Programa do espetáculo que estreou na cidade de São Paulo, na Cia. Paideia de Teatro em 22.05, com temporada até 05.07.2015

Filipeta, 2015

Cartaz, 2015

Barra

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Capa)

Cia. Paideia de Teatro apresenta

CÍRCULO DE GIZ

(Verso da Capa)

Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura apresentam Círculo de Giz

Arte da Capa: Telumi Hellen
Diagramação: Carmen Rosa
Fotos: Ingo Drumm e Thiago Leite

(Página 01)

Palavra do Diretor

Com o Círculo de Giz de Armin Petras, encerramos nosso intercâmbio com o Grips Theater de Berlim, depois de Lutz Hübner, e montagens independentes.

Para nosso grupo, uma experiência com trocas fundamentais como sempre desejamos. Serviu para o nosso crescimento, para aprofundamento e principalmente para responder e provocar questões referentes ao fazer teatral para crianças e jovens.

Na sua essência, nosso intercâmbio não aconteceu para a preservação corajosa ou o retorno glorioso às velhas formas, técnicas e práticas, mas um chamado para experimentar formas concretas para a criação de um Teatro no mundo de hoje e para reunir jovens e crianças em torno de espetáculos, como obras ou experiências que não são controladas desde o início por uma visão humana ou social fixa, mas sim uma visão formada a partir do amor pelo mundo e a renovação da sociedade por meio da nova geração.

Esses cinco anos intensos nos estimularam a pensar e fazer um Teatro que oferecesse ao mundo o espetáculo como um bem comum, a fim de permitir sua renovação através do belo, da formação de interesse e da curiosidade.

                                                                                                                                  Amauri Falseti

(Página 02)

Ficha Técnica

Direção: Amauri Falseti
Texto: Armin Petras e Lara Kugelmann
Tradução: Christine Röhrig
Iluminação: Wagner Freire e Alessandra Marques
Cenário e Figurinos: Telumi Hellen e Clau Carmo
Preparação de Atores: Madalena Bernardes
Improvisações Coreográficas: Lara Kugelmann
Direção Musical: Marcos Iki
Músicas: Amauri Falseti, Jan Messias Lensing e Marcos Iki
Músicos: Jan Messias Lensing e Marcos Iki
Operação de Luz e Produção: Suzana Azevedo
Costureiras: Benê Calistro, Edineuma Rodrigues e Elisângela Dally

Elenco

Aglaia Pusch
Ana Luiza Junqueira
Camila Amorin
Carolina Chmielewski
Flávio Porto
Rogério Modesto
Valdênio José

Duração: 70 minutos

Data da Estreia: 22 de maio de 2015

(Página 03 – Foto, Crédito: Thiago Leite)

Sinopse

Um menino hospitalizado decide encenar e dirigir uma peça que represente a história de sua vida. Para tanto, escolhe uma fábula dos tempos da China antiga. Sua mãe e os funcionários do hospital serão os atores dessa história.

Na encenação, uma menina cujo pai morreu ao se opor a um mandarim, decide trabalhar numa casa de chá. Ela se apaixona por um dos filhos do imperador, mas acaba sendo comprada pelo mandarim, que quem vem a gerar um filho. Essa situação gera ressentimento na primeira esposa do mandarim, que por fim o envenena e acusa a jovem mãe do crime, tomando dela a criança.

A intriga culmina em um julgamento. A criança é colocada no centro de um circulo de giz; quem seria a verdadeira mãe?

Nesse projeto foi escolhido Armin Petras como dramaturgo, por se tratar de reconhecido artista que, pela primeira vez, escreve um texto para crianças e jovens.

(Páginas 04 e 05 – Fotos, Crédito: Thiago Leite)

Paidéia e Grips – Intercâmbio

Círculo de Giz é a terceira etapa da parceria entre a Cia. Paidéia de Teatro, de São Paulo,

E o Grips Theater, de Berlim. A ideia de fazer um intercâmbio com a Alemanha já vinha de longa data. Já nos anos noventa procuramos o Grips Theater e discutimos com seu fundador, Volker Ludwig, esse assunto, incentivados pelo então diretor do Instituto Goethe de São Paulo, Klaus Vetter. Mas ainda não era o momento.

No Festival Internacional Paidéia de Teatro de 2009, Stefan Fischer-Fels – à época, diretor do teatro Junges Schauspielhaus Düsseldorf, e que viria a se tornar diretor artístico do Grips – e o dramaturgo Lutz Hübner vieram como convidados. A partir desse encontro, o sonho de um intercâmbio profundo com o teatro alemão voltou à vida. Hübner se propôs a escrever sua primeira peça para crianças, para a Paidéia e o Grips Theater. Lutz Hübner e Sarah Nemitz já haviam cedido quatro textos para que a Paidéia encenasse: O Coração de Um Boxeador, 1999;  Nellie Goodbye, 2005; Dom Quixote, 2008 e Dream Team, 2010.

Assim, cada teatro montou sua versão para Held Baltus, Baltus, o Pequeno Herói, na versão da Paidéia, de Hübner e Nemitz.

