Programa do festival que aconteceu na cidade de São Paulo, SP, no Teatro da Cia. Paideia, de 27.09 a 01.10.2017


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(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Capa)

XI Festival Internacional Paideia de Teatro para a Infância e Juventude:
Uma Janela para a Utopia

27 de setembro a 01 de outubro de 2017

(Verso da Capa)

Nos dias de hoje, o intercâmbio cultural torna-se cada vez mais necessário e é vital para nossa existência. Ao abrir horizontes e construir pontes em um mundo dividido e polarizado, ele dá sentido ao nosso trabalho. A meta principal da 11ª edição de nosso Festival é a de oferecer e garantir um palco, um espaço para o jovem poder expressar e pensar sobre nossas, suas questões, suas questões, suas dores e seus sonhos. Essa edição reunirá artistas e pensadores da Alemanha, da Argentina, do Canadá, do Chile, de Cuba, da Dinamarca, da Espanha, dos Estados Unidos da América e do Brasil que, na busca de caminhos em direção a um mundo justo e em paz , trarão experiências e expectativas em suas bagagens como material de troca.

27 de setembro, quarta-feira

Paideia

10h, Solo For To ( Solo para Dois ), Teatergruppen Batida, Dinamarca

14h30, Filme Terreiros do Brincar de Maria Farinha Filmes

17h, Reflexões, com Stefan Fischer-Fels, Alemanha

18h, Roda de Conversa: Curadoria, Critérios e Desafios

20h30, Paradies ( Paraíso ), D’Haus Junges Schauspiel, Alemanha

Sesc Campo Limpo

19h, Prometeu , Cia. Circo Mìnimo, São Paulo

28 de setembro, quinta-feira

Paideia

10h, Paradies ( Paraíso ), D’Haus Junges Schauspiel, Alemanha

15h, Reflexões, com Aglaia Pusche Amauri Falseti (Paideia)

16h, Mesa de Reflexão: O Teatro para Jovens

18h15, Reflexões, com Pepa Muriel, Espanha

20h, Caso Perdido, Cia. Paideia de Teatro, Núcleo de Vivência Teatral e Coral Paideia

Sesc Campo Limpo

15h, Oficina Contos para Dançar, com Pepa Muriel, Espanha

20h, Prometeu, Cia. Circo Mínimo, São Paulo

29 de setembro, sexta-feira

Paideia

10h, El Desván de los Hermanos Grimm (O Sótão dos Irmãos Grimm), Escenoteca, Espanha

11h30, Roda de Conversa, Encontros Internacionais/Interculturais da ASSITEJ

14h, Oficina, A Palavra Emcena com Eric Nowinski, São Paulo

14h, Filme, Nunca Me Sonharam, de Maria Farinha Filmes

16h, Filme, Tá Fervendo, de Leonardo Melo

Sesc Campo Limpo

19h, Oficina, Mitologia Grega e a Estrutura dos Espetáculos de Circo, com Rodrigo Mateus

Teatro Paulo Eiró

20h, Solo For 2 ( Solo para Dois), Teatergruppen Batida, Dinamarca

30 de setembro, sábado

Paideia

10hm Oficina, Teatro e Educação, Metodologias de Atuação para Ensinar e Aprender, com Marion Van de Water, Estados Unidos

10h, Oficina, Atuação Melodramática, com Paulo Merísio e Cia. Melodramática do RJ

10h, Oficina, Treinamento de Montagem para Jovens, com Daniel H. Fernández, Argentina

13h30, Página Aberta, Grupo Caixa de Imagens, São Paulo

15h, A Princesa de Bambuluá, Cia. Quase Cinema, Taubaté, SP

17h30, Filme Waapa, de Maria Farinha Filmes

Sesc Campo Limpo

16h, El Desván de los Hermanos Grimm (O Sótão dos Irmãos Grimm), Escenoteca, Espanha

Teatro Paulo Eiró

16h, Histórias que o Vento Traz, Cia. Paideia de Teatro, SP

20h, Santo Dias, Da Roça à Fábrica, Núcleo de Vivência Teatral e Coral Paideia, São Paulo

Sesc Santo Amaro

18h, Gretel e Hansel ( Maria e João), Cia. Le Carrousel, Canadá

01 de outubro, domingo

Paideia

10h30, O Jardim do Imperador, Cia. Pelo Cano, São Paulo

11h30, Mesa de Reflexão, A Infância e o Teatro para Crianças

14h30, Reflexões, com Bebê de Soares

15h, Filme Terreiros do Brincar, de Maria Farinha Filmes

16h, Travessia, Grupo Caixa de Imagens, São Paulo

17h, Manuela, Cia. do Feijão, São Paulo

Sesc Campo Limpo

13h, Oficina, Contos para Dançar, com Pepa Muriel

16h, El Desván de los Hermanos Grimm (O Sótão dos Irmãos Grimm), Escenoteca, Espanha

Sesc Santo Amaro

Gretel e Hansel ( Maria e João), Cia. Le Carrousel, Canadá

Teatro Paulo Eiró

19h, Pelo Mundo com Mawaca, Grupo Mawaca, São Paulo

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(Página 01 – Foto de Thomas Rabsch)

Apresentando a nova parceria de intercâmbio internacional da Paideia:

Paradies (Paraíso), D’Haus Junges Schauspiel, Alemanha

27/09, quarta-feira, 20h30 e 28/9, quinta-feira, 10h

Local: Paideia
Indicação Etária: 14+
Duração: 75 minutos

Tradução: em alemão com legenda em português

Hamid tem 19 anos e finalmente encontrou o caminho certo. Uma hora até o ato. Ele prometeu a seus novos irmãos. Não há como voltar atrás. Chega de conversa, agora é agir! Eles entenderam seu propósito na vida. Após o feito, o céu estará aberto a eles… Esperar uma hora. De repente, sua vida passa por Hamid como num clipe de canção pop de sucesso: Hamid se lembra das férias de verão paradisíacas com sua mãe, pai e irmã na Turquia, as horas felizes com sua namorada Sonja, as discussões reflexivas com Tayfun, a assistente social do clube de jovens… Se não fosse por seus novos irmãos que ele imagina assistindo e comentando por cima de seus ombros. Hamid tenta se concentrar com o aplicativo Meca. Os minutos se esticam, enquanto uma música atrás de outra vão varrendo sua mente, ou será que tudo isso é mesmo real?

 Paradise mostra um jovem que está sob a pressão de suas energias e aspirações, quão rápido essas energias podem ser exploradas e quão facilmente uma pessoa jovem sucumbe a falsas promessas. É contada a história de um adolescente de hoje, perigoso e inofensivo, altamente divertido e muito sério, sensível e patético, ingênuo e pensativo.

Sobre os autores: Lutz Hübner e Sarah Nemitz estão entre os autores alemães mais encenados. Suas obras foram premiadas diversas vezes, mais recentemente, o Prêmio dos Autores de 2016, do Autorenstiftung Frankfurtam Main. Escreveram sua obra mais recente, Paraíso, para o D’Haus Junges Schauspiel. A diretora, Mina Salehpour, nascida em 1985, já foi convidada por diversos teatros na Alemanha. Em 2013, Salehpour recebeu o Prêmio Der Faust como melhor diretora para crianças e jovens.

