Programa do espetáculo que estreou no Teatro Oi Ipanema, em 15.10.2016

Júlia Gorman e Ciro Acioli

Ciro Acioli, Pedro Sol, Victor Ribeiro, Edgar Araújo. Fotos: Andrea Nestrea

 

 

 

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Capa)

De Karen Acioly e Ciro Acioli

ESPERIÊNCIA YELLOW

(Página 01)

O Governo do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura  e Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro apresentam

Experiência Yellow

De Karen Acioly e Ciro Acioli

Com Ciro Acioli, Edgar Araújo, Julia Gorman, Pedro Sol, Victor Ribeiro

Direção: Karen Acioly
Direção Musical: Deco Fiori
Versões: Fran Papaterra

Estreia: 15 Out. 2016, Sábado, 16h
Temporada de 16 de Out. a 18 de Dez 2016

Oi Futuro Ipanema

Rua Visconde de Pirajá, 54, Ipanema, Rio de Janeiro
(21) 3131-9333.

(Página 02)

(Logo) Oi

(Página 03)

Um sonho que demorou dez anos para sair do papel. Um sonho, ao mesmo tempo, sonhado por uma mãe e por um filho. Um sonho que mistura teatro à música. Um sonho, que junta, no mesmo quarto-cenário, um adolescente em crise com aquele que, talvez, seja o grupo musical mais pop de todos os tempos e que, ainda hoje, integra a lista dos recordistas mundiais de venda de discos.

O espetáculo musical com direção de Karen Acioly, com texto dela e de Ciro Acioli, faz com que os ídolos do garoto Paulo , nada mais, nada menos, que Paul Mccartney, Ringo Starr, George Harrison e John Lennon, embarquem juntos, em uma original aventura pelo Rio São Francisco. Uma viagem transformadora, ao mesmo tempo para fora e para dentro do personagem principal.

Nesse outubro de 2016, quando parece que tem sempre alguma coisa fora da ordem em algum lugar, Experiência Yellow tem tudo para aquecer mentes e corações de espectadores de todas as idades.

Vamos embarcar, então, nesse submarino? Neste submarino amarelo?

Roberto Guimarães, Gestor de Cultura Oi Futuro

(Páginas 04 e 05)

Experiência Yellow é um musical sobre amor e descobertas

Uma obra que foi construída durante diferentes momentos, amadurecida com o tempo de vários tempos. O texto original, feito a quatro mãos, é resultado de uma ideia que tivemos pela primeira vez há alguns anos atrás, quando tramávamos juntos em como levar para os palcos a animação clássica Yellow Submarine.

Tempo passou, nos reencontramos profissionalmente em 2014 para o que seriam as primeiras trocas do musical Experiência Yellow com o público. A história não era mais uma reprodução do Yellow Submarine. Se tratava agora de uma obra autoral. Entra aí a influência das versões que o paulistano Fran Papaterra criou para o espetáculo, traduzindo clássicos e lados b’s dos garotos de Liverpool para o “brasileiro”, misturando elementos da nossa cultura e história em letras de Lennon e Mccartney e George Harrison.

As melodias, mantidas tão próximas quanto possíveis das originais pelo diretor musical Deco Fiori, em contraste com as mudanças vindas das novas letras, soam ao mesmo tempo familiares e novas.

A missão de nosso espetáculo é contar a história de Paulo, um adolescente beatlemaníaco apaixonado por Nina, sua grande musa, para todas as idades. Sem abrir mão de divertir e envolver os adultos, logo, sem subestimar as crianças e os jovens. Que os beatlemaníacos mais ferrenhos possam ver e se deliciar com as versões musicais, e que não-beatlemaníacos possam sentir exatamente o mesmo.

