Cartaz, 2016

Programa do espetáculo que estreou em 02.09.2016

Fotos: Dani Sandrini

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Capa)

O SAL E O AMOR

Texto e Direção: Amauri Falseti

(Interior – Fotos de Cena)

Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Super Candida e Cia. Paidéia de Teatro apresentam:

O Sal e o Amor

Arte da capa: Cíntia Donatelli
Diagramação: Carmen Rosa
Fotos: Thiago Leite
Teaser: Heitor Mendes

Palavras do diretor

Dedico este trabalho para meu querido amigo Johannes Below, sempre ao meu lado, um companheiro de todas as horas.

Depois de um espetáculo em nosso Teatro, Yildiz Ademoglu Atlan, vice-consulesa da Turquia em São Paulo, me falou que seu pai tinha o costume de contar para ela dormir uma história turca que jamais esqueceu e sempre que se defronta com situações onde a criança tem a prioridade ou é tema, essa história volta nova e viva para sua vida. Falamos da importância do contar história para crianças, dos pais que alimentam este hábito e como é significativo para a vida esta prática tão simples e necessária na relação com os filhos.

Ela me disse que seu pai adorava, e também ela, mantinha o encanto e falava com tanto entusiasmo da história, que pedi para me contar, claro, fez um resumo e também me encantou. Na história,imediatamente reconheci outras que conhecia e me chamou atenção o fato de que o principio da história era a mesmo da peça Rei Lear de Shakespeare. Fez pensar: por que seu pai escolheu essa história para contar para sua única filha? E neste exercício do pensar surge um desejo: vou contar esta mesma história para as nossas crianças.

Uma história popular, que foi recolhida por Pertev Naili Boratav, um grande escritor turco que fez um trabalho por toda a Turquia, semelhante ao dos Irmãos Grimm na Alemanha. Nela podemos encontrar várias outras que conhecemos, como eu já disse, tudo isso me encantou. Pedi para Yildiz uma cópia da história e também ajuda de Sylvie Giraud na tradução para o português e comecei o trabalho da escrita do texto me inspirando no conto de Pertev e que resulta nesta peça que você vai ver.

Aproveito para agradecer à Yildiz, Sylvie, ao Cônsul Geral da Turquia em São Paulo, Sr. Mehmet Özgün Arman pelo apoio no desenvolvimento do projeto. Um agradecimento especial eu devo fazer às Indústrias Anhembi S/A, Sérgio e Renata Alkmim, Ana Paula Meirelles, Fabiana Ramos, Priscila Nascimento e toda equipe pela confiança e apoio que nos oferece nestes últimos trabalhos. Finalmente para todos que colaboraram intensamente com a montagem, nossos jovens, amigos e principalmente nosso elenco pela dedicação e garra para realizar um belo espetáculo.

Amauri Falseti

Baseada em uma lenda turca, a peça conta a história de Yildiz, a filha mais nova de um poderoso Sultão, que resolve perguntar às suas três filhas quanto amor por ele sentem. As filhas mais velhas conseguem agradar ao pai fazendo comparações com ouro e diamantes, mas Yildiz, incapaz de mensurar seu amor, não consegue agradar ao Sultão, que furioso, transforma a vida da pequena sultana num perigoso desafio.

A peça também conta a história do jovem Mehmet, filho único de uma mulher muito pobre que vivia para protegê-lo dos perigos do mundo sem nunca o permitir sair de casa. Um dia Mehmet decide sair para descobrir o mundo e acaba passando por situações inusitadas. A trajetória de Yildiz e Mehmet é pontuada pela figura de um velho Dervixe, que aparece e desaparece misteriosamente, costurando toda a trama em um final surpreendente.

*as versões mais conhecidas desta história em nossa cultura aparecem na obra de W. Shakespeare, Rei Lear e no conto de fadas Capote de Junco.

Aglaia Pusch
Camila Amorin
Carolina Chmielewski
Flávio Porto
Rogério Modesto
Suzana Azevedo
Valdênio José.

Texto e Direção: Amauri Falseti
Conto adaptado por Yildiz Ademoglu Atlan, a partir do conto “O Sal e o Amor”, recolhido por Pertev Naili Boratav
Tradução: Sylvie Giraud
Iluminação: Wagner Freire e Alessandra Marques
Cenário e Figurinos: Clau Carmo
Preparação de atores: Ana Luiza Junqueira e Madalena Bernardes
Direção Musical: Marcos Iki
Músicas: Amauri Falseti, Marcos Iki e Paul Gerlach
Músico: Marcos Iki
Costureira: Mariluce Constantino

Administração Paidéia
Coordenação administrativa e financeira: Marina Kenan (voluntária)
Administrativo e financeiro: Viviane Andrade
Assistente administrativo: Lucciano Franco
Presidente da Paidéia Associação Cultural: Luiz Corazza
Assessoria de imprensa: Cris Brito Escritório de Comunicação

Duração: 90 minutos
Indicação etária: 6+
Data da estréia: 02 de Setembro de 2016

A Paidéia Associação Cultural

É uma instituição regida por uma companhia de teatro que se dedica aos jovens e às crianças: a Cia. Paidéia de Teatro.

Após ocupar diferentes lugares da zona sul de São Paulo, desde 2005, passou a ter como sede um antigo pátio de coletores de lixo, em Santo Amaro. O espaço foi cedido pela Prefeitura de São Paulo à Paidéia que com o apoio de empresas, amigos, alunos e pais de alunos, transformou o galpão, que estava em estado de abandono.

Hoje sua sede é um importante polo cultural da região de Santo Amaro, que recebe jovens e crianças com o ambicioso desafio de formar cidadãos. Para isso, mantém uma vasta programação cultural, além de um centro de estudos livre. Mais de cem jovens e oitenta crianças fazem oficinas semanalmente na Paidéia, além de professores, educadores e artistas. Em 2010, a Paidéia recebeu o Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem, na Categoria Especial, por sua programação intensa e diversificada, e desde 2009 foi reconhecida como Ponto de Cultura; conquistou inúmeras indicações e por quatro vezes recebeu o Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem e também o APCA.

Fundada em 1998 por Amauri Falseti e Aglaia Pusch, a Paidéia vem ganhando cada vez mais reconhecimento e já é considerada uma referência por importantes pensadores do teatro.
Anualmente, realizamos o Festival Internacional Paidéia de Teatro para a Infância e Juventude, hoje em sua décima edição.

Há sete anos, a Paidéia mantém uma parceria com o Grips Theater de Berlim, grupo pioneiro no teatro mundial para crianças e jovens. A parceria resultou na montagem de três peças por cada grupo, tendo sido encenadas as peças: Baltus, o Pequeno Heroi (Held Baltus), do dramaturgo alemão Lutz Hübner, encenada pelas duas Cias; Ycatu, Água Boa, da Cia. Paidéia, escrita por Amauri Falseti e Durst (Sede) do Grips Theater, escrita por Thomas Ahrens e Círculo de Giz, de Armin Petras e Lara Kugelmann, encenada pelas duas Cias. O processo de encenação e discussão de processos e obras, uma experiência única para os dois grupos, resultou em uma experiência singular de intercâmbio, em que contextos culturais e sociais, métodos, formas e conteúdos foram debatidos extensivamente.

Ao longo da história da Paidéia, contamos com o apoio de instituições, consulados, artistas, empresas, amigos e nossos jovens.

Saiba mais: www.paideiabrasil.com.br

Agradecimentos

Ana Luiza Junqueira
Cintia Donatelli
Christine Röhrig
Enric Llagostera
Hans Marin Flores
João Junqueira Marin
Jovens da Paidéia
Laís Sue Wu
Lucciano Franco
Luiz Corazza
Madalena Bernardes
Márcia Rodrigues
Marina Kenan
Nicia Bruno Chiacchio Amorin
Nilton Rosa
Paul Gerlach
Professoras do Curso de Teatro para Educadore
Sara Mello Neiva
Tatiana Senhorinha
Telumi Hellen
Thiago Leite
Participantes dos ensaios Teatro Aberto
Viviane Andrade
Voluntários da Bilheteria
Voluntários do Café Paidéia

Agradecimentos ao Consulado Geral da República da Turquia em São Paulo

Cônsul Geral Sr. Mehmet Özgün Arman
Vice Consulesa Sra. Ayşenur Akdeniz
Vice Consulesa Sra. Yildiz Ademoğlu Atlan
Vice Cônsul Sr. Hakan Gozalici
Sra. Lígia Ambrogi Luporini Tostes

(Última Capa)

Cia. Paidéia de Teatro
Rua Darwin, 153 – Jardim Santo amaro
São Paulo – SP – Brasil
CEP 04741-010
Tel 55 11 5522.1283

(Logos) Prefeitura de São Paulo, PROAC, Super Candida, Paideia, Governo do Estado de São Paulo