Na segunda etapa da parceria foi explorado um tema comum – a água, com cada um dos teatros elaborando uma dramaturgia própria.  Em São Paulo, Ycatu-Água Boa foi escrita e dirigida por Amauri Falseti, enquanto em Berlim, Durst (Sede) foi encenada por Florian Fiedler e pelo elenco, em adaptação livre da obra de Thomas Ahrens.

As duas companhias agora encenam Círculo de Giz (Kreidekreis) em uma versão de Armin Petras e Lara Kugelmann, que é também a primeira peça para crianças de Petra. Kugelmann veio a São Paulo e trabalhou com a Cia. Paidéia e com as crianças e jovens com as quais trabalhamos durante o ano. Ela foi acompanhada da artista plástica Birgit Schöne, que desenvolveu com as crianças uma oficina relacionada aos temas que emergem da peça.

Em cada encontro das companhias, em Berlim e em São Paulo, houve troca intensa. Foram workshops em conjunto, discussões sobre conteúdos, filmes, palestras e documentários assistidos coletivamente. Em São Paulo, Stefan Fischer-Fels e a pedagoga de teatro Stephanie Kaluza conduziram um workshop para crianças a respeito do tema água e sustentabilidade. De cada uma dessas experiências concretas, foi possível partilhar impressões e reflexões, compreender quão diferentemente se dá o teatro para crianças e jovens em nossos países e como é a recepção do público em cada um deles. Foi uma experiência extremamente importante, com momentos muito ricos de aprendizado.

O teatro Lutz Junge Bühne, de Hagen, sob direção de Werner Hahn, foi também um parceiro importantíssimo nesse intercâmbio, tendo encenado sua versão para Held Baltus e desenvolvido também uma peça sobre o tema da água, Lucy und der Wasserschaden (Lucy e a Falta de Água). Em duas ocasiões os três teatros se encontraram no festival de teatro de Hagen. Em 2015, veio a acontecer também intercâmbio com o Junges Schauspielhaus de Düsseldorf, que estreou sua encenação de Círculo de Giz.

Outra experiência ímpar foi a de conhecer os teatros como Schnawwl de Mannheim, e o Comedia de Colônia, nos quais a Paidéia teve a oportunidade de se apresentar.

A nossa estreia do Círculo de Giz em Berlim e em Düsseldorf foi maravilhosa. Conseguimos encantar o público. Voltamos preenchidos e felizes. Esperamos que o querido público que nos acompanha há muitos anos goste do nosso novo trabalho.

E no IX Festival Internacional Paidéia de Teatro para a Infância e Juventude: Uma Janela para a Utopia, que acontece em setembro de 2015, teremos o prazer de receber o Grips Theater com sua versão do Círculo de Giz (Kreidekreis), e faremos um encontro aberto ao público sobre a nossa parceria.

(Página 06 – Foto, Crédito: Ingo Drumm)

A Paidéia Associação Cultural

A Paidéia Associação Cultural é uma instituição regida por uma companhia de teatro que se dedica aos jovens e às crianças: a Cia. Paidéia de Teatro.

Após ocupar diferentes lugares da zona sul de São Paulo, desde 2006, passou a ter como sede um antigo pátio de coletores de lixo, em Santo Amaro. O espaço foi cedido pela Prefeitura de São Paulo, à Paidéia que com a ajuda de empresas, amigos, alunos e pais de alunos, transformou o galpão, que estava em estado de abandono.

Hoje sua sede é um importante polo cultural da região de Santo Amaro, que recebe jovens e crianças com o ambicioso desafio de formar cidadãos. Para isso, mantém uma vasta programação cultural, além de um centro de estudos livre. Mais de cem jovens e oitenta crianças fazem oficinas semanalmente na Paidéia, além de professores, educadores e artistas. Em 2010, a Paidéia recebeu o Prêmio Femsa na Categoria Especial por sua programação intensa e diversificada, e desde 2009 foi reconhecida como Ponto de Cultura; conquistou inúmeras indicações e por quatro vezes recebeu o Prêmio Femsa e também o APCA.

Fundada em 1997 por Amauri Falseti e Aglaia Pusch, a Paidéia vem ganhando cada vez mais reconhecimento e já é considerada uma referência por importantes pensadores do teatro.

Anualmente, realizamos o Festival Internacional Paidéia de Teatro para a Infância e Juventude, hoje em sua nona edição.

Ao longo da história da Paidéia, contamos com a ajuda de instituições, consulados, artista, empresas, amigos e nossos jovens.

Saiba mais: www.paideiabrasil.com.br

(Página 07 – Foto, Crédito: Ingo Drumm)

Agradecimentos

Alexandre Lopes, Andrea Gronemeyer, Anne Richter, Anette Halm, Armin Petras, Birgit Schöne, Carolina Sudati, Cibele Witcel de Souza, Christine Röhrig, Christof Seeger-Zurmühlen, Crianças da EMEF, Carlos de Andrade Rizzini, Cristina Chmielewski, Dietrich Halm, Eliane Espínola, Enric Llagostera, Evaristo Martins de Azevedo, Hans Marin Florez, Henrik Adler, Ingo Drumm, Jovens da Paidéia, Jutta Stark, Kirstin Hess, Laís Sue Wu, Lara Kugelmann, Livia Guidi de Jesus,

Lydia Maria, Luciola Lopez, Luiz Corazza, Lutz Hübner, Madalena Bernardes, Mariana Porto, Marina Kenan, Maurício de Carvalho, Milena Leal de Oliveira, Nilton Rosa, Sabine Becker, Sara mello Neiva, Sarah Nemitz, Stefan Fischer-Fels, Sylvia Lohn, Tatiana Senhorinha, Thiago Leite, Vilma Alves, Viviane Andrade, Werner Hahn, Voluntários da Bilheteria, Voluntários do Café Paidéia.

(Página 08 – Foto, Crédito: Thiago Leite)

E agradecemos sinceramente ao Instituto Goethe, que permitiu-nos através do seu apoio, esta experiência. E em especial a estes queridos parceiros:

Isabel Hölzl, Jana Binder, Katharina von Ruckteschell-Katte, Martin Bach, Thomas Stumpp, Wolfgang Baader.

Administração Paidéia

Coordenação Administrativa e Financeira: Marina Kenan (voluntária)
Assistente Financeira: Laís Sue Wu
Assistente Administrativa: Viviane Andrade
Presidente da Paidéia Associação Cultural: Luiz Corazza
Assessoria de Imprensa: Cris Brito Escritório de Comunicação

(Verso da Última Capa – Foto, Crédito: Ingo Drumm)

(Última Capa)

Paidéia Associação Cultural
Rua Darwin, 153, Jardim Santo Amaro
São Paulo, SP, Brasil
CEP 04741-010
Tel.: 55 11 5522 1283
www.paideiabrasil.com.br

Apoio

(Logos) Proac SP, Goethe-Institut, Freunde der Erziehungskunst Rudolf Steiners, Armazém da Luz

Realização

(Logos) Paidéia, Grips, Cultura, Coordenação das Sub Prefeituras, Prefeitura de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo.

Barra

(INFORMAÇÕES DA FILIPETA)

(Frente)

Cia. Paidéia de Teatro apresenta

CÍRCULO DE GIZ

Arte: Telumi Hellen

(Verso)

Círculo de Giz

Cia. Paidéia de Teatro

Um menino hospitalizado decide encenar e dirigir uma peça que represente a história de sua vida. Para tanto, escolhe uma fábula dos tempos da China antiga. Sua mãe e os funcionários do hospital serão os atores dessa história.

Na encenação, uma menina cujo pai morreu ao se opor a um mandarim, decide trabalhar numa casa de chá. Ela se apaixona por um dos filhos do imperador, mas acaba sendo comprada pelo mandarim, que quem vem a gerar um filho. Essa situação gera ressentimento na primeira esposa do mandarim, que por fim o envenena e acusa a jovem mãe do crime, tomando dela a criança.

A intriga culmina em um julgamento. A criança é colocada no centro de um circulo de giz; quem seria a verdadeira mãe?

Com esse texto encerramos o intercâmbio de cinco anos entre o Grips Theater de Berlim e a Cia. Paidéia. Neste projeto foi escolhido Armin Petras como dramaturgo, por se tratar de reconhecido artista que, pela primeira vez, escreve um texto para crianças e jovens.

Fim de Semana de Estreia

22/05, sexta, 20h30
23/05, sábado, 17h
24/05, domingo, 17h

Temporada

Maio: 28,30 e 31
Junho: 11, 13, 14, 18, 20, 21, 25, 27 e 28
Julho: 04 e 05

Quintas, 10h30. Sábados e Domingos, 17h

Paidéia Associação Cultural
Rua Darwin, 153, Jardim Santo Amaro
(11) 5522 1283 www.paideiabrasil.com.br

Direção: Amauri Falseti
Texto: Armin Petras e Lara Kugelmann
Tradução: Christine Röhrig
Iluminação: Wagner Freire e Alessandra Marques
Cenário e Figurinos: Telumi Hellen e Clau Carmo
Preparação de Atores: Madalena Bernardes
Improvisações Coreográficas: Lara Kugelmann
Direção Musical: Marcos Iki
Músicas: Amauri Falseti, Jan Messias Lensing e Marcos Iki
Músicos: Jan Messias Lensing e Marcos Iki
Operação de Luz e Produção: Suzana Azevedo
Fotos: Ingo Drumm e Thiago Leite
Elenco: Aglaia Pusch, Ana Luiza Junqueira, Camila Amorin, Carolina Chmielewski, Flávio Porto, Rogério Modesto e Valdênio José.

Indicação Etária

Para a família, a partir de 09 anos
Duração: 70 minutos
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00

Apoio

(Logos) Proac SP, Goethe-Institut, Freunde der Erziehungskunst Rudolf Steiners, Armazém da Luz, Paidéia, Grips, Cultura, Coordenação das Sub Prefeituras, Prefeitura de São Paulo

Realização

(Logo) Governo do Estado de São Paulo