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D’Haus / Teatro Jovem Düsseldorf

O Junges Schauspiel existe há 40 anos como parte de um dos maiores teatros da Alemanha: Düsseldorfer Schauspielhaus D’Haus. Está localizado na principal capital da Nordrhein-Westfalia, na parte ocidental da Alemanha. Junges Schauspiel tem uma sede própria em um antigo espaço fabril com um grande palco para 300 pessoas e um palco menor para 90 pessoas. Com um grupo de 8 atores, realizamos 6 novas peças a cada temporada totalizando 250 apresentações, e temos um repertório de cerca de 15 peças para todas as faixas etárias de 2+ a 15+. Junges Schauspiel tem cerca de 65.000 espectadores a cada temporada. Seu trabalho foi altamente premiado diversas vezes na Alemanha e no exterior. O grupo fez turnês internacionalmente na Áustria, Nigéria, África do Sul, Romênia, Hungria, Bélgica, Polônia, Israel, Coréia, Índia, Brasil, Austrália, etc. E é convidado para festivais internacionais como Szene Bunte Wähne na Áustria, Festival de Verão em Okinawa no Japão ou no Congresso Mundial Assitej em Adelaide, Varsóvia e recentemente na Cidade do Cabo.

Está em seu perfil artístico desenvolver novas peças teatrais como uma Companhia, mas também com escritores dramáticos de destaque como Lutz Hübner, Thilo Reffert e Dirk Laucke. As peças desenvolvidas desta forma foram altamente premiadas através de prêmios para autores ou através convites para festivais. Existe um novo foco na colaboração internacional e no intercâmbio intercultural/transcultural. Stefan Fischer-Fels é novo diretor artístico desde 2016. Estamos muito felizes em renovar nossos maravilhosos contatos de colaboração para a Cia. Paideia. A equipe em torno de Stefan Fischer-Fels já realizou um intercâmbio de cinco anos com a equipe de Aglaia Pusch e Amauri Falseti.

Texto: Lutz Hübner e Sarah Nemitz
Direção: Mina Salehpour
Cenário e Figurino: Maria Anderski
Música: Sandro Tajouri
Dramaturgista; Kirstin Hess
Pedagogo de Teatro: Matin Soofipour
Elenco: Paul Jumin Hoffmann, Julia Goldberg, Maëlle Giovanetti, Kilian Ponert, Ber                                                                                                                                                                           nhard Schmidt-Hackenberg, Denis Geyersbach.

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(Página 02 – Fotos de Franços Xavier Gaudreault)

Gretel e Hansel (Maria e João), Le Carrousel, Canadá

30/09, sábado, 18h e domingo, 01/10, 16h

Local: Sesc Santo Amaro
Indicação Etária: 6+
Duração: 55 minutos

Tradução: em espanhol, com legendas em português

A chegada de Hansel (João) à vida de Gretel (Maria) perturba o equilíbrio. Esse irmãozinho atrapalha tudo. Quando seus pais os abandonam na floresta e ambos terminam na casa da bruxa, a tentação de empurrá-lo para o forno junto com a bruxa e livrar-se dele para sempre é muito forte… Por que caminhos tortuosos se chega a ser uma irmã mais velha?

Gretel e Hansel é uma criação de Le Carrousel Companhia de teatro em residência no Théâtre de la Ville, Longueuil, Quebec, e na La Maison Théâtre, Montreal, em coprodução com o Théâtre du Vieux Terrebonne, Muni-Spec Mont –Laurier e Le Théâtre, Scéne Nationale de Narbonne. Com a ajuda para criação do Centte National du Théâtre, França.

Texto: Suzanne Lebeau
Direção: Gervais Gaudreault
Assistência de Direção: Milena Buziak
Atores: Émile Lévesque, Jean-Philip Delbien
Cenografia: Stéphane Longpré
Figurino: Linda Brunelle
Luz: Dominique Gagnon
Música e Efeitos Sonoros: Diane Labrosse
Maquiagem e Penteados: Pierre Lafontaine
Direção de Produção: Dominique Gagnon

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Crédito da foto: Ditte Valente

Solo For 2 ( Solo Para Dois), Teatergruppen Batida, Dinamarca

27/9, quarta-feira, 10 h, na Paideia; 29/9, sexta-feira, 20h, no Teatro Paulo Eiró

Indicação Etária: 5+
Duração: 45 minutos
Tradução: Espetáculo com poucas palavras

Um concerto está prestes a começar quando um por um dos membros da orquestra Sweet Seven Magic telefona ao maestro dizendo que não poderá comparecer. O único que aparece é o músico menos talentoso que só quer saber de futebol e comida. Mas o que parecia ser a receita para um desastre termina de maneira surpreendente.

Batida é um tradicional grupo dinamarquês composto por um time vibrante de atores e músicos. O grupo desenvolveu um estilo teatral único e interativo e, ao longo dos anos criou uma ampla gama de espetáculos para todas as faixas etárias. O grupo ocupa um antigo edifício de fábricas convertido em Copenhague. Em sua longa trajetória, o grupo Batida percorreu mais de quarenta países diferentes.

Diretor, Autor e Cenógrafo: Giacomo Ravicchio
Compositor: Per Thomsen
Atores: Simon Holm e Soren Valente

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Crédito da foto: Jose Maria Roca

El Desván de los Hermanos Grimm (O Sótão dos Irmãos Grimm), Cia. Escenoteca, Espanha

29/9, sexta-feira, 10h, na Paideia; 30/09, sábado, 16h e 01/10, domingo, 16h, no Sesc Campo Limpo

Indicação Etária: 6+Duração: 60 minutos
Tradução: em espanhol com legenda em português

Os contos de fadas são o sótão da nossa memória oral. Objetos aparentemente inúteis, contos cheios de pó e vocês o Público, são os ingredientes desse sótão que abre as portas. O espelho quebrado da Branca de Neve, as galochas de Chapeuzinho Vermelho, a máquina de fazer ouro do anão Saltarin. Objetos antigos que, combinados entre si, tem muito o que contar ao século XXI.

A companhia Escenoteca  constrói uma linguagem e um universo próprios baseados na teatralização da narração oral, na busca de novas experiências sensoriais para crianças e no sentido pedagógico. As crianças com a Escenoteca podem aprender, se comover, encontrar um convite à criação e à imaginação, mas, sobretudo, se divertem no amplo sentido da palavra. A companhia realiza oficinas para escolas, professores, bibliotecas, universidades e profissionais das artes cênicas. A Escenoteca já recebeu diversos prêmios por seu trabalho; em 2016 recebeu o prêmio de melhor adaptação teatral e espetáculo infantil, pela Escenários de Sevilla.

