passa a ser real mágica, terna e divertida.

Um pouco dolorida, quando, ao final, levado por El Molinete (cata-vento), Soquete parte com sua amada na busca de uma vida independente.

O espetáculo é um canto à liberdade ao respeito pelo outro, a criação e a Fantasia.

O grupo El Triangulo nasceu em Caracas, na Venezuela, em 1973, pela iniciativa de atores argentinos que sentiram a necessidade de modificar a concepção tradicional do teatro de bonecos.
O grupo realizou várias montagens para crianças e percorreu os Estados Unidos México, Guatemala, Peru, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Equador, Argentina e Brasil. Na Argentina, Carlos Martinez e El Triangulo produzem e atuam na televisão e no cinema com muito sucesso.

(Página 07 – Fotos dos espetáculos Birlibirloque e Farsas Desesperadas)

Teatro Del Bienteveo (Argentina)
apresenta

BIRLIBIRLOQUE

Criação e Apresentação de Teresa Grossi e Rufino Martinez

Os pequenos textos que formam o espetáculo abordam temas como a discriminação, a relatividade da propriedade das coisas, a liberdade, a identidade, a dependência.
O grupo optou por falar com naturalidade – como fazem as crianças sobre problemas existenciais.

A maior parte dos pequenos textos apresentam um discurso mímico dos bonecos, apoiado por música. Quando os títeres precisam falar, fazem isso com um vocabulário apropriado e claro.
Birlibirloque, chamado por seus criadores de “popurri titiritesco”, apresenta os seguintes quadros:

Birlibirloque apresenta-se (marotes), O Destino de um Ovo (bonecos de luva), Palhaços e Público Discutem e Opinam (marotes), História no Fundo do Mar (luz negra, varas), Pescador Pescado (marotes e luvas), Um Menino, seu Cachorro  e umas Flores (luvas), Independência de um Títere (máscara), Os Outros Titeriteiros (luvas).

Horacio Tignanelli (Argentina)
apresenta

FARSAS DESESPERADAS e TÍTERES Y TITERITEROS

Criação e Apresentação de Horácio Tignanelli

A primeira peça, dirigida principalmente a adultos, incluem uma narração e obras curtas a partir de textos de Javier Villafañe.

Títeres y Titeriteiros, para crianças, contém duas pequenas peças, também de Villafañe: O Vendedor de Balões e O Pícaro Burlado.

Horácio Tignanelli, que apresenta os espetáculos como solista, nasceu na Argentina e desenvolve sua atividade artística por todo o país.

Autor de várias peças para teatro de títeres, ganhou vários prêmios, como autor ou como titeriteiro. Em seu trabalho, Horácio utiliza fundamentalmente a técnica de bonecos de luva (fantoches).
Além de seu trabalho em teatro, esse argentino realiza uma profunda atividade de educação através do teatro de bonecos, com temas de educação científica e educação para a saúde.

(Página 08 – Fotos dos Espetáculos Mitopaye e Un, Dos, Tre… Cuatro, Cinco)

Grupo La Papa Del Octavo (Argentina)
apresenta

MITOPAYE

Autores: Carlos Risso Patron e La Papa Del Octavo
Atores-manipuladores: Marcelo Horacio Reaynoso, Daniel Martin Duarte, Carolina Gularte, Lucia Amarilla, Alberto Palma e Jose Baez
Confecção de Bonecos: Marcelo Reynoso e Dani Duarte
Cenografia e Figurinos: Alberto Palma
Assistente: Daniela Jaschek
Direção: Carlos Risso Patron

O argumento da peça toma como eixo central o drama de uma mulher que sofre as periódicas desaparições de seu marido às sextas-feiras.

O argumento tem origem na mitologia guarani, onde o amor proibido de Tau (espírito do mal) e Kerená (mulher bela e dorminhoca) faz nascer sete filhos monstruosos.

O grupo La Papa de Octavo foi fundado em 1989 na cidade de Posadas, Missiones, Argentina, por um grupo de artistas plásticos, atores, titeriteiros e músicos. Os espetáculos que o grupo passa a produzir são sempre de criação coletiva.

Instituición Teatral El Galpon (Uruguai)
apresenta

UN, DOS, TRE…CUATRO, CINCO

Texto de Élbio Ferrario, com ideia de Ana Andion, Marta Costa
Beatriz Antonof, Blanca loureiro, Helen Veando e Ziraldo
Atores-manipuladores: Ana Andion, Marta Costa Blanca Loureiro, Helen Velando
Iluminação: Ricardo Mazzarelli
Assessoria: Nicolas Loureiro Mac-Coll
Títeres e Cenografia: Elbio Ferrario
Coreografia: Beatriz Antonof
Confecção de Títeres: Elba Bruzzone, Gabriela Duarte, Elbio Ferrario e Nicolas Loureiro
Figurinos: Elba Bruzzone
Produção: Blanca Loureiro
Direção: Elbio Ferrario

Um, Dois, Três, Quatro, Cinco… são os dedos da mão.

A partir dos dedos, descobre-se outras partes do corpo, para terminar com a figura humana completa. Esse descobrimento é impulsionado pelos títeres, pela música, pela dança, o movimento, o espaço e a palavra.

Desde a fundação, em 1945, El Galpon já montou 170 espetáculos, formou centenas de atores e titeriteiro e visitou 24 países da América Latina e Europa.

(Página 09 – Fotos dos espetáculos À Deriva e Cuidado Criuanças!)

Usina Contemporânea de Teatro (Pará, Brasil)
apresenta

À DERIVA

Texto: Beto Paiva, inspirado em Shakespeare
Atores-manipuladores: David De Matos, Dênis Moreira, Leonardo Bitar, Emiliana Moraes, André Batista, Pedro Ricardo Nascimento
Preparação Vocal: Madalena Alizerti
Assistente de Direção: Cláudio Melo
Figurino: Anibal Pacha
Direção: Beto Paiva

Formada no início de 1990, a Usina Contemporânea de Teatro iniciou seu trabalho montando espetáculos com atores para serem apresentados em eventos políticos e comunitários.
Influenciada pelo grupo A Cidade Muda, de São Paulo, a Usina passou à montagem de teatro de bonecos. No festival de Canela do ano passado apresentou, com muito sucesso, Virando ao Inverso, com atores e títeres. À Deriva é sua mais recente montagem. O espetáculo é uma livre-adaptação de À Tempestade, de William Shakespeare”.

Grupo Folguedo (Ceará, Brasil)
apresenta

CUIDADO, CRIANÇAS!

Autor: Augusto Oliveira
Atores-manipuladores: Zilda Torres, Augusto Oliveira
Confecção de bonecos e cenografia: Zilda Torres e Augusto Oliveira
Direção: Augusto Oliveira

O Grupo Folguedo completa agora, em 1992, dez anos de existência. Nesse tempo, percorreu 86 cidades do Ceará, viajou pelo Brasil de canto a canto e atravessou fronteiras, levando seus bonecos à Argentina e à Itália. Alcançou a marca de 2.997 apresentações.

O grupo manteve, durante cinco anos, uma sala de espetáculos, específica de bonecos: Casa de Bonecos.

Ao longo desses anos, o grupo montou 13 peças para crianças e 5 para adultos, trabalhando sempre a partir das raízes do teatro de bonecos popular do Nordeste – especialmente o mamulengo.
Utiliza sempre a irreverência, a graça, a força e o poder de comunicação desse teatro do povo.

(Página 10 – Fotos dos espetáculos O Sonho de Fubica e João Redondo)

Grupo Formosura (Ceará, Brasil)
apresenta

O SONHO DE FUBICA

Autora: Graça Freitas
Atores-manipuladores: Chico Alves, Johnny Sandro, Graça Freitas
Sonoplasta: Carlos Alves
Confecção de bonecos: O Grupo
Cenografia: O Grupo
Direção: Graça Freitas

O Sonho de Fubica… é um espetáculo com atores e bonecos, que nasceu a partir de improvisações feitas pelo grupo e continua sempre sendo recriado no contato com o público. A peça baseia-se em histórias populares – os “trancosos”, contados pelo povo cearense.

O Grupo Formosura foi fundado em Fortaleza no ano de 1986. Trabalha com bonecos pequenos, bonecos gigantes, máscaras e atores.

Para a criação de seus espetáculos, tem como referência as manifestações artísticas e folclóricas do povo cearense. O grupo entende que esse universo seja a base de sua pesquisa, mas experimenta também outros caminhos, de forma abrangente e sem preconceitos.

Chico de Daniel (Rio Grande do Norte, Brasil)
apresenta

JOÃO REDONDO

No Rio Grande do Norte, o Teatro de Bonecos popular e tradicional, apresentado em praças e feiras é conhecido como “João Redondo”, assim como no Recife a manifestação similar é chamada de “Mamulengo”.

Francisco Ângelo da Costa nasceu em Açu, cidade do Rio Grande do Norte onde, desde criança, acompanhava o pai, Daniel, apresentador de “João Redondo” por todo o seu estado e também pelo Ceará e Maranhão.

Herdando do pai alguns bonecos e os segredos do “João Redondo”, aos 18 anos, Francisco passou a atuar com seu próprio teatro, sua “brincadeira”. Ficou conhecido como Chico de Daniel, uma referência ao nome de seu pai.

Chico, com uma linguagem simples e aparentemente rude, cria histórias, personagens e espetáculos que revelam um universo rico de elementos da cultura popular nordestina.

Os problemas vivenciados pelos personagens apresentados de forma jocosa, provocam o riso do grande público.

Improvisando e contando sempre com a participação direta de sua plateia, Chico cria um teatro pleno de crítica social, autêntico e original.

Aos personagens de sua “brincadeira”, Chico empresta o seu talento de grande mestre bonequeiro, com sua manipulação, sua voz e estilo únicos.

BONECOS DO BRASIL 92 – CANELA

XVI Festival Internacional da ABTB UNIMA Brasil
V Festival Internacional de Cine-Cine-Teatro de Bonecos de Canela

Dia 15 de maio (6ª feira)

15h30 min – Mamulengo Só-Riso (Pernambuco) Festança – Cine-Teatro Municipal
20h30 min – Mamulengo Só-Riso (Pernambuco) Festança – Cine-Teatro Municipal
22h30 min – La Andariega, de Javier Villafañe (Argentina) Cuentos y Títeres (Apresentação de Gala) – Hotel Laje de Pedra

Dia 16 de maio (Sábado)

11 horas – La Papa Del Octavo (Argentina) Mitopaye – Praça João Correa
14 horas – Centro Animações (Paraná) Canto Sul – Clube Serrano
15h30 min – Mamulengo Produções Artísticas (Bahia) Aventuras da Viúva Alucinada – Praça João Correa
17 horas – Grupo Sobrevento (Rio de Janeiro) Mozart Moments – Centro Cultural
18 horas – Inauguração da Exposição Brinquedo/Brincadeira, de Magda Modesto (Rio de Janeiro) – Centro Cultural
20h30 min – Bonecos Cem Modos (Rio Grande do Sul) O Maravilhoso Mundo do Horror – Cine -Teatro Municipal
22 horas – Centro Animações (Paraná) Canto Sul – Clube Serrano

(Página 12)

Dia 17 de maio (Domingo)

11 horas – Desfile com Bonecos Bonequeiros a Comunidade de Canela – Ruas e Praça Certa
14 horas – Compagnie Coatimundi (França) Chapeau La Mer – Clube Serrano
15h30 min – Espetáculo Coletivo com Bonequeiros do Paraná – Praça João Correa
17 horas – Chico de Daniel (Rio Grande do Norte João Redondo – Praça João Correa
18 horas – Grupo Sobrevento (Rio de Janeiro) Mozart Moments – Centro Cultural
20h30 min – Giramundo Teatro de Bonecos (Miras Gerais) A Bela Adormecida – Cine-Teatro Municipal
22 horas – Compagnie Coatimundi (França) Chapeau la Mer – Clube Serrano

Dia 18 de maio (2ª feira)

9h30min e 10h30min – Grupo Camaleão (Rio Grande do Sul) Fragmentos do Lixo – Escola de Canela
9h30min – Grupo Brincando com Arte (Rio Grande do Sul) As Asas da Lagarta – Teatro Escola Cenecista
14 horas – Grupo Redoma (Rio Grande do Sul) Tchau, Minerva – Clube Serrano
15h30 min – Beto, Beto & Cia. (São Paulo) Olho da Rua II – Cine-Teatro Municipal
17 horas – Grupo Camaleão (Rio Grande do Sul) Fragmentos do Lixo – Teatro Escola Cenecista
20h30 min – Beto, Beto & Cia. (São Paulo) Olho da Rua – Cine Teatro Municipal
22 horas – Grupo Redoma (Rio Grande do Sul, Brasil) Tchau Minerva – Clube Serrano

Dia 19 de maio (3ª feira)

9h30 min – Beto, Beto & Cia. (São Paulo) Uma Única Flor para Libertar o Coração do Rei – Teatro Escola Cenecista
14 horas – Grupo Folguedo (Ceará) Cuidado, Crianças – Clube Serrano
15h30 min – Grupo Bocó-de-Mola (Rio Grande do Sul) SOS Selva – Cine-Teatro Municipal
17 horas – Beto, Beto & Cia. (São Paulo) Uma Única Flor para Libertar o Coração do Rei – Teatro-Escola Cenecista
20h30 min – Grupo Bocó-de-Mola (Rio Grande do Sul) SOS Selva – Cine-Teatro Municipal
22 horas – Grupo Folguedo (Ceará) Cuidado, Crianças! – Clube Serrano

Dia 20 de maio (4ª feira)

9h30 min – Teatro de Bonecos Rapa/Dura (Rio Grande do Sul) Embolação – Teatro-Escola Cenecista
14 horas – Grupo Formosura (Ceará) O Sonho de Fubica – Clube Serrano
15h30min – Teatro Del Bienteveo (Argentina) Berlibirloque – Cine-Teatro Municipal
17 horas – Teatro de Bonecos Rapadura (Rio Grande do Sul) Embolação – Teatro Escola Cenecista
20h30 min – Teatro Del Bienteveo (Argentina) Berlibirloque – Cine-Teatro Municipal
22 horas – Grupo Formosura (Ceará) O Sonho de Fubica – Clube Serrano

(Página 12)

Dia 21 de maio (5ª feira)

9h30min e 10h30min – Teatro Infantil de Marionetes (Rio Grande do Sul) João e Maria – Escola da Canelinha
9h30min – Grupo Jueghoy (Venezuela) – Teatro Escola Cenecista
14 horas – Teatro de Muñecos El Chonchon (Chile) – Carlitos Pescador… Enamorado y Con Bastón – Clube Serrano
15h30 min – Casulo Teatro Experimental de Animação (São Paulo) Babel – Formas e Mutações – Cine-Teatro Municipal
17 horas – Grupo Jueghoy (Venezuela) – Teatro Escola Cenecista
20h30 min – Casulo Teatro Experimental de Animação (São Paulo) Babel – Formas e Mutações – Cine-Teatro Municipal
22 horas – Teatro de Muñecos El Chonchon (Chile) Carlitos Pescador… Enamorado y Con Bastón – Clube Serrano

Dia 22 de maio (6ª feira)

9h30 e 10h30 min – Grupo Encenação (Rio Grande do Sul) Amigos do Peito – Teatro Escola Cenecista
14 horas – Teatro Unoporuno (Itália) Don Chisciotte – Una Luna Tra Le Altre – Clube Serrano
15h30 min – Grupo XPTO (São Paulo) XPTO Mega Mix – Cine-Teatro Municipal
17 horas – La Papa Del Octavo (Argentina) Mitopaye – Praça João Correa
20h30 min – Grupo XPTO (São Paulo) XPTO Mega Mix – Cine-Teatro Municipal
22 horas – Teatro Unoporuno (Itália) Don Chisciotte – Una Luna Tra Le Altre – Clube Serrano

Dia 23 de maio (Sábado)

14 horas – Usina Contemporânea de Teatro (Pará) Deriva – Clube Serrano
15h30 min – Horacio Tignanelli (Argentina) Farsas Desesperadas – Teatro Escola Cenecista
17 horas – Chico de Daniel (Rio Grande do Norte) João Redondo – Praça João Correa
18 horas – Horácio Tignanelli (Argentina) Farsas Desesperadas – Teatro Escola Cenecista
20h30 min – El Triangulo (Argentina) El Molinete – Cine Teatro Municipal
22 horas – Usina Contemporânea de Teatro (Pará) À Deriva – Clube Serrano

Dia 24 de maio (Domingo)

10 horas –  Horacio Tignanelli (Argentina) Títeres y Titeriteros – Teatro Escola Cenecista
14 horas – Mamulengo Produções Artísticas (Bahia) Aventuras da Viúva Alucinada – Praça João Correa
15h30 min – Espetáculo Coletivo com Bonequeiros do Paraná – Praça João Correa
17 horas – Marionetteatern (Suécia) Cristobal Colon – Clube Serrano
18 horas – Horacio Tignanelli (Argentina) Títeres y Titeriteros” – Teatro Escola Cenecista
20h30 min – El Galpón (Uruguai) Uno, Dos, Tre… Quatro, Cinco – Cine-Teatro Municipal
22 horas – Marionetteatern (Suécia) Cristobal Colon – Clube Serrano

(Página 13 – Foto do espetáculo Festança)

Mamulengo Só-Riso (Pernambuco, Brasil)
apresenta

FESTANÇA

Autores: Fernando Augusto Gonçalves Santos E Nilson Moura
Atores-manipuladores Fernando Augusto Gonçalves Santos, Nilson Moura, Isolda Pedrosa, Aldo Junior, Uviel Lima
Assistente de Direção:Nilson Moura
Cenários, Figurinos, Adereços e Direção: Fernando Augusto Gonçalves Santos

Com 15 anos de existência, o Mamulengo Só-Riso firmou-se como um dos mais importantes grupos de bonecos do país. Apresentou-se em muitas capitais e cidades do interior de vários estados.

Representou o Brasil no Festival Mundial de Teatro de Bonecos, realizado pela UNIMA em Washington e excursionou pelos Estados Unidos.

Ao Só-Riso não interessa documentar ou preservar o mamulengo como forma teatral, estática, cristalizada ou morta.

O Grupo procura inovar temas e formas, fazendo evoluir a própria tradição do mamulengo enquanto teatro popular vivo e a cada dia mais novo.

Festança expressa a alma coletiva do povo brasileiro, mostrando seus antigos “brinquedos”, revelando as durezas de sua vida, a irreverência e a sabedoria de sua existência.

Teatro de Lambe-Lambe (Bahia, Brasil)
apresenta

A BELA E A FERA

Autora Denise Santos
Atores-manipuladores: Denise Santos e Ana Luiza Lima
Criação dos bonecos: Denise Santos
Iluminação: Dude Santiago
Direção: Denise Santos

O Lambe-Lambe é um teatro de bonecos absolutamente original, já que é assistido por um único espectador de cada vez. O minúsculo palco é uma caixa semelhante aquelas usadas pelos fotógrafos de rua – os “lambe-lambe”.

O espectador solitário enfia a cabeça por debaixo do pano preto e, no interior da caixa, o espetáculo de 3 minutos acontece, iluminado pela luz do sol, que atravessa um rasgo na parte superior.

Denise, sua caixa preta e seu grupo fazem enorme sucesso em praças, feiras e ruas de bairros de sua terra. Já levaram seu original espetáculo para muitos festivais por esse Brasil a afora.
Em Canela, as apresentações do Lambe-Lambe podem ocorrer a qualquer momento na praça central da cidade.

(Página 14 – Fotos dos espetáculos As Aventuras da Viúva Alucinada e A Bela Adormecida)

Mamulengo Produções Artísticas (Bahia, Brasil)
apresenta

AS AVENTURAS DA VIÚVA ALUCINADA

Autor: Ginú de Oliveira
Atores-manipuladores: Jacira Pereira, Julice de Paula e Elias Bonfim
Confecção de Bonecos Zabumbeira: Jacira Pereira
Direção: Elias Bonfim

As Aventuras da Viúva Alucinada é mais uma proeza popular, criada por Ginu de Oliveira, o famoso Capitão Tiridá, talvez o maior dos mamulengueiros de Pernambuco.

No enredo os personagens clássicos do teatro popular do Nordeste: cantadores, dançarinos, o herói fanfarrão e valente, a heroína e, naturalmente, o próprio Satanás.

Em 1980, um grupo de artistas, cria o Mamulengo Produções Artísticas, em Salvador.

O grupo tem, como proposta principal, difundir o teatro de bonecos popular e manter viva a tradição do mamulengo, levando suas apresentações para onde o povo está: praças, ruas, feiras e plantações.

Giramundo Teatro de Bonecos (Minas Gerais, Brasil)
apresenta

A BELA ADORMECIDA

Autor: Álvaro Apocalypse
Atores-manipuladores: Adriana Apocalypse, Beatriz Apocalypse, Cássia Macieira, Hélio Zolini, Marcos Malafaia e Soraya de Borba
Criação dos Bonecos e Figurino: Álvaro Apocalypse, Maria do Carmo Vivacqua Martins, Terezinha Veloso
Construção do Cenário: Sotero Antunes
Produção Executiva: Aluizer Malab
Projeto do Cenário, Iluminação e Direção: Álvaro Apocalypse

Na clássica e simples história, muitos desdobramentos. O conflito essencial do bem contra o mal e seu resultado moral: a vitória do bem e a punição do mal.

O Giramundo Teatro de Bonecos foi criado em 1970, por três artistas plásticos e professores da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais: Álvaro Apocalypse, Maria Martins e Terezinha Veloso.

Sendo seus integrantes desenhistas e pintores, o Giramundo explora uma linguagem plástico-teatral, procurando reunir vários campos de pesquisa na realização de seus espetáculos.

O Giramundo é um dos grupos mais premiados e conhecidos do Brasil: recebeu vários prêmios Mambembe, da Crítica de São Paulo e Molière, entre outros. O grupo participou de vários festivais internacionais no Brasil e no exterior.

Seu diretor, Álvaro Apocalypse ministra periodicamente cursos e oficinas em nosso país e na Europa, onde também já dirigiu espetáculos.

(Página 15 – Fotos dos espetáculos Mozart Moments e XPTO Mega Mix)

Grupo Sobrevento (Rio de Janeiro, Brasil)
apresenta

MOZART MOMENTS

Textos: Ricardo Soneto e Grupo Sobrevento
Atores-manipuladores: Luiz André Cherubini, Miguel Vellinho, Sandra Vargas
Cenários e Figurinos: Gilson Motta
Bonecos e Adereços: Grupo Sobrevento
Coordenação das Apresentações e Operação de Som: Andréia Freire
Concepção Visual Organização da Montagem, Produção e Divulgação: Grupo Sobrevento
Direção: Luiz André Cherubini

Mozart Moments apresenta duas técnicas diferentes de animação: uma manipulação mais complexa, derivada do Bunrak, japonês, e uma manipulação mais simples, utilizando bonecos de luva.
Conta, ora de forma cômica, ora de forma poética, algumas passagens da vida do compositor austríaco.

Fundado em 1986, o Grupo Sobrevento reúne quatro marionetistas que se propõem a desenvolver um estudo crítico dentro do campo do Teatro de Animação, encenando espetáculos a partir da pesquisa de diferentes formas de manipulação e da confecção dos títeres a partir de técnicas variadas.

De malo a junho de 1992, Mozart Moments foi apresentado no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio, para cerca de 8.000. Agora, em 1992, o espetáculo recebeu o prêmio Coca-Cola.

Grupo XPTO (São Paulo, Brasil)
apresenta

XPTO MEGA MIX

Autoria: Grupo XPTO
Atores-manipuladores: Osvaldo Gabrieli, Anie Welter, Sidnei Caria, Wanderley Piras, Roberto Firmino, Sérgio Palmiro
Técnico: Décio Filho
Cenário, Bonecos, Iluminação e Figurinos: Osvaldo Gabrieli
Fotografia: Jumpei
Direção Musical: Roberto Firmino
Assistente de Produção: Beto Andreatta
Produção: SPX Prod. e Prom. Art.
Concepção Geral, Material Cénico, Produção Executiva e Direção: XPTO

XPTO Mega Mix é um espetáculo com a reunião dos melhores momentos da carreira de sete anos do grupo XPTO.

Não se trata da simples justaposição das melhores cenas de cada espetáculo, e sim de uma releitura destas, através da utilização das mais recentes conquistas do grupo no que se refere a técnicas de linguagem cênica.

Todos os espetáculos do XPTO obtiveram grande sucesso de público e de crítica, tanto no Brasil como na América do Sul e Europa, conquistando muitos prêmios em suas temporadas.

Na busca incessante de novas formas de expressão, o XPTO utiliza e mistura diversas linguagens: teatro, dança, mímica, teatro de bonecos, artes plásticas, teatro de sombras, música etc.

(Página 16 – Fotos dos espetáculos Babel – Formas e Mutações e Olho de Rua)

Casulo – Teatro Experimental de Animação (São Paulo, Brasil)
apresenta:

BABEL – FORMAS E MUTAÇÕES

Autora: Ana Maria Amaral
Atores-manipuladores: Roberta Amador, Helenise D’Alberto, Rodrigo Garcia, Luiz Bejarano
Técnico de Som e Luz: Waldir Bianchini
Contrarregra: Manoel Canada
Técnico de Luz: Waldir Bianchini
Produção: Miriam Elizabeth Giacomin
Criação: Ana Maria Amaral Eroberta Amador
Música: Wandeley Martins
Iluminação Rodrigo Garcia
Direção, Roteiro e Direção: Ana Maria Amaral

Babel é um espetáculo de animação com sombras, formas, bonecos e atores, que procura levantar uma reflexão sobre o homem. Pode ser visto sob diferentes pontos de vista: lúdico, poético, plástico ou mesmo filosófico.

Babel desencadeia sua estória com formas geométricas, manipuladas em constantes mutações no espaço cênico. A tônica deste trabalho é a imagem/som/luz que se entrelaçam proporcionando ao público a visão da criação.

Ana Maria Amaral, diretora do grupo Casulo, já apresentou outros espetáculos no gênero: Fantoches & Fantolixos. Prêmio Mambembe, 1977, Palomares – Prêmio Mambembe e Prêmio Governador do Estado, 1978; Zé da Vaca – Prêmio A.P.C.A., 1985 e, em 1990, A Coisa · Vibrações Luz do objeto/Imagem. Em 1991 lançou o livro Teatro de Formas Animadas, a primeira pesquisa completa sobre essa área teatral.

Beto, Beto & Cia. (São Paulo, Brasil)
apresentam

UMA ÚNICA FLOR PARA LIBERTAR O CORAÇÃO DO REI (01)
OLHO DA RUA II (02)

Autor: Beto Andreetta
Atores-manipuladores: Beto Andreeta, Beto Lima, Domingos Montagner
Criação e Confecção de Bonecos: Beto Lima
Trilha Sonora: Domingos Montagner
Cartaz: Adriana Rocha
Operação de Som e Luz: Marco Boaventura
Iluminação, Cenografia, Produção e Direção Geral: Beto, Beto & Cia.

(01) O grupo resgata elementos clássicos de Teatro de Bonecos para contar a história do Rei Alberto que em busca de sua felicidade, envolve-se num mundo de aventuras, onde não faltam princesas, dragões, vilões e divertidos circos mambembes.

(02) Imagens do subconsciente coletivo, personagens cósmicos, bizarros ou até mesmos trágicos da vida dos grandes centros urbanos.

(Página 16 – Fotos dos espetáculos Canto Sul e O Maravilhoso Mundo do Horror)

Centro Animações (Paraná, Brasil)
apresenta

CANTO SUL

Autores: Manoel Kobachuck e Adeodato Rohden
Atores-manipuladores: Manoel Kobachuk, Gilmar Carlos Da Silva, Eduardo Dal Molin, Giba Beto
Criação e confecção de Bonecos: Equipe do Centro Animações
Cenografia: Evaldo Inocentti de Barros
Direção: Manoel Kobachuk

Canto Sul tem como temática principal o resgate do folclore da região Sul do País – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Através de manifestações como fandango, o boi-de-mamão, as danças gaúchas e as canções de trabalho, o espetáculo pretende retomar as tradições e costumes de um povo, conservando sua cultura e divulgando pelo País sua originalidade.

Em Canto Sul muitas técnicas de manipulação: marionetes (bonecos de fio), marotes (bonecos de varas simples/mistas), fantoches (bonecos de luvas), além de sombras e máscaras.

O Centro Animações tem sua sede em Curitiba e funciona como local de formação de bonequeiros, mantendo estágios, oficinas e bibliotecas.
Seus elencos já participaram de vários festivais internacionais no Brasil e percorrem incessantemente, com temporadas, muitos estados de nosso País.

Bonecos Cem Modos (Rio Grande do Sul, Brasil)
apresenta

O MARAVILHOSO MUNDO DO HORROR

Autores: Luiz Ferré, Antonio Costa Neto
Atores-manipuladores: Roberto Dorneles, Fernanda Silveira, Totoni, Luiz Rogério, Zé Clayton, Ingrid Strelow, João Leoprado, Luiz Fernando
Participação Especial: Frejat (Caveira Vocalista)
Contrarregra: Luiz Fernando
Operador de luz: Batista
Criação e operação de luz: Marguinha
Operador de som: Sergio Ferreira
Cenários: Grupo Cem Modos
Direção musical: Carlos Martau
Trilha sonora: Alexandre Fonseca, André Gomes, Carlos Martau, Dudu Trentin
Produção: Marilourdes, Franarin e Paulo Augusto Cabral
Direção de Manipulação: Roberto Dorneles
Direção: Luiz Ferré e Roberto Dorneles

Cem Modos é um grupo gaúcho, nascido em Porto Alegre, há 11 anos. Montou vários espetáculos na Capital do Rio Grande do Sul, transformando-se num enorme sucesso de público e crítica.
Em 1987, o grupo transfere-se para o Rio de Janeiro e monta O Menor Espetáculo da Terra, que recebe os prêmios INACEN e Coca-Cola.

(Página 17 – Fotos dos espetáculos SOS Selva e Tchau Minerva)

Grupo Bocó-de-Mola (Rio Grande do Sul, Brasil)
apresenta

S.O.S. SELVA

Autores: Eugênio de Faria Neves, Cristina Dorneles, Sidnei Antonioli
Atores manipuladores: Cristina Dorneles, Eugenio De Faria Neve, Luiz Augusto Figueiredo Zal, Nei Novo
Criação e Confecção de Bonecos e Cenários: Betine Silveira, Eugênio De Faria Neves, Cristina Dorneles, Sidnei Antonioli com participação de Nei Novo e Beto Dorneles
Iluminação: Marguinha
Coreografia: Rô Santos
Criação e Direção da Trilha Sonora: Léo Henkin
Produção: Paulo Cabral
Direção: Grupo Bocó-De-Mola

A temática da peça preocupa pessoas de qualquer faixa etária e de todos os países do mundo: a devastação das florestas.

No espetáculo, a selva é apresentada como um ecossistema em que seus habitantes se encontram em perfeita harmonia com o meio, até o momento em que o homem civilizado, movido por interesses econômicos imediatistas, explora a selva de maneira desordenada, podendo levá-la à extinção.

Com sede em Porto Alegre, o Bocó-de-Mola, além da montagem de seus espetáculos, cria muitos bonecos para comerciais de televisão. Com seu espetáculo anterior o grupo conquistou, em Porto Alegre, três prêmios Tibicuera.

Grupo Redoma (Rio Grande do Sul, Brasil)
apresenta

TCHAU, MINERVA

Autoria, Cenografia, Criação e Confecção de Bonecos, Cenografia e Direção: Hector Grillo E Júlio César Saraiva
Técnico de luz: Sérgio Stein
Técnico de Som: Régis Brandão

O espetáculo pretende criar uma atmosfera viva, através do ator e do boneco, prescindindo de truques e de artifícios que serviram durante séculos para criar um clima fantástico, afastado da realidade.

Júlio César é diretor, ator e bonequeiro do Rio Grande do Sul, Há muitos anos atuando em sua terra e em outros estados do Brasil. Hector Grillo, argentino, ficou conhecido no Brasil com criação e direção do legendário grupo Gralha Azul, de Lajes, Santa Catarina.

Produziu e dirigiu espetáculos em países como a Polônia, França, Alemanha, Portugal e Cuba, além de sua terra, a Argentina. Seu recente trabalho de direção na Itália e Espanha, Romanceros, continua hoje em cartaz na Europa.

(Página 18 – Foto do espetáculo Fragmentos do Lixo)

Grupo Camaleão (Rio Grande do Sul, Brasil)
apresenta

FRAGMENTOS DO LIXO

Autor: Grupo Camaleão
Atores-manipuladores … João Francisco Vasconcellos Costa, Adriane Azevedo
Figurinos: Tânia de Castro Saraiva
Criação e Confecção de Bonecos: Tânia de Castro Saraiva, João Francisco Vasconcellos Costa, Marta Rejane Castilhos
Iluminação: Guilherme Luchsinger da Fonseca
Trilha Sonora: (Midi Áudio Produtora) Luiz Eduardo Brito
Produção e Direção: Grupo Camaleão

O Grupo Camaleão tem como proposta básica a pesquisa constante na busca da linguagem sintética, limpa, contemporânea e, fundamentalmente, plástica

Dentro desta pesquisa cênica, numa interação harmônica entre boneco-personagem e ator-manipulador, surge Fragmentos do Lixo, um espetáculo que fala da trajetória da criatura humana, onde ela é, ao mesmo tempo, agente e vítima.

A peça trata do resto, da sobra do produto final de uma sociedade mercantil-descartável, lidando com o lixo social, humano e político. Assim, em quatro fragmentos, vai-se do surgimento do homem ao caos. E dele, à mágica da recriação.

O espetáculo não tem texto. O que o Camaleão tem a dizer está contido na plasticidade, no movimento e no som de cada cena.

Teatro de Bonecos Rapa/Dura (Rio Grande do Sul, Brasil)
apresenta

EMBOLAÇÃO

Textos: Cacá Sena, Edu Nascimento
Atore-manipuladores: Cacá Sena, Edu Nascimento, Paulo Sena
Cenografia, Figurinos e Contrarregra: Maíra Coelho
Direção: Cacá Sena

O Teatro de Bonecos Rapa/Dura estreou em Porto Alegre no ano de 1979. Depois, seguiu trabalhando em festivais, escolas, praças e na Feira do Livro.

Embolação é uma colagem de pequenas histórias, que ganham ritmo e cor com a participação direta do público. Os textos são apenas uma linha básica para a ação: o improviso é a alma do negócio.

(Página 19 – Fotos dos espetáculos João e Maria e Amigo do Peito)

Tim – Teatro Infantil de Marionetes (Rio Grande do Sul, Brasil)
apresenta

JOÃO E MARIA

Texto: Antônio Carlos de Sena
Atores-manipuladores: Reneidi Mezeck De Sena, Inês Mezeck de Sena, Antônio Carlos de Sena, Fernando Cardoso de Sena, José Luiz Cardoso de Sena
Criação e Confecção dos Bonecos: Odila Cardoso de Sena
Sonoplastia, Cenografia, Voz e Direção: Antônio Carlos De Sena

A partir dos 85 textos já montados para a televisão e para o teatro, O Tim procura encenar espetáculos que sejam sempre uma brincadeira, com histórias escritas em tom de farsa, com muita ação e falas bem brasileiras, transformando contos tradicionais, como João e Maria.

O Tim foi fundado em 1954 pela professora de artes Odila Cardoso de Sena. Já fez centenas de apresentações no Rio Grande do Sul e em diversos estados do Brasil. Participou de encontros e festivais em Curitiba, Rio de Janeiro, Recife, Brasília e Montevideo.

A proposta do Tim tem sido a de manter viva a tradição e preservar a arte clássica marionete de fios, hoje tão raramente executada.

Grupo Encenação (Rio Grande do Sul, Brasil)
apresenta

AMIGO DO PEITO

Texto, Criação e Confecção dos Bonecos, Operação de Luz e Som, Manipulação e Direção: Vinícius Santos
Assistência: Ana Cláudia Santos

Vinícius Santos é ator-bonequeiro e diretor desde 1988. Participou de várias oficinas de confecção de bonecos e de festivais.

Desde a criação do seu teatro, vem se apresentando em escolas e auditórios de Porto Alegre e do interior do estado do Rio Grande do Sul.

O Grupo Encenação montou O Menino Maluquinho, de Ziraldo; Bolinha de Algodão e Marcolino no Balão, ambas de autoria de Vinícius.

Montou, também, uma versão em inglês de Bolinha de Sabão (Little Wad Of Cotton) para estudantes daquele idioma em Porto Alegre.

(Página 20 – Foto do espetáculo Asas da Lagarta)

Grupo Brincando com Arte (Rio Grande do Sul, Brasil)
apresenta

AS ASAS DA LAGARTA

Texto, Cenografia e Manipulação: Guacira R. da Fontoura e Eliana Lessa Pesa
Confecção e Confecção de Bonecos: Guacira R. da Fontoura

O grupo Brincando Com Arte nasceu quando duas professoras, Guacira e Eliana, que trabalhavam com crianças, resolveram trabalhar para crianças.

Tem como objetivo aplicar a arte de fazer bonecos numa brincadeira compartilhada com quem dela queira participar.

Logo depois de formado, há dois anos, o grupo passou a trabalhar profissionalmente em escolas e clubes do Rio Grande do Sul.

Brincando com Arte conta em seu repertório com a montagem de vários contos clássicos da literatura infantil, textos de autores brasileiros e de peças criadas pelas duas bonequeiras.

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL

ESPETÁCULO COLETIVO DO PARANÁ (Brasil)

Bonequeiros do Paraná, reunidos, trazem ao festival Bonecos Brasil/92 cenas de muitos espetáculos que montaram em seu estado.

Estão representados os grupos Aldebaran (Marilda Kobachuk), Calçada Diverso (Rubem Carvalho Silva – Cauê); Faz-de-Conta (Odílio Malheiros); Filhos da Lua (Renato Carvalho Silva – Perré); Mariarte (Adeodato Rohden), Merengue (Olga Romero) e Simples Suspiro (Bernardo Grillo).

EXPOSIÇÃO

Brinquedo/Brincadeira – Jogo Teatral De Bonecos Populares Do Nordeste Brasileiro
de Magda Modesto

Magda Modesto, do Rio de Janeiro, Secretária Para Assuntos Internacionais da ABTB-Centro UNIMA Brasil, é pesquisadora apaixonada do Teatro de Animação e grande colecionadora de bonecos, especialmente tradicionais e populares.

Magda, que já expôs suas coleções em muitas cidades do Brasil e também, em Washington, comparece sempre aos festivais de Canela, com exposições atraentes e didáticas, que levam sempre o visitante a uma profunda participação.

Neste Bonecos Brasil/92 ela faz o melhor de suas coleções: bonecos populares do Nordeste brasileiro.

Local: Centro Cultural
Abertura: dia 16 de maio de 1992, às 18 horas.

OFICINA

Teatro de Sombras – As possibilidades poéticas das sombras no trabalho educativo com crianças e adolescentes

Ministrante: Valmor Beltrame, de Santa Catarina
Público: Bonequeiros Brasileiros e arte-educadores de Canela
Local: Grande Hotel
Dias 18,19,20,21 e 22 de maio de 1992, às 8h30min.

MESAS-REDONDAS

Teatro de Bonecos e Modernidade

Palestrantes: Álvaro Apocalypse, de Minas Gerais
Maria Luiza Lacerda, do Rio de Janeiro
Ana Maria Amaral, de São Paulo
Fernando Augusto Gonçalves Santos, de Pernambuco

Local: Grande Hotel
Dias 18,19,20,21 e 22 de malo de 1992, às 14h.30min
Abertas aos bonequeiros e ao público em geral.

(Página 21)

IACEN – Instituto Estadual de Artes Cênicas
Ronald Radde, diretor
Deyse Trindade, Airton Oliveira, Débora Villanova, Karin Radde, Maria da Graça Kreisner

Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Canela
Berenice M. L. Felipetti, Secretária
Nydia Guimarães, Assessora de Cultura
Bernardina Boniati Brito, Elias David da Rosa, Maria Boelter, Mariela Felippetti, Marina Meimes Gil, Nilda Athaydes, Rogério Paulo Hofmann, Sheila Bertolucci

ABTB/CUB – Associação Brasileira de Teatro de Bonecos / Centro UNIMA Brasil
Antonio Carlos De Sena, Presidente
Augusto Oliveira, Magda Modesto, Ana Teresa P. D. da Silva, Ubiratan Carlos Gomes, Maria Luiza Lacerda, Fernando Santanna

AGTB – Associação Gaúcha de Teatro de Bonecos
Ubiratan Carlos Gomes, Presidente
Magali Lotufo, Graziela De Castro, Fernando Cardoso De Sena, Isabel Cristina Dorneles, Ana Teresa P.D. da Silva

Apresentadores: Lívia Ferreira e Mário De Ballentti (Aberlardo)
Criação do Cartaz: Fernando Sant’Anna
Criação do Catálogo: Antonio Carlos de Senna e Denise Barra
Planejamento Gráfico: Yara Maya
Luz: Jorge Rodrigues e Equipe
Som: Artenova: Paulão E Equipe
Divulgação: Pauta, Assessoria e Produção: Marlei Teixeira e Vera Carneiro
Produção de Apoio: Andromeda: Denise Barra e Yara Maysa
Coordenação Geral: Antônio Carlos de Sena, Berenice M. L. Felippetti, Denise Barra, Elias David da Rosa e Marina Meimes Gil

(Página 22)

Agradecimentos

Alaor Simões, Antônio Carlos Burjak, Aquiléia Corrêa, Clemente Távora, Egídio Ammes, Equipe do Cine-Teatro, Equipe de Decoração, Equipe de Marcenaria, Equipe de Motoristas, Eva Sopher, Idemor Paiva, Inácio Oliveira, José Agnello Corrêa, José Carlos Conte, Luís Fernando Costa Estima, Luiz Carlos Tomazelli, Luiz Fernando Correa, Laſse Müller, Margarida Weber, Maria Teresa Péricles Druck, Paulo Roberto Negrelli, Philippe Aldon, Suzana Favila, Vera Cabral

Apoio Cultural

Aliança Francesa de Porto Alegre, Assembleia Legislativa do Ceará, Association Française D-action Artistique, Carlos Jorge Appel, C.T.G. Querência, Chocolates da Prawer, CRT – Companhia Rio Grandense de Telecomunicações (Agência Canela), Escola Cenecista, Esporte Clube Serrano, Facelpa, Forjas Taurus, Fundação de Cultura e Turismo de Fortaleza, Fundação José Augusto – Rio G. do Norte, Fundação Cultural de Curitiba FUNDARPE – Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, Hotel Continental, Hotel Laje de Pedra, Rádio Cultura FM, Reitoria da Universidade de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, Secretaria de Estado da Cultura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Obras de Canela, Secretaria Municipal de Turismo de Canela, Universidade Federal de Minas Gerais, Varig/Cruzeiro/Rio-Sul

(Verso da Última Página – Mapa com a localização dos espaços das apresentações)

Apoio

(Logos) Facelpa, Taurus Brasil, Varig, Laje de Perda – Hotel, Andromeda Produções Artísticas

(Última Capa) 

(Logos) Taurus Brasil, Taurus