Programa 2ª Temporada no CCBB RJ, de 22.10 a 20.11.2016

Programa 1ª Temporada, 2016

Barra

Barra

Fotos: Guga Melgar

Carol Futuro e Pablo Áscoli

Barra

(INFORMAÇÕES  DO PROGRAMA)

(Capa)

Ministério da Cultura e Brasilprev apresentam

A Gaiola

(Página 01)

Desde pequena, fico toda aborrecida quando me prendem, e mais aborrecida ainda quando eu mesma me prendo, e fico ali, parada num lugar que não é bom.

Um dia eu estava num desses lugares, aí vieram Carol e Pablo, e me deram um empurrãozinho, só pra eu sair daquele lugar que não tava gostando. Por causa desse empurrãozinho, encontrei um livro lindo, chamado A Gaiola. Foi tão forte, o empurrãozinho, que eu cheguei lá na moça que escreveu o livro, a Adriana. E Adriana, cheia de sorrisos, me deixou com mais vontade de tirar A Gaiola de dentro do livro. O empurrão virou um rodopio que só parou na casa do Bruno, do outro lado da cidade. Lá, o Bruno me disse: – Sem asas, o livro não voa, temos que procurar as asas.

De lá pra cá foram milhões de dias procurando as asas do livro. Nossa, como é difícil encontrar asas. Mas conseguimos, e melhor do que isso, descobrimos que pra isso, precisamos de muitas pessoas, todas juntinhas, inventando jogo e virando criança. Eduardo, Fabio, Ricco, Flávio, Renato, Modé, Leo, Letícia, Ana e Angélica foram as primeiras crianças, e atrás delas, muitas outras que foram chegando e construindo duas asas enormes. Por causa disso, hoje a Carol virou a Menina e o Pablo, o Passarinho. E eu? Eu nem sei mais se estou solta ou se estou presa, mas estou por aqui. Repleta de gratidão e com frio na barriga, esperando o terceiro sinal pra Gaiola voar, ansiosa com o monte de “pode ser” que a sessão de hoje vai te dar de presente. Bom voo!

Duda Maia

(Página 02 – Foto)

Sobre a Temporada Infantil Brasilprev

A Gaiola faz parte da temporada infantil Brasilprev, que reúne uma série de peças infantis nos Centros Culturais Banco do Brasil (CCBB). Os espetáculos, viabilizados por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, passarão por São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte com o objetivo de levar entretenimento de qualidade para crianças de todas as idades.

Conheça o Brasilprev Junior

O Brasilprev Junior é um produto de grande sucesso da Brasilprev, empresa especialista em previdência privada. Com ele, adultos podem acumular recursos ao longo dos anos para viabilizar os primeiros projetos de vida daqueles que amam. Um curso de inglês, uma viagem ao exterior, o custeio da faculdade e muitos outros objetivos podem ser planejados e conquistados com o Brasilprev Junior. Um presente para a vida toda!

Para saber mais, acesse www.brasilprev.com.br

(Página 03 – Jogo – Ajude a Menina a Achar o Passarinho)

(Página 04 – Foto)

Fui criada lendo e assistindo histórias de princesas.

O final quase nunca variava: elas eram felizes para sempre ao lado de um belo príncipe que as protegeria a vida inteira.

Custei para entender que na vida real nem mesmo um príncipe teria o poder de me fazer feliz pelo resto da vida. No meu tempo, as meninas de alguma forma eram treinadas a acreditar que precisavam de proteção e de um príncipe para concretizar um final feliz.

Escolhi contar para as crianças histórias que se aproximem mais da realidade. Em A Gaiola, a menina não é uma princesa, seu amor não é um príncipe, e “proteger” é um ato questionável. Até onde protegemos quem amamos, até onde essa proteção impede o outro de voar? Amar, proteger e se doar são coisas lindas e complexas. Meninas, meninos, passarinhos e amores merecem cuidado.

O tempo também me fez entender que os finais das histórias nem sempre são iguais. A vida real é surpreendente. Viva as surpresas da vida!

Adriana Falcão

(Página 05)

Há tantos céus para serem voados, e tantas gaiolas para nos acolherem e nos assegurarem dos perigos do mundo. Cabe a cada um de nós vislumbrar o que aprisiona e o que liberta.

Duda, obrigado pela gaiola do escritor. Adriana, obrigado pelo céu da escrita. Natascha, Zion, Mainha, Painho, Juju, Rafa e Barca, obrigado pela gaiola-céu da família.

E público, obrigado pelo teatro. A gaiola com mais céus que eu já vi.

Por fim, minha dica aos Passarinhos e Meninas que habitam esse mundo. Sei que as crises são muitas, que o céu às vezes fica grande demais pra nossa criança medrosa, e que às vezes a gaiola fica muito pequenininha pra nossa criança levada.

Mas não esqueçam nunca de aprender, pois não há ninguém nessa vida que não tenha o coração partido. E jamais percam uma oportunidade de brincar, pois a vida é essa, e há de ser vivida. SE não sabem como, olhem com atenção pra história que Pablo e Carol vão contar. Pois aqui a brincadeira é de verdade. Vamos em frente?

Eduardo Rios

Aquele que não tem medo, curiosidade, vontade, desejo, insegurança, frio na barriga, noites de lua… que abra a boca! Pois se o amor é tão forte e tão bonito, que chega fica difícil de enxergar pelo ponto de vista de quem não ama, é que está na hora e no tempo de se viver uma grande história. Bora?

Carol Futuro

 De repente um encontro, uma paixão avassaladora, um amor que não sabe onde caber. Uma vontade de ficar junto e contar sua história, minha história, nossa história. Poderia ser uma menina e um passarinho, poderia ser qualquer um de nós, poderia ser Carol Futuro, Duda Maia e Pablo Áscoli. E era, e foi e vai ser. Um voo livre, um salto necessário e um movimento preciso. Bem vindo ao céu!

Pablo Áscoli

(Página 06)

Elenco
Carol Futuro e Pablo Áscoli

Ficha Técnica

Patrocínio: Brasilprev
Apoio: Centro Cultural Banco do Brasil

Da obra de: Adriana Falcão
Adaptação: Adriana Falcão e Eduardo Rios
Direção e Roteiro: Duda Maia
Diretor Assistente: Fábio Henriquez
Direção de Produção: Bruno Mariozz
Trilha Sonora Original: Ricco Viana
Letras das Músicas: Eduardo Rios e Adriana Falcão
Participação Especial (Rabeca) Beto lemos
Cenário: João Modé
Figurino: Flávio Souza
Iluminação: Renato Machado
Coreografia Aérea: Leonardo Senna
Design Gráfico e Fotos do Mat. Gráfico: Leonardo Miranda
Assessoria de Imprensa: Leila Grimming
Fotografia: Guga Melgar
Produção Executiva: Ana Luíza Pradel
Produtora Assistente: Angélica Zago
Alfaiate: Joaquim Cardozo
Peruqueira: Márcia Elias
Cenotécnicos: Dodô Giovanetti e Maranhão
Técnico de Luz: Felipe Medeiros
Técnico de Som: Gabriel Reis
Prestação de Contas: Marli Fernandes
Produção: Palavra Z Produções Culturais
Idealização: Camaleão Produções Culturais

(Página 07)

Agradecimentos

Alberto Carvalho, Alessandra Bruno, Ana Christofidis, Anderson Pereira, Andrea Alves, Andreza Soares, Augusto Gervásio, Carlos e Camilla, Caroline Monlleo, Daniel Herz e Evelyn Disitzer, Eduardo Coimbra, Eneida Nasare, Elizabeth Bavier, Francisco Calderano, Fiu Carvalho, Gabriel Klabin, Ingryd Mariozz, José Carlos Cardozo, Julio Garcez, Letícia Medella, Luana Martau, Lucilea Rosário, Márcio Iunes, Maria Luiza Mariozz, Maria Siman, Marivaldo, Marta Queiroz, Milton Eulálio, Nea Cristina Mariozz, Rafael Prevot, Raquel Ribeiro, Renato Bavier, Synara Moreira, Talitha Áscoli, Tereza e Tim, Thiago Zenker e Tiago Calderano.

CCBB Brasília, Teatro I, de 16 a 24 de julho de 2016
Horário: sexta às 19h
Sábados e domingos às 17h. Sessões Extras 16/7 e 24/7 às 15h
Endereço: SCES Trecho 2, Lote 22, Asa Sul. Telefone: (61) 3108-7600

CCBB Rio de Janeiro, Teatro III, de 29 de julho a 28 de agosto de 2016
Horário: Sextas, sábados e domingos às 16h
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Telefone: (21) 3808-2020

CCBB São Paulo, de 07 a 29 de janeiro de 2017
Horário: Sábados e domingos às 11h
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112, Centro. Telefone: (11) 3113-3651

Lei de Incentivo à Cultura
Idealização: Camaleão
Produção: Palavra Z

Apoio Cultural: Sonia Nesi, Plaza Brasília, St. Paul Plaza, Oficina de Artes

Apoio: Centro Cultural

Patrocínio: Brasilprev

Realização: Ministério da Cultura

Temporada Infantil Brasilprev

L

Nos termos da Portaria 3.083, de 25.09.2013, do Ministério da Justiça, informamos que a Licença de Funcionamento deste CCBB tem número 00340/2011, com prazo de validade indeterminado.

Barra

(INFORMAÇÕES DO RELEASE)

Após grande sucesso de público e crítica, A Gaiola, volta ao CCBB-RJ, agora no Teatro II. A peça mostrou que tem capacidade e folego para diversas temporadas.

A história de amor e separação entre uma menina e um passarinho, que há dois anos rendeu uma indicação ao Prêmio Jabuti à escritora Adriana Falcão pelo livro infanto-juvenil “A Gaiola”, ganha novamente os palcos no espetáculo musical homônimo, assinado pela diretora Duda Maia. A peça cumpre sua segunda temporada no CCBB Rio, agora no Teatro II em dezembro faz CCBB Belo Horizonte, e em janeiro de 2017, irá ao CCBB São Paulo.

No palco, os personagens iniciam uma história de amor quando o passarinho cai, ferido, na varanda da casa da menina. Na trama, a menina se dedica a cuidar do pequeno bicho e, à medida que vão convivendo, se apegam um ao outro até se apaixonarem. Ele fica curado e, na hora da despedida, ele pede para que a menina o aprisione numa gaiola. Um dia, a menina flagra o passarinho na gaiola, encantado com a beleza do dia lá fora e uma crise se instala entre os dois. A tentativa de prender o amor se mostra inútil e os dois chegam a uma importante conclusão.

Com longa e premiada carreira como diretora de movimento, Duda criou uma partitura coreográfica que costura toda a encenação, exigindo um intenso trabalho físico dos atores. O desafio em elaborar uma dramaturgia para agradar o exigente público mirim resultou em um espetáculo que mistura teatro, dança, música, canto e contação de história. No elenco, está Pablo Áscoli, como o passarinho. Ele já atuara em outra peça infantil baseado em livro de Adriana Falcão, Mania de Explicação. Contracenando com ele, como a menina protagonista, está Carol Futuro.

Carol e Pablo, intercalam o texto com a interpretação de seis canções. Além de dançar, cantar e interpretar o texto, ora como personagens, ora como narradores, os atores ainda manipulam o cenário, montando parte da estrutura em cena.

Leia trecho da crítica publicada por Renato Mello, em seu site Botequim Cultural: “Entra em sua última semana um dos mais belos espetáculos infantis da atual temporada carioca. O roteiro tem a capacidade de impulsionar uma base dramatúrgica sólida, criando para a narrativa canções que se inserem com naturalidade dentro da dramaturgia, seja pelo encanto melódico, seja na tonalidade, passando o sentimento de moldar-se plenamente na fluência narrativa a partir da direção musical e trilha sonora assinada por Ricco Vianna. Todo esse processo de carpintaria serviu de esteio para que Duda Maia fizesse o palco pulsar vivamente na composição cênica de sua estética e na coordenação dos movimentos, dando uma dimensão lírica para temas como possessão, amor e ciúme, que culminam num espetáculo teatral irretocável. ”

Elenco

Carol Futuro e Pablo Áscoli

Ficha Técnica

Baseado no livro homônimo de Adriana Falcão
Adaptação e letras: Adriana Falcão e Eduardo Rios
Direção: Duda Maia
Direção musical e trilha original: Ricco VianaCenário: João Modé
Iluminação: Renato Machado
Figurino: Flavio Souza
Produção: Palavra Z Produções Culturais
Direção de Produção: Bruno Mariozz

Serviço

Temporada: de 22 de outubro a 20 de novembro de 2016
Horários: sábado e domingo, às 16h
Ingresso: R$ 20,00 – inteira R$ 10,00 – clientes e funcionários do BB, estudantes e maiores de 60 anos
Bilheteria: de quarta a segunda, de 9h às 21h
Vendas online: www.ingressorapido.com.br
Duração: 50min Capacidade: 155 lugares
Classificação indicativa: Livre

CCBB RJ – Teatro II
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
Tel: (21) 3808-2020 ccbbrio@bb.com.br
Acesso para portadores de necessidades especiais
Para mais informações, acesse: http://culturabancodobrasil.com.br/portal/