Direção, Adaptação e Interpretação: Pepa Muriel
Técnico de Luz e Som: Nestor Garcia
Cenografia: La Mari, José Pipió, Escenoteca
Vozes em Off: Claudia Roca, Pepita Ramirez
Vídeo e Fotografia: Jose Maria Roca
Produção: Escenoteca

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(Página 03 – Foto de João Caldas)

Espetáculos Nacionais

O Jardim do Imperador, Cia. Pelo Cano, São Paulo

07/01, domingo, 10h30, Local: Paideia
Indicação Etária: Para todas as idades
Duração: 60 minutos

O espetáculo conta a história de um imperador que escolhe seu sucessor através das plantas que ele tanto cultiva e aprecia. O espetáculo convida a uma viagem sensorial onde os aromas, texturas e sons evocam lembranças dos quintais e suas pequenas hortas. No final do espetáculo as crianças são convidadas pelo imperador para conhecer seu jardim e um presente é oferecido a elas pelo imperador.

A Cia. Pelo Cano é formada por Paola Musatti e Vera Abbud, ambas trabalham com a linguagem do palhaço há mais de 20 anos. A partir de 2004, estimuladas pelo percurso comum e pela bagagem artística acumulada ao longo de tantos anos em tantos grupos, como Cia. Cênica Nau de Ícaros, Parlapatões, Jogando no Quintal e Doutores da Alegria, decidiram se aprofundar ainda mais na linguagem do palhaço, dessa vez afunilando suas pesquisas, explorando as possibilidades de uma dupla. Desde então, refletir e atuar em um número, um espetáculo ou qualquer outra intervenção cênica a partir do ponto de vista do palhaço, tornou-se prioridade nas pesquisas artísticas de ambas.

Direção: Cia. Pelo Cano
Concepção: Vera Abbud
Elenco: Paola Musatti e Vera Abbud
Cenário: Cia. Pelo Cano
Cenotécnica: Onozone Studio-Fernando Bretas
Figurino: Daniela Garcia
Iluminação: Lica Barros
Técnico de Montagem: Paulo Pellegrini
Fotografia: João Caldas
Vídeo: Bruta Flor Filmes
Produção Executiva: Laila Rebelo-Leelas Produções Artísticas e Cia. Pelo Cano.

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(Foto de Cacá Bernardes)

Manuela, Cia. do Feijão, São Paulo

01/10, domingo, 17h. Local: Paideia
Indicação Etária: 12+
Duração: 60 minutos

Manuela é uma história de amizade entre o escritor e sua máquina de escrever. É o nome dado a ela por Mário de Andrade, em homenagem ao escritor e amigo Manuel Bandeira. É do ponto de vista da máquina a narrativa da história. É ela que conta quem foi esse brasileiro, através da poesia e da correspondência do morador da Lopes Chaves e de suas reflexões de companheira.

A Cia. do Feijão teatral estável, estabelecido em São Paulo desde 1998. Investigamos e desenvolvemos linguagens cênicas ancoradas no trabalho do ator e em processos de criação em equipe. Nossos temas vêm da diversidade de realidades brasileiras que nos formam, conformam e deformam. Guias importantes são a literatura, a observação direta e a memória histórica, O trabalho contínuo de pesquisa, criação, formação e compartilhamento desenvolvido a partir de nossa sede na região central da cidade deve grande parte de sua existência ao suporte empenhado ao grupo pelo Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.

Concepção e Dramaturgia: Vera Lamy
Direção Musical e Trilha Original: Lincoln Antonio
Preparação Corporal: José Romero
Preparação Vocal: Rodrigo Mercadante
Orientação Literária: Iná Camargo Costa
Orientação Dramatúrgica: Milton Morales Filho
Cenografia: Pedro Pires
Cenotécnicos: Edson Luna e Elton Santos
Figurino: Anahí Asa
Costureiro: Enrique Casas
Iluminação: Zernesto Pessoa
Operação de Luz: Rafael Araújo
Em Cena: Lincoln Antonio e Vera Vera Lamy

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(Página 04 – Fotos de Rafael de Paula)

A Princesa de Bambuluá, Cia. Quase Cinema, Taubaté, São Paulo

30/9, sábado, 15h. Local: Paideia
Indicação Etária: Para todas as idades
Duração: 40 minutos

História brasileira resgatada por Luís da Câmara Cascudo, que conta a trajetória de João, um rapaz amarelo que ao parar numa gruta para descansar é surpreendido pelo rosto de uma linda princesa que estava encantada.

Neste teatro de sombras, o cenário e bonecos são inspirados nas xilogravuras nordestinas. Tudo foi pensado para que o público se encante e reconheça a nossa brasilidade nos mínimos detalhes da peça.

Cia. Quase Cinema existe desde 2004, nasceu do encontro de diferentes linguagens artísticas: artes cênicas, artes plásticas, cinema, performance e dança. O teatro de sombras surge como possibilidade de expressão, uma arte milenar que encanta os adultos e crianças. Convidamos o público para mergulhar no universo fantástico e onírico das sombras que falam, cantam e dançam. O grupo já esteve em festivais na Alemanha, Macedônia, Itália e fez apresentações em campos de refugiados na Grécia. Produz o FIZ-Festival Internacional de Teatro de Sombras.

Texto de Luís da Câmara Cascudo
Adaptação Livre de Ronaldo Robles e Silvia Godoy
Elenco: Rafael de Paula, Silvia Godoy e Ronaldo Robles
Cenário e Bonecos: Ronaldo Robles
Figurino: Vera Luz e Silvia Godoy
Luz: Silvia Godoy
Trilha Sonora: Mano Bap
Técnica: Rafael Soares
Produção Cia. Quase Cinema

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(Foto: Eduardo Vessoni)

Pelo Mundo com Mawaca, Grupo Mawaca, São Paulo

01/10, domingo, 19h. Local: Teatro Paulo Eiró
Indicação Etária: Para todas as idades
Duração: 60 minutos

Este espetáculo multimídia com toques teatrais convida o público para uma grande viagem sonora por vários lugares do mundo como França, Albânia, Tanzânia, Índia, Portugal, Israel e Brasil, criando uma verdadeira trama de sons e fios de histórias que se entrelaçam durante o espetáculo.

O Mawaca é um grupo que pesquisa e recria músicas das mais diversificadas culturas musicais do mundo. É formado por um grupo vocal que interpreta canções em mais de vinte línguas acompanhadas de um grupo instrumental acústico: acordeom, violoncelo, flauta e sax soprano, contrabaixo, além dos instrumentos de percussão como as tablas indianas, derbak árabe, djembé africano, berimbau, vibrafone e pandeirões do Maranhão.

Com 06 Cds gravados, 04 DVDs e 18 anos de carreira, o Mawaca é referência no cenário da música étnica no Brasil e é reconhecido pela sua pesquisa multicultural. O repertório do grupo é formado por músicas de tradições dispares como a japonesa e a irlandesa; de países tão distantes entre si como Finlândia e Japão, África Central e Indonésia, regiões diferentes como Oriente Médio e Península Ibérica. São temas ancestrais que possibilitam a pesquisa de sonoridades múltiplas revelando as características étnicas locais buscando sempre estabelecer inter-relações com elementos da música brasileira.

