Programa do espetáculo que estreou no CCBB – Teatro II em 06 de agosto com temporada até 12.10.2010

Barra

Fotos: Simone Rodrigues

Barra

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

MARINA A SEREIAZINHA

(Verso da Capa – Foto de Cena)

(Página 01)

Marina a Sereiazinha

baseado na obra de Hans Christian Andersen
com músicas de Dorival Caymmi

(Página 02)

O Centro Cultural Banco do Brasil oferece ao público a oportunidade de conferir a mais nova produção da Companhia PeQuod – Teatro de Animação, uma releitura do conto A Sereiazinha do autor dinamarquês Hans Christian Andersen.

O espetáculo, que integra atores, bonecos e bonecos aquáticos, em cenário que simula o fundo do mar, traz canções praieiras de Dorival Caymmi e reúne elementos de diversas culturas para recriar uma história com toque de brasilidade em versões adulta e infantil.

A abordagem para adultos, apresentada na montagem Marina, constrói uma personagem de contornos trágicos e propõe uma reflexão sobre os anseios, as decisões e o destino da sereia, que abre mão de seu maior talento e da própria imortalidade em nome de um amor impossível. A versão para crianças, Marina, a Sereiazinha, utiliza os mesmos cenários e bonecos, numa montagem mais resumida e com abordagem mais próxima ao universo dos contos de fadas, mantendo a proposta de reflexão sobre as escolhas.
Centro Cultural Banco do Brasil

(Página 03)

Quem nunca ouviu falar da jovem sereia que se apaixona por um príncipe humano? O primeiro a contar essa história foi Hans Christian Andersen, em 1837. De lá para cá, o conto já foi contado e recontado pelos nossos pais, avós, bisavós e tataravós. Quem não ouviu essa história na cama, na hora de dormir, ouviu na escola. Ou viu no cinema, no teatro, na televisão, nos gibis, nos livros … E sabe por que a gente nunca cansa de ouvir a mesma história? Porque ela nunca é contada do mesmo jeito.

Desta vez, a sereiazinha se chama Marina. E ela está mesmo dentro d’água – água de verdade! Mas é no teatro. E  os personagens são metade gente, metade boneco. É teatro de animação. E é teatro musical também, porque as músicas de Dorival Caymmi ajudam a contar a história.

Marina, a Sereiazinha é o jeito da Cia. PeQuod de contar esse velho conto. Esperamos que vocês gostem.
Miguel Vellinho

(Página 04)

Hans Christian Andersen

Hans Christian Andersen escreveu peças de teatro, romances, poemas e relatos de viagem. Além de escritor, ele foi também ator e bailarino. Mas o que ele fez de mais importante em seus 70 anos de vida foram os contos infantis. Na época em que ele viveu – o século 19 -, era muito raro alguém escrever para crianças. No entanto, Andersen publicou mais de 150 histórias feitas especialmente para elas. Seu sucesso dura até hoje.

Foi Andersen quem escreveu O Patinho Feio, O Soldadinho de Chumbo, A Roupa Nova do Imperador, Os Sapatinhos Vermelhos, O Homem de Neve, A Princesa e a Ervilha, A Pequena Vendedora de Fósforos, A Sereiazinha e tantos outros contos de fada que até nosso tataravós conheciam. Essas histórias inspiraram incontáveis filmes, desenhos animados, balés, músicas, histórias em quadrinho, jogos e peças de teatro – como Marina, a Sereiazinha, que a Cia. PeQuod preparou para você.

Pelo tanto que fez, Hans Christian Andersen virou nome de vários prêmios, incluindo o mais importante da literatura feita para criança. A data do seu aniversário – 2 de abril – foi escolhida para ser o Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil. E há estátuas em homenagem a Andersen no mundo todo, sendo que a mais conhecida delas é uma escultura da Sereiazinha que é um dos símbolos da cidade de Copenhague, onde Andersen viveu.

Nada mau para um menino muito pobre que nasceu na Dinamarca em 1805.

(Página 05)

Dorival Caymmi

Tem música que está na boca do povo há tanto tempo, que é como se elas sempre tivessem existido. O baiano Dorival Caymmi fez muitas assim. “Quem não gosta de samba bom sujeito não é / É ruim da cabeça ou doente do pé” – quem nunca ouviu estes versos? Pois são dele!

Dorival Caymmi nasceu em Salvador, no ano de 1934, e passou a vida compondo músicas sobre o amor, sobre as coisas da Bahia e sobre o mar. Suas canções estão entre as mais belas e importantes da música popular brasileira. Isso porque Caymmi tinha um jeito só dele de cantar, compor e tocar violão. São músicas que quase fazem a gente ver, ouvir e sentir as ondas, o vento, as areias, os temporais e outras belezas que ele cantou.