Paulo é um jovem inventivo, músico, poeta, cheio de força, mas que…

Não consegue sair do seu quarto; seu “Submarino”; seu lugar de experiências. Ele vive o drama do “mundo de fora”, fenômeno extremamente familiar a qualquer adolescente em descoberta de si mesmo. Eis que John, George e Ringo, os outros “três”, fugindo da correria enlouquecida das fãs, surgem no submarino em busca de abrigo. Depois de perceberem que o “garoto escreve”, é poeta e canta, fazem um teste musical com Paulo, que passa na prova e entra para “a banda”. Os quatro são agora parceiros nessa grande aventura musical: abandonar o quarto e partir para a “Experiência Yellow”, em direção ao amor de Nina, ao enfrentamento de seus medos e, principalmente, ao descobrimento de sua própria identidade.

Experiência Yellow é um projeto enraizado em um dedicado processo de criação autoral, um musical recheado de Beatles, Brasil, amor – o primeiro amor – , e imaginário juvenil.

Por Karen Acioly e Ciro Acioli

(Páginas 06 e 07ma experiência vivida profundamente pode ficar tatuada em uma vida inteira. É incrível como sobrevivemos a várias delas e como vamos ficando tatuados em cada canto da nossa memória…Uma das mais esquisitas experiências que temos que viver é a experiência da adolescência, esse estranho ritual de passagem: o corpo não cabe no corpo, os pensamentos não cabem na cabeça, os medos não cabem nos desejos. A fala não sai da boca, da forma que se deseja, assim como qualquer gesto pode parecer brutal. O olhar do outro parece nos perseguir e dificilmente conseguimos nos relacionar com o mundo de dentro e o que fica no entorno de nós sem criticá-lo duramente. No entanto, é também na adolescência que descobrimos o amor de forma mais visceral, assim como descobrimos a coragem e nos jogamos nos mitos, nas ideologias, nos riscos radicais, procurando um lugar e uma forma para existirmos no mundo, tentando nos identificar com algo que já exista, para que possamos acreditar que é possível sermos aceitos, numa delicada fronteira entre o que gostaríamos de ser e o que somos, entre a decisão que gostaríamos de tomar, mas nos acovardamos, e aquela outra que tomamos sem pensar.

Paulo diria: “meio complexo, né?”…Super complexo. Mas quisemos fazer assim; um espetáculo cheio de pistas, fôlego, hormônio, possibilidades e desvios para que o público preencha como quiser os traços dessa encenação pontilhada. Para Paulo, o que importa é apenas sair do seu quarto, se comunicar melhor consigo, com a Nina, com o mundo, viver experiências reais, sejam elas estéticas, criativas, radicais ou até mesmo críticas. Se para que tudo aconteça para Paulo foi necessária a invasão bárbara de Beatles em seu quarto, valeu a invasão. Liberdade para o nosso menino; que ele consiga viver plenamente tudo que quiser, que ele viva sua Experiência Yellow.

Dedico esse espetáculo aos meus filhos Ciro, Dora e nossa menina Valentina. Agradeço especialmente ao elenco, equipe, a Oi e Oi Futuro, parceiros fundamentais para que eu conseguisse realizar esse desejo acalentado por tanto tempo.

Karen Acioly

(Páginas 08 e 09 – Fotos Elenco)

Ciro Acioli como Paulo

Julia Gorman como Nina

Edgar Araújo como Ringo Starr

Pedro Sol como John Lennon

Victor Ribeiro como George Harrison

(Página 10)

Músicas da Experiência Yellow

I Am The Warlus / Capivara

Lucy in the Sky With Diamonds / Tudo o que Ela Faz é Mágico

Eleanor Rigby / Ela me Inibe

Yellow Submarine / Meu Submarino

Only a Nothern Song / Mar de Buracos (*)

Two of Us / Só Nós Dois

With a Litlle Help From My Friends / Seus Amigos Querem Seu Bem

When I’m Sixty-Four / Se eu Ficar Gagá

Hey Bulldog / Gosta Mais de Mim

All Together Now / Todo Mundo Junto

All You Need Is Love / Patropi (**)

Lennon / McCartney / Fran Papaterra

(*)  Mar de Buracos, George Harrison / Fran Papaterra

(**) Patropi, Lennon / MacCartney / Jorge Ben / Fran Papaterra

(Página 11)

Yellow Submarine / Meu Submarino (Lennon/McCartney/Fran Papaterra)

Eu nasci foi no Brasil
Só de praia aqui
Tem mais de mil
Por viver à beira-mar
O oceano azul
É o meu lar
Sendo assim foi que menino
Construí o meu
Submarino
E fiz dele o meu castelo
Em vários tons da cor
O amarelo
Vai por mim vai ser belo o meu destino
Pintei de amarelo
O meu submarino (2x)
Com jeitinho a coisa anda
Em pleno mar ao som
Da minha banda
Vez em quando rola samba…
Vai por mim vai ser belo o meu destino
Pintei de amarelo
O meu submarino (2x)
O amarelo não amarela
Jamais a água passa
Da canela
Não tem essa nem aquela
Mas por precaução eu não
Abro a janela
Vai por mim vai ser belo o meu destino
Pintei de amarelo
O meu submarino (2x)

(Páginas 12 e 13 – Foto Elenco)

(Páginas 14 a 17 –Fotos)

(Página 18)

Ciro Acioli como Paulo
Edgar Araújo como Ringo Starr
Julia Gorman como Nina
Pedro Sol como John Lennon
Victor Ribeiro como George Harrison


Texto: Karen Acioly e Ciro Acioli
Direção: Karen Acioly
Direção Musical e Preparação Vocal: Deco Fiori
Versões: Fran Papaterra
Direção de Movimento: Sueli Guerra
Desenho de Luz: Fernanda Mantovani e Tiago Mantovani
Cenário: Lídia Kosovski
Figurino e Design Gráfico: OESTUDIO
Criações Digitais e Projeções: Leo Haar
Criações Vídeos, Registro e Edição: Lucas Canavarro
Imagens Documentais: Gabriela Romeu e Américo Cordula
Assistência de Direção: Kiko do Valle
Assistente de Cenografia: Julia Marina e Luna Santos
Cenotécnico: Paulo Fernandes e equipe
Fotografia: Andrea Nestrea
Contrarregra: Alessandro Amaral
Sonorização: BMX/Francine Almeida
Microfonista: Saulo Coimbra
Operação de Som: Pedro Capão e Bob Reis
Direção de Produção: Gregório Tavares
Assistência de Produção: Yves Baeta
Assessoria de Imprensa: PALAVRA!
Redes Sociais: Ana Pinto
Assessoria Jurídica: Nehemias Gueiros e Marcelo Rodrigues
Administrativo e Financeiro: Andreia Fernandes
Realização: Borogodó Empreendimentos Culturais
Correalização: Oi Futuro

facebook.com/experienciayellow
experienciayellow@gmail.com

(Página 19)

Agradecimentos

André Beltrão, Andrea Nestrea, Antonio Coury, Antônio Diniz, Arthur de Paula, Ciro Rodrigues, Cinerama Brasília, Dora de Azevedo Acioli Lutz Barbosa, Felipe Moura, Fran Papaterra, Isabella Castro, Isadora Malta, Jhenifer Fagundes, Jonas Hammar, Jorginho de Carvalho, Joseph de Andrade, Lara Rabello, Lívia Acioli, Luciana Adão Richard, Luís de Oliva, Marcelo Rodrigues, Marcia Nogueira, Marciel Oliveira, Mario Nakamura, Míriam Struz, Monique Bodin, Paula Acioli, Pedro Capão, Raphael Fernandes, Ricardo Billé, Ricardo Moreno, Roberto Guimarães, Tatiana Richard, Valentina Feno Nogueira, Valmyr Ferreira, Victor D’Almeida, Yuri Chamuska, Zélia Rodrigues.

(Página 20)

Patrocínio

(Logos) Oi, Governo do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura, Lei Estadual de Incentivo à Cultura

Correalização

(Logo) Oi Futuro

Apoios

(Logos) Esmell, Lunetterie, GBR Clipping, Da Casa da Táta, Cantina Donnana,BMX

Promoção

(Logos) Curta!, Elemídia, 94.1 Fm, Clube O Globo,

Realização

(Logo) Borogodó

(Verso da Última Capa – Foto)

(Última Capa)

Experiência Yellow