Músicos – Vozes: Magda Pucci, Sandra Oak, Rita Braga e Zuzu Leiva
Instrumentistas: Ramiro Marques, saxofone; Gabriel Levy, acordeom e kalimba; Rogério Botter Maio, contrabaixo e Armando Tibério, percussão
Vídeo Cenário: Adriano Carvalho
Direção Musical e Arranjos: Magda Pucci
Direção Cênica: Wanderley Piras
Roteiro: Magda Pucci
Produção: Ethos Produtora-Amanda Moraes
Assistente de Produção: Yasmine Zaitune
Técnico de Som: Karine Spuri
Técnico de Iluminação: Calu Zabel

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(Página 05 – Fotos de Renato Greco)

Prometeu, Cia. Circo Mínimo, São Paulo

27/9, quarta-feira, 19h e 28/9, quinta-feira, 20h
Local: Sesc Campo Limpo
Duração: 40 minutos
Indicação Etária: 16+

Prometeu é um espetáculo vertical onde o herói protagonista é acorrentado pelos pés, sem tocar o chão. Responsável pelo furto do fogo dos céus que possibilita a evolução da raça humana, o Deus está preso, a mando do Senhor dos Deuses, Zeus. Desta forma, a meia altura do chão, Prometeu se debate entre Deuses (acima) e os humanos (abaixo).

A Cia. Circo Mìnimo foi criada por Rodrigo Matheus em 1988, com o espetáculo de mesmo nome, o qual foi indicado para o prêmio Mambembe. A Cia. surgiu para dar vazão ao desejo de misturar as linguagens do teatro e do circo que, na época de sua fundação, em 1988, eram bem separados. Ao mesmo tempo, tem como foco a pesquisa de linguagem, os nortes do teatro físico, tentando, porém, adicionar as possibilidades oferecidas pelas técnicas do circo para falar do ser humano, sob a perspectiva do coletivo, da vida em sociedade.

Texto: Rodrigo Matheus
Direção: Cristiane Paoli-Quito
Elenco: Rodrigo Matheus
Cenografia: Attilio Cezar Prade e Catherine Alonso
Figurino: Attilio Cezar Prade
Iluminação: Cristiane Paoli-Quito e Rodrigo Matheus
Preparação Física para Remontagem: Prof. Cláudio Novelli, Coach da KGB – Kettlebell Girevoy Brasil
Consultoria de Visagismo: Fábio Namatame
Operação de Luz: Gabriel Greghi
Operação de Som: Thiago Capella Zanotta
Fotografia: Catherine Alonso e Paquito
Produção e Realização: Circo MInimo

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(Foto de Bruno Cucio)

Página Aberta, Grupo Caixa de Imagens, São Paulo

30/9, sábado, 13h30, na Paideia (entrada)
Indicação Etária: Todas as idades
Duração: 90 minutos

Os espectadores são convidados a sentar-se, a escolher uma das “páginas abertas” que compõe a cenografia e colocar um fone de ouvido para escutá-la. Essa Página Aberta escolhida será contada através de uma leitura encenada ao vivo feita por dois atores, cada qual com seu microfone e instrumentos musicais. Só quem está com o fone escuta o que é narrado, quem passa na rua, atraído pela imagem criada por essa ilha cênica, será o próximo espectador.

Grupo Caixa de Imagens tem 23 anos de carreira. Seus espetáculos se caracterizam por uma dramaturgia própria que se desenvolve na busca da poesia visual pelo mergulho na profundidade da alma humana. O grupo traz para esta edição duas experiências cênicas de seu repertório. Uma delas já coleciona inúmeras apresentações dentro e fora do Brasil, já a outra está novinha em folha, começando a nos mostrar sua abrangência poética. A primeira não possui linguagem verbal, a segunda coloca esta em evidência.

Dramaturgia, Direção e Elenco: Mônica Simões, Carlos Gaucho
Figurino: Mônica Simões
Trilha Sonora: Carlos Gaucho

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(Foto: Bruno Cucio)

Travessia, Grupo Caixa de Imagens, São Paulo

01/10, domingo, 16h. Local: Paideia
Indicação Etária: Para todas as idades
Duração: 40 minutos

Uma boneca de aproximadamente 10 cm, chamando um espectador de cada vez, oferece-lhe um poema… ora o convidando para dançar, ora acariciando sua mão e, antes da despedida, uma flor. Na delicadeza de melodias executadas ao vivo, a boneca, que tem como cenário o vestido de quem a manipula, pretende dar a cada espectador a sua respectiva flor, a sua respectiva poesia.

Dramaturgia, Direção e Elenco: Mônica Simões, Carlos Gaucho
Confecção da Boneca e Figurino: Mônica Simões
Trilha Sonora: Carlos Gaucho

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(Página 06 – Foto de Thiago Leite)

Espetáculos Cia. Paideia de Teatro

Caso Perdido, Cia Paideia de Teatro, Núcleo de Vivência Teatral Paideia e Coral Paideia, São Paulo

28/9, quinta-feira, 20h, Local: Paideia
Indicação Etária: 12+
Duração: 90 minutos

O espetáculo mostra uma série de cenas onde o jovem é o protagonista, em suas dores, sonhos, e etc…Pois fomos buscar essas cenas em textos como a tragédia de Antígona, onde a relação entre pai e filho já é bem complicada. Mostramos também cenas de Shakespeare, Fernando Sabino, Svetlana Alexijevich e outras inspiradas em jovens da Vivência Teatral Paideia.

Sobre a montagem. Em uma montagem ousada, juntamos a Cia. Paideia de Teatro e 70 jovens da Vivência Teatral da Paideia, para o palco ser espaço de uma tribuna, onde poderemos viver e participar de uma experiência teatral onde o velho e o novo possam dialogar. Como uma “obra aberta” Caso Perdido se coloca sempre pronta para novas possibilidades de criação, um espetáculo em permanente construção e transformação.

Texto e DIreção Geral: Amauri Falseti
Direção de Cenas: Amauri Falseti, Carolina Chmielewski, Flávio Porto, Suzana Azevedo e Valdênio José
Direção Musical: Camila Amorin, Marcos Iki e Rogério Modesto
Direção de Movimento: Calima Jabur
Figurino: Aglaia Pusch com a colaboração de Cíntia Donatelli, Kelvin Tertuliano, Liliana Gomes e Marco Batista
Iluminação: Rogério Modesto
Músicos Convidados: Valbson Mendes, Pedro Fran, Thiago Pereira
Cartaz: Cíntia Donatelli com a colaboração dos jovens Gabriel Ribeiro, Ian Gimenes, Isabela Chian, Kelvin Tertuliano, Lhoys Lenny e Vitória Martins
Elenco: Cia. Paideia de Teatro, Núcleo de Vivência Teatral Paideia e Coral Paideia

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(Foto: Ninguém de Campos)

Histórias que o Vento Traz, Cia. Paideia de Teatro, São Paulo

30/9, sábado, 16h, Local: Teatro Paulo Eiró
Indicação Etária: 6+
Duração: 60 minutos
Em português com legenda em inglês

Andarilhos chegam de terras distantes para contar e encenar quatro histórias antigas repletas de sabedoria que ouviram em suas viagens pelo mundo. Pontuado por canções e ritmo narrativo poético, a dramaturgia da peça baseia-se nos textos O Narrador e O que é o Teatro Épico?, de Walter Benjamin.