É por tudo isso que as canções de Dorival Caymmi estão nesta peça da Cia.

PeQuod, Marina, a Sereiazinha. Elas não foram feitas para o espetáculo, mas ajudam a contar essa história de amor e de dor que acontece dentro do mar e fora dele.

(Página 06)

Patrocínio e Realização Centro Cultural Banco do Brasil

Elenco

Liliane Xavier
Mariana Fausto
Mona Vilardo
Leandro Muniz
Márcio Nascimento
Miguel Araújo

Ficha Técnica

Direção e Dramaturgia: Miguel Vellinho
Assessoria Teórica: Karl Erik Schollhammer
Cenografia: Carlos Alberto Nunes
Iluminação: Renato Machado
Figurinos: Daniele Geammal
Direção Musical: Fabiano Krieger
Preparação Vocal: Doriana Mendes
Fotografia: Simone Rodrigues
Design Gráfico: Roberta de Freitas e Ana Carolina Braz
Produção Musical: Eduardo Manso, Estevão Casé e Fabiano Krieger
Assistente de Figurino: Renata Cortes
Assistente de Design: Thiago Paiva
Projeto de Sonorização: Andrea Zeni
Assessoria de Imprensa: Roberta Rangel
Escultura dos Bonecos: Bruno Dante
Confecção dos Bonecos : Carlos Alberto Nunes, Dolores Marques, Gabriela Christ, Marcos Nicolaiewsky, Michel Souza, Miguel Vellinho e Mônica Souza
Confecção de Aquários: Marcelo Poloni
Estagiários PeQuod: Alberto Naar, Giulia Caminha, Marcos Nicolaiewsky, Miguel Araújo e Mônica Souza
Costureira : Fátima Araujo
Marketing Cultural: Gheu Tibério
Assistente de Marketing Cultural: Tamires Nascimento
Produção Executiva: Igor Biond e Sarah Cintra
Administração: Mateus Tiburi
Equipe de Produção: Alex Nunes, Ana Clara Rizério, Fernanda Carvalho, João Eizo, Ludmila Teixeira e Pedro Yudi
Direção de Produção: Sergio Saboya
Produção: Cia PeQuod – Teatro de Animação

(Página 07)

PeQuod

A Cia PeQuod – Teatro de Animação surgiu de uma oficina realizada por Miguel Vellinho, em 1999. Ao longo desses onze anos de existência, a inquietação artística de sua equipe de profissionais produziu seis montagens que buscaram conjugar coragem, ousadia e profundo detalhamento artístico por meio de um entrelaçamento de tradição e cultura pop contemporânea. Em seus espetáculos, a PeQuod  procura refazer os limites do seu teatro aproximando-se de outras manifestações artísticas, como  a dança, a literatura, os quadrinhos, o cinema, a fotografia. Tudo isso sem jamais perder o caráter artesanal da confecção dos bonecos, figurinos e cenário. Essas foram, desde o princípio, as bases do trabalho da companhia, que completa sua primeira década de existência com um repertório sólido, ativo e reconhecido em todo o país.

Repertório

Sangue Bom – 1999
Noite Feliz – 2001
O Velho da Horta – 2002
Filme Noir – 2004
Peer Gynt – 2006
A Chegada de Lampião no Inferno – 2009

(Página 08)

Agradecimentos

00, 3 corações, Agtal, Corpo e Alma, Donna Natureza, Frisco, Golden Vital, Laundry Express, Luqr, Outer, Pão e Cia Copacabana, Piraquê, Pizzaria Carioca da Gema, Plurex, Rei do Mate, SBT,Tutti Shop Recomal, WER, Zany Assessoria

Adriana Mendes, Adriana Schneider, Alexandre Santos, Ana Dias, Ana Luisa Lima, Ana Teixeira, Ana Vale, Angela Maria Muniz, Ayrton Fausto, Beatriz Ittah, Clarice Silva, Custódio Cesário Venâncio Jr, Diogo Magalhães, Erick Ferraz, Fábio Pereira da Silva, Felipe Lourenço, Fred Araujo, Giselda Baptista, Helena Stewart, Helena Vieira, Henrique Escobar, Itallo Vilardo, Jeane I. de Oliveira Cesário, Jorge Mathias, Karen Acioly, Laura Castro, Luna Santos, Magda Modesto, Marcio Malard, Maria do Carmo Xavier Braga, Maria Helena Nunes, Marilene Siqueira, Marina Bezze, Mário Piragibe, Marise Nogueira, Marta Mendonça, Mateus de Souza, Michel Vilardo, Rose Fraga, Rui Marques, Stella Caymmi, Stephane Brodