Barra

Bate-Papo com Demetrio Nicolau sobre o site Todoteatrocarioca

CBTIJ: Diante de um cenário político e econômico em que prevalece a clara intenção de promover o apagamento da nossa memória, bem como da nossa história, qual é a contribuição de uma plataforma que reúne quantidade tão abrangente de dados sobre o teatro carioca desde a sua gênese?

Demetrio Nicolau: A contribuição do Todoteatrocarioca é a de concentrar em um só lugar as informações esparsas sobre estreias no Rio de Janeiro, contidas em livros, teses, jornais e – sua fonte primordial – os programas dos espetáculos. Possibilita, assim, ampla fonte de pesquisas diversas, desde a consulta sobre montagens anteriores para estudos de uma nova encenação, a localização de pessoas e seus currículos para conhecimento ou a formação de novos elencos e fichas técnicas, até a checagem se o título de seu novo espetáculo é original ou se já foi utilizado. A cada dia descobrimos pessoas fazendo novos tipos de consultas com objetivos muito diversos.

CBTIJ: Quais tem sido os principais desafios nestes 5 anos do Todoteatrocarioca? E quais são as perspectivas do site daqui para frente?

Demetrio Nicolau: O grande desafio tem sido a alimentação constante dos dados, que abarcam as peças estreadas no Rio de Janeiro desde 1769 até os dias de hoje.  Como esse trabalho está sendo realizado com recursos próprios, e não permite a contratação do número ideal de colaboradores, optamos por manter em dia as estreias e lançar quando possível os dados de materiais antigos já coletados.

Nesses 5 anos, reunimos informações sobre 15.000 espetáculos, 52.000 pessoas, 6.500 funções e 1.100 espaços teatrais, 3.000 fotografias, 1.500 programas digitalizados, além de Coletivos, Patrocinadores e curiosidades, num total de quase 350.000 informações lançadas, somente para a cidade do Rio de Janeiro. A estimativa feita é que estrearam no Rio de Janeiro 21.000 montagens diferentes, e já teríamos lançados 2/3 dos títulos e 1/6 das informações completas sobre eles.

CBTIJ: Qual é a possibilidade de termos, a médio ou longo prazo, um site sobre Todoteatrobrasileiro?

Demetrio Nicolau: A plataforma para coleta de dados foi originalmente construída para o Todoteatrobrasileiro. O pequeno patrocínio conseguido em 2013 é que determinou a concentração no Todoteatrocarioca. A questão é que para lançar informações de todo Brasil, é necessária a contratação de muitos colaboradores, o que só seria possível com um novo patrocínio – hoje inexistente.