Sobre a Cia. Paideia de Teatro: fundada há 19 anos, a Cia. Paideia de Teatro tem sua pesquisa voltada ao teatro para crianças e jovens. Suas produções buscam tocar o público de maneira a nutrir o imaginário das crianças e a reflexão dos jovens e adultos. Sua pesquisa estética foge dos padrões comerciais e tem a música como elemento fundamental em seus espetáculos. Realizadora do Festival Internacional Paideia de Teatro para Crianças e Jovens, a Cia. Paideia também é responsável por gerir a Paideia Associação Cultural e suas atividades como o curso de vivência teatral para jovens e os trabalhos com escolas públicas e particulares da região.

 

Direção e Texto: Amauri Falseti

Cenário e Figurino: Aglaia Pusch

Iluminação: Rogério Modesto

Direção Musical, Composições e Músico: Marcos Iki

Elenco: Carolina Chmielewsk, Rogério Modesto e Suzana Azevedo

 

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Santo Dias: Da Roça à Fábrica, Núcleo de Vivência Teatral Paideia e Coral Paideia, São Paulo

 

30/9, sábado, 20h. Local: Teatro Paulo Eiró

Duração: 70 minutos

Indicação Etária: 12+

 

Este espetáculo é uma forma de prestar uma singela homenagem a Santo Dias, líder operário assassinado, quando junto com seus companheiros lutavam por democracia e melhores condições de vida. O texto é inspirado no livro Santo Dias, Quando o Passado se Transforma em História, de Luciana Dias, Jô Azevedo e Nair Benedicto.

O Núcleo de Vivência Teatral Paideia existe desde a fundação da Paideia Associação Cultural e é um dos projetos mais importantes realizados pela Cia. Paideia. O objetivo do Núcleo não é a formação de atores e sim o de propiciar, através da experiência concreta do fazer teatral, a ampliação do número de “apaixonados” pelo teatro, para tornarem-se multiplicadores e “militantes” dentro de sua comunidade e escola, de maneira a ampliar suas perspectivas culturais.

 

Texto, Pesquisa e Direção Geral: Amauri Falseti

Direção de Cena: Amauri Falseti, Carolina Chmielewski, Suzana Azevedo e Valdênio José

Direção Musical: Camila Amorin, Marcos Iki e Rogério Modesto

Coordenação do Coral: Marcos Iki

Músicos: Integrantes do Choro da Goiabeira

Figurinos: Aglaia Pusch e Kelvin Tertuliano

Elenco: Coral Paideia e Núcleo de Vivência Teatral Paideia.

 

Crédito da foto: Carolina Chmielewski

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(Página 07)

Atividades Formativas

Reflexões

Local: Paideia
Duração: 60 minutos
Indicação Etária: 14+

Momento reservado para o artista convidado expor livremente suas reflexões acerca de seus projetos.

27/9, quarta-feira, 17h, com Stefan-Fischer-Fels, Alemanha
28/9, quinta-feira,  15h, com Aglaia Pusch e Amauri Falseti
28/9, quinta-feira, 18h15, com Pepa Muriel, Espanha
01/10, domingo, 14h30, com Bebê de Soares, Brasil/Chile

Mesas de Reflexão

Local: Paideia
Duração: 120 minutos
Indicação Etária: 14+

O Teatro Para Jovens, 28 de setembro, quinta-feira, 16h às 18h

Esta mesa abordará o tema destaque do Festival deste ano: O Teatro para Jovens. Os profissionais convidados irão apresentar suas reflexões e pesquisas e relatar seus projetos e trajetórias. A mesa pretende provocar a reflexão acerca dos conteúdos e formas dos espetáculos que vêm sendo produzidos para e com os jovens nos diversos países participantes do Festival.

Com: Manon Van de Water, Maria Lúcia Pupo, Ricardo Augusto e Amauri Falseti

A Infância e o Teatro Para Crianças, 01 de outubro, domingo, 11h30 às 13h30

A mesa pretende trazer à tona um panorama do que vem sendo discutido e aprofundado acerca da infância. Além disso, pretende dar continuidade à reflexão lançada na décima edição do Festival: Qual é o papel do teatro para crianças hoje?

Com: Gabriel Limaverde, Gabriela Romeu e Suzanne Lebeau

Rodas de Conversa

Local: Paideia
Duração: 120 minutos
Indicação Etária: 14+

Curadoria: Critérios e Desafios, 27 de setembro, quarta-feira, 18h às 20h

Nesta roda, os convidados irão expor seus métodos, relatar experiências e trocar ideias e questões acerca do trabalho de curadoria artística.

Com: Katharina von Ruckteschell-Katte, Manon Van de Water, Aglaia Pusche Amauri Falseti

Encontros Internacionais/Interculturais da ASSITEJ, 29 de setembro, sexta-feira, 11h às 13h30

Quais são as questões de política cultural, educacional e filosóficas envolvidas em projetos interculturais?

Quais as oportunidades e dificuldades que experimentamos em projetos de cooperação internacional no setor de artes cênicas para crianças e jovens, incluindo o complexo e central tema global de “Fairness”, de equidade?

A internacionalização e interculturalidade tornam nossos trabalhos melhores?

Ao final os participantes da mesa trarão exemplos em que a Assitej proporciona encontros ao redor do mundo e regionalmente.

Com: Bebê de Soares, Daniel H. Fernandéz, Paulo Merísio e Stefan Fischer-Fels

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(Página 08)

Oficinas

Contos Para Dançar, com Pepa Muriel, Espanha

28/9, quinta-feira, 15h e 01/10, domingo, 13h
Local: Sesc Campo Limpo
Duração: 60 minutos
Indicação de Público: 28/9, professores e educadores; 01/10, famílias (crianças e adultos)

Com Contos Para Dançar, Escenoteca propõe ao público dançar os contos. É um jogo teatral pensado para que o público infantil e a família, professores ou atores possam, através do movimento, dos jogos sensoriais, da manipulação de objetos e da música recriar e viver, como autênticos protagonistas, a história ou conto que vamos trabalhar.

A Palavra Emcena, com Eric Nowinski, São Paulo

29/9, sexta-feira, 14h
Local: Paideia
Indicação Etária: 14+
Duração: 180 minutos

Esta oficina pretende investigar as relações entre a palavra e a ação. A partir de uma abordagem lúdica e dinâmica, utilizando improvisações, exercícios de raciocínio e jogos dramáticos, vamos explorar as potencialidades da palavra como motor da ação e da ação como motivador da palavra. Pede-se aos participantes trazer texto, ou trecho de texto, curto decorado, de qualquer natureza.

Mitologia Grega e a Estrutura dos Espetáculos de Circo, com Rodrigo Matheus, Circo Mínimo, São Paulo

29/9, sexta-feira, 19h
Local: Sesc Campo Limpo
Indicação Etária: 14+
Duração: 120 minutos

A oficina ministrada por Rodrigo Matheu, do Circo Mínimo, aborda as definições do que é espetáculo, conceito e estrutura a partir de práticas e teorias, desde sistematizações da Grécia Antiga até as que baseiam o Circo contemporâneo. Na oficina, os participantes verão noções do que é o drama e como organizar o olhar do espectador através das linhas narrativas e ritmos da trama.

Teatro e Educação: Metodologias de Atuação para Ensinar e Aprender, Manon Van de Water, Estados Unidos

30/9, sábado, às 10h
Local: Paideia
Indicação Etária: Professores, educadores e atores
Duração: 180 minutos

Esta oficina apresenta técnicas de teatro que podem ser usadas diretamente na sala de aula para melhorar ensino e aprendizagem. A oficina centra-se em dois métodos fundamentais, o teatro linear e o teatro orientado a processos. Faremos atividades preliminares focadas em aprender nomes, habilidades de concentração e observação, movimento, fisicalidade, cooperação, tomada de riscos, comunicação não verbal, autocontrole, expressão e imaginação. Para crianças de 4 a 8 anos, histórias e a narração são atividades importantes e trabalharemos com uma história exemplificando tanto o método linear quanto o orientado a processos.

A oficina começará com uma pequena introdução acerca da importância do uso do teatro na educação de acordo com pesquisas científicas, e terminará com uma reflexão e sessão de perguntas e respostas. A oficina é baseada no livro Drama e Educação: Metodologias da Atuação para Ensino e Aprendizagem (Routledge, 2015), que é a metodologia do teatro ministrada na Universidade de Wisconsin-Madison, EUA.

Atuação Melodramática, Paulo Merísio e Cia. Melodramática do RJ

30/9, sábado, 10h
Local: Paideia
Indicação Etária: 14+
Duração: 180 minutos

Estudo de papéis com base em determinantes concretas do trabalho atorial melodramático. Treinamento em técnicas de atuação específicas do melodrama, com ênfase na experiência do Boulevard du Crime-Paris, século XIX, tendo-se como suporte jogos de improvisação teatral.

Treinamento de Montagem Para Jovens, Daniel H. Fernández, Argentina

30/9, sábado, 10h
Local: Paideia
Indicação Etária: 13+
Duração: 180 minutos

A partir de textos dramáticos faremos um trabalho de improvisação, análise e montagem de tais textos. Pesquisaremos textos que funcionam em temas adolescentes. Trabalharemos espacialidade, verdade cênica, humor e ritmo como elementos constitutivos da teatralidade.

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(Página 09 – Fotos)

Filmes

Terreiros do Brincar

27/9, quarta-feira, 14h30 e 01/10, domingo, 15h.
Local: Paideia
Indicação Etária: Todas as idades
Tradução: em português com legenda em inglês
Duração: 52 minutos

Sinopse: O filme retrata a participação de crianças em vários grupos de manifestações populares em quatro Estados brasileiros, e a sua relação com um brincar coletivo, inter-geracional e sagrado.

Produção: Maria Farinha Filmes
Dirigido por David Reeks e Renata Meirelles
Apresentado por Instituto Alana

Nunca Me Sonharam

29/9, sexta-feira, 14h
Local: Paideia
Indicação Etária: 10+
Tradução: em português com legenda em inglês
Duração: 84 minutos

Sinopse: Os desafios do presente, as expectativas para o futuro e os sonhos de quem vive a realidade do Ensino Médio nas escolas públicas do Brasil. Na voz de estudantes, gestores, professores e especialistas. Nunca Me Sonharam reflete sobre o valor da educação.

Produção: Maria Farinha Filmes
Dirigido por Cacau Rhoden

Tá Fervendo

29/9, sexta-feira, 16h
Local: Paideia
Indicação Etária: Todas as Idades
Tradução: em português sem legendas
Duração: 20 minutos

Sinopse: Quais são os efeitos pedagógicos contidos no ato de preparar o alimento? De que maneira a gastronomia pode interferir na história de vida dos participantes?

Este documentário mostra o trabalho realizado na Comunidade Pró Vida, em Rio Acima/MG, por meio da oficina Vivência Gastronômica ministrada pelo professor e Chef Fabiano Roldão.

Através de processos pedagógicos gastronômicos, pode-se potencializar uma ação isolada, tornando-a um catalizador de uma transformação já assumida como necessária pelos próprios envolvidos. Dar visibilidade a pessoas em situação de dependência química significa romper com o padrão ainda vigente de desumanidade.

Direção, Montagem, Imagens: Leonardo Melo
Produção: Lúcia Vernet e Tatiana Tonucci
Roteiro: Fabiano Roldão e Leonardo Melo
Edição, MIxagem, Design de Som e Restauração de Áudio: Thiago Frade

Waapa

30/9, sábado, 17h30
Local: Paideia
Indicação Etária: Todas as idades
Tradução: em português com legenda em inglês
Duração: 20 minutos

O documentário propõe um mergulho inédito na infância Yudja (Parque Indígena do Xingu/MT) e os cuidados que acompanham seu crescimento. O brincar, a vida comunitária, e as influências de uma relação espiritual com a natureza, são revelados como elementos que organizam o corpo-alma dessas crianças.

Produção: Maria Farinha Filmes
Dirigido por David Reeks, Paula Mendonça e Renata Meirelles

 

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(Páginas 10 e 11)

Sobre os Participantes (Mesas de Reflexão, Reflexões, Rodas de Conversa e Oficinas)

Aglaia Pusch, São Paulo: Fundadora da Paideia, é curadora, produtora, atriz e educadora. Idealizadora e curadora do Festival Internacional Paideia de Teatro para a Infância e Juventude desde sua primeira edição. Participou de diversos festivais internacionais na Alemanha, Dinamarca e em 2017, na África do Sul.

Amauri Falseti, São Paulo: Fundador da Paideia, é diretor e dramaturgo. Dirigiu e escreveu diversas peças teatrais e participou de inúmeros festivais internacionais. Há 40 anos trabalha com jovens em atividades teatrais visando a partir do teatro, envolve-los em processos culturais transformadores e significativos.

Bebê de Soares, Brasil/Chile: Fundadora da Amazonas Network, membro do Comitê Executivo da Assitej Internacional para Teatro, membro do diretório e coordenadora internacional da TeVeo Assitej Chile, além de diretora de programação da Fita Chile.

Companhia Melodramática do Rio de Janeiro: é formada por alunos e ex-alunos da escola de Artes Cênicas da UniRio. O grupo nasceu a partir de uma das disciplinas de interpretação Atualmente o grupo é formado por 6 atores dirigidos pelo Prof. Paulo Merísio.

Daniel H. Fernandéz, Argentina: Vice-Presidente do Comitê Executivo da Assitej Internacional, diretor do grupo Los Oberiú, ator, docente e gestor cultural. Co-organizador do projeto Patios de Recreo; Pró Tesoureiro da Atina (Associação de Teatristas Independentes para Crianças e Adolescentes).

Eric Nowinski, São Paulo: é ator, diretor, iluminador e professor de teatro. Discípulo direto de Célia Helen, trabalhou em sua formação com Fauzi Arap, Antunes Filho e Vladimir Capella, entre outros. Dirigiu os espetáculos A Linha Mágica, O Sonho de Jeronimo, Viagem ao Centro da Terra, Caminho da Roça, Mil Mulheres e Uma Noite. Ao lado de Simone Grande, lidera os coletivos teatrais As Meninas do Conto e a Fabulosa Companhia.

Gabriel Limaverde, São Paulo: Especialista em educação e cultura da infância do Instituto Alana , Gabriel é filósofo, mestre em educação e ética e especialista em gestão das diferenças. Viveu por 10 anos em Moçambique onde trabalhou como educador e gestor de projetos educacionais.

Gabriela Romeu, São Paulo: Jornalista especializada em infância. Desde 1999, escreve sobre e para crianças no jornal Folha de São Paulo, onde editou o caderno Folhinha e atualmente é crítica de teatro infantil. É uma das idealizadoras do projeto infâncias (www.projetoinfancias.com.br), que está documentando a vida de crianças em diferentes lugares do país.

Katharina von Ruckteschell-Katte, Alemanha/São Paulo: Diretora regional do Instituto Goethe em São Paulo e responsável pela América do Sul. Após docente no Goethe-Institut Frankfurt e Goethe-Institut Bonn, assumiu a sua primeira posição no exterior como Diretora do Departamento de Língua em Moscou. Dirigiu também as sedes do Instituto em Bangkok e Joanesburgo.

Manon Van de Water, Estados Unidos: Professora do Vilas-Phipps Distinguished Achievement e diretora do Programa de Teatro para jovens da Universidade de Winconsin-Madison, co fundadora e ex-presidente da Ityarn, a Rede Internacional de Cinema para o público.

Maria Lúcia Pupo, São Paulo: Professora titular na Escola de Comunicações e Artes da USP, onde atua na Licenciatura em Artes Cênicas e orienta pesquisas de mestrado e doutorado em pedagogia do teatro. Pesquisadora do CNPq, coordenou processos teatrais também na França, Bélgica e Marrocos; é autora de livros e de uma série de artigos especializados sobre a relação entre o Teatro e a Educação.

Paulo Merísio, Rio de Janeiro/Minas Gerais: É diretor da Cia. Melodramática do RJ, professor do Curso de Teatro e dos Programas de Pós-Graduação em Artes Cênicas e em Ensino de Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, diretor do grupo Trupe de Truões (Uberlândia) e membro do Conselho Administrativo do Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude, CBTIJ.

Pepa Muriel, Espanha: Autora, diretora, atriz e produtora da Cia. Escenoteca (Espanha). Presidente da Associação Espanhola de Companhias de Artes Cênicas para a Infância e Juventude (TVEO) que recebeu o prêmio COFAE por sua trajetória, em 2017.

Ricardo Augusto, Minas Gerais: Ator, licenciado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Uberlândia, MG. Com especialização em Educação Infantil pela UNIGAP e mestre em artes pela UFU. Investiga o teatro para crianças no palco e na escola. Integra a Trupe de Truões desde 2006 e atualmente é responsável pela Coordenação de Viabilização, e integra equipe artística e pedagógica do grupo.

Rodrigo Matheus, São Paulo: Fundador da Cia. Circo Mínimo. Rodrigo é formado em Artes Circenses pelo Circo Escola Picadeiro de São Paulo e Fool Time Circus Arts da Inglaterra. Iniciou sua carreira teatral em 1978 e sua carreira circense em 1985. Com o espetáculo Circo Mínimo, de 1988, do qual foi autor, produtor e protagonista, iniciou sua pesquisa sobre a ligação entre o circo e o teatro.

Stefan Fischer-Fels, Alemanha: Vice-diretor da Assitej Alemanha e Vice-presidente da Assitej Internacional, Fischer-Fels é também o diretor artístico do D’haus Junges Schauspiel de Düsseldorf. Nascido em Berlim, graduou-se em atuação, pedagogia, sociologia e psicologia em Stuttgart e Tübingen. De 2011 a 2016 foi o diretor artístico do Grips Theater de Berlim.

Suzanne Lebeau, Canadá: Fundadora da Cia. Le Carrousel ao lado de Gervais Gaudreault, dramaturga inúmeras vezes premiada, tradutora, professora de dramaturgia para público jovem na Escola Nacional de Teatro do Canadá e conselheira de jovens autores nacionais e estrangeiros. Suzanne Lebeau tem seu trabalho mundialmente reconhecido. É considerada uma figura chave da dramaturgia para público jovem.

Ficha Técnica

Idealização: Aglaia Pusch e Amauri Falseti
Curadoria: Aglaia Pusch e Camila Amorin
Curadoria Eixo Reflexivo: Amauri Falseti, Aglaia Pusch, Camila amorin e Christine Röhrig
Direção Geral: Aglaia Pusch
Direção Geral de Produção, Coordenação Financeira e Administrativa e Logística: Viviane Andrade
Produção: Lucciano Franco
Pré Produção: Camila Amorin e Lucciano Franco
Direção Técnica: Rogério Modesto
Site: Carolina Chmielewski, Enric Llagostera e Pedro Falseti
Tradução: Ana Luíza Junqueira, Bebê de Soares, Carolina Chmielewski, Chistine Röhrig, Maíra Watanabe Falseti, Marcos Iki, Paulo Queirós
Mediação das Mesas de Reflexão: Christine Röhrig
Ilustração XI Festival: Ieda Romera, Geninho Galvão
Diagramação: Carmen Rosa
Relações com Escolas: Suzana Azevedo
Material de Boas Vindas: Carolina Chmielewski
Organização de Alimentação: Camila Amorin

Sesc Campo Limpo: Adriana Marques, Aline Almeida, Artur Alves da Silva, Bianca Santina, Caio Rodarte, Donizete Carminato, Fabiana Kuhn, Lúcio Costa, Mário Matos, Mário Fernandes da Silva, Manha Ortiz e Natália da Silva Martins

Sesc Santo Amaro: Alexandre Caversan, Claudia Prado e Tommy

Sesc São Paulo-GEAC: Adriana de Souza, Rosana Paulo da Cunha, Rose Silveira e Sérgio Luiz Oliveira

Chef de Cozinha: Fabiano Roldão
Assistente de Cozinha: Ingra Ribeiro
Equipe da Cozinha: Nadir Pedrosa Pereira, Carmelita Fernandes e Miriam Wu (voluntários)
Equipe Técnica: Juarez Adriano, Marcos Iki, Rodrigo Abreu, Rogério Modesto e Zan Martins, Carolina Chmielewski
Coordenação da Equipe de Jovens e Espaços: Valdênio José
Coordenação de Camarim: Suzana Azevedo
Coordenação de Bilheteria: Nilton Rosa, Laís Sue Wu, Carmen Rosa (voluntários)
Transportes: Nilton Rosa (voluntário), João Nilton da Rosa (voluntário)
Registro Foto e Vídeo: David Vagt
Registro Escrito: Flávio Porto, Luvel Leyva
Café Paideia: Ana Paula Alves, Edilene Soares e Eliane Espínola
Equipe de Apoio: Cíntia Donatelli, Elisa Reichmann, Flávio Porto, Liliana Gomes, Maximilian Kuss e jovens da Paideia
Limpeza: Julcinéia Costa de Oliveira e Mikaela Costa
Assessoria de Imprensa: Cris Brito Escritório de Comunicação
Produção Cia. Le Carrousel: Ariane Cuminale

Teatro Paulo Eiró: Monalisa Vasconcelos, Daniel Ribeiro, Paulo César, Agatha Duarte, Leninha Silva, Sílvia Luisada, Severino José da Silva, Carlos Silva, Caio Lacerda, Jeferson Santos

Cia. Paideia de Teatro: Amauri Falseti, Aglaia Pusch, Ana Luíza Junqueira, Camila Amorin, Carolina Chmielewski, Cíntia Donatelli, Flávio Porto, Lucciano Franco, Liliana Gomes, Marcos IKi, Rogério Modesto, Suzana Azevedo, Valdênio José, Viviane andrade

Voluntário: Kelvin Tertuliano / Voluntário Freunde der Erziehungskunst R.S: 2017/18 Maximilian Kuss

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(Página 12)

Paideia

No decorrer destes anos, o Festival Internacional Paideia de Teatro para a Infância e Juventude: Uma Janela para a Utopia, tornou-se um festival de resistência, pois mesmo com a crise política, econômica e social que o país tem enfrentado, conseguimos chegar à décima primeira edição, evidentemente, com o apoio  de muitos que também acreditam na sua importância e alcance. No início de cada ano muitas escolas nos procuram indagando sobre os espetáculos que iremos trazer na próxima edição para poderem agenda-los em suas atividades escolares. Da mesma maneira, muitos professores, por iniciativa própria entram em contato conosco, demonstrando grande interesse em participar com seus alunos deste importante Festival, afirmando o quanto ele enriquece o seu currículo escolar.

Para os jovens que participam das atividades da Paideia, a semana do Festival é uma das mais importantes do ano em suas vidas, esperada como um presente, uma festa de fato do fazer teatral.

Para o nosso público é o acontecimento do ano, um encontro de pessoas das mais diversas realidades e culturas.

Para os artistas que dele participam, é a grande oportunidade de mostrar os seus trabalhos e de construir pontes para a celebração do Teatro. Durante o Festival, todos nós descobrimos um local de outro pensar, de outro sentir, uma alegria que contagia pela diferença e pela semelhança; o Festival celebra, através da arte de povos tão distintos, a Paz que queremos para o mundo.

Em 2017, ano em que a Paideia comemorou seu décimo segundo ano na sede da rua Darwin, e dezenove anos de pesquisa de teatro para crianças e jovens, no XI Festival Internacional de Teatro serão apresentados espetáculos da Alemanha, Canadá, Dinamarca, Espanha e Brasil, além das mesas de reflexão, oficinas e conversas com profissionais de teatro.

Com o Festival, a Paideia intensifica o diálogo que cultiva com os grupos de outros países, sempre com o objetivo de buscar novos caminhos, metas e ideias para o fazer teatral e o intercâmbio internacional abre novos horizontes ao possibilitar a interação com as companhias de teatro participantes, ampliando a experiência estética; “é uma explosão de cultura”, como escreveu um integrante do Núcleo de Vivência Teatral da Paideia em seu depoimento sobre o evento.

Agradecemos a todos os artistas e programadores culturais que nos presenteiam com sua arte. Agradecemos aos nossos fiéis parceiros e amigos. Aos integrantes da Cia. Paideia de Teatro que trabalharam incansavelmente para que esta edição pudesse acontecer. Aos nossos voluntários, jovens e suas famílias.

Agradecemos a todos nossos parceiros e apoiadores: Sesc São Paulo, com suas unidades Campo Limpo e Santo Amaro; Goethe Institut São Paulo; Instituto Cultura da Dinamarca; CALQ-Quebéc; Canadá Council for the Arts; Acción Cultural Espanhola; Instituto Mahle; Instituto Alana; Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo; Prefeitura Regional de Santo Amaro; Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo; Amazonas Network; Armazém da Luz; Pizzaria A Esperança; Comunidade dos Cristãos; FIL-Festival Intercâmbio de Linguagens.

Aglaia Pusch

(Verso da Última Capa)

A Paideia

A Paideia é uma Associação Cultural regida por uma companhia de teatro que se dedica aos jovens e às crianças: a Cia. Paideia de Teatro.

Após ocupar diferentes lugares na zona sul de São Paulo, desde 2005, passou a ter como sede um antigo pátio de coletores de lixo, em Santo Amaro. O espaço foi cedido pela Prefeitura de São Paulo à Paideia que com a ajuda de empresas, amigos, alunos e pais de alunos, transformou o galpão, que estava em estado de abandono.

Hoje sua sede é um importante polo cultural da região de Santo Amaro, que recebe jovens e crianças com o ambicioso desafio de formar cidadãos. Para isto mantém uma vasta programação cultural, além de um centro de estudos livre. Mais de cem jovens e noventa crianças fazem oficinas semanalmente na Paideia, além de professores, educadores a artistas.

Em 2017, a Paideia recebeu o Prêmio Governador do Estado de São Paulo para a Cultura, na categoria Arte para Crianças, em votação popular. Neste mesmo ano, foi indicada ao Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem entre os melhores do primeiro semestre de 2017, na Categoria Especial, “pela integração exemplar entre teatro e escolas do bairro de Santo Amaro, bem como pelos 10 anos de realização do Festival Internacional Paideia de Teatro para a Infância e Juventude: Uma Janela para a Utopia”.

Em 2010 a Paideia recebeu o mesmo prêmio, também na Categoria Especial, por “sua programação intensa e diversificada”, e desde 2009 foi reconhecida como Ponto de Cultura; conquistou inúmeras indicações e por quatro vezes recebeu o Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem e também o APCA.

Fundada em 1998 por Amauri Falseti e Aglaia Pusch, a Paideia vem ganhando cada vez mais reconhecimento e já é considerada uma referência por importantes pensadores do teatro.  Anualmente, realizamos o Festival Internacional Paideia de Teatro para a Infância e Juventude, hoje em sua décima primeira edição.

Durante sete anos, a Paideia manteve uma parceria com o Grips Theater de Berlim, grupo pioneiro no teatro mundial para crianças e jovens. A parceria resultou na montagem de três peças por cada grupo, com apresentações dos espetáculos das duas Companhias no Brasil e na Alemanha. Atualmente a Paideia está em parceria com o D’haus (Düsseldorf Schauspielhaus)

Ao longo da história da Paideia, contamos com o apoio de instituições, consulados, artistas, empresas, amigos e nossos jovens.

Saiba mais: www.paideiabrasil.com.br

(Última Capa)

Cia Paideia de Teatro
Darwin, 153
CEP 04741-010, São Paulo, SP
+5511 5522 1283

Sesc Santo Amaro
Amador Bueno, 505
CEP 04752-005, São Paulo, SP
+ 55 11 5541 4000
sescsp.org.br

Teatro Paulo Eiró
Av. Adolfo Pinheiro, 765
CEP 04733-100, São Paulo, SP
+55 11 5686-8440

Sesc Campo Limpo
Nossa Sra. Do Bom Conselho, 120
CEP 05763-470, São Paulo, SP
+55 11 5510-2700

Realização

(Logos) Paideia, Fomento ao Teatro, Prefeitura de São Paulo

Parceria

(Logo) Sesc

Apoio 

(Logos) Goethe Institut, Auswärtiges Amt, CALQ, Conseil des Arts du Canada, Instituto Cultural da Dinamarca, Canal Curumim, Armazém da Luz, Pizzaria A Esperança, Accción Cultural Espanhola, Rede Amazonas, Prefeitura de São Paulo, Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, Ministério da Cultura, Governo Federal

Este projeto foi contemplado pela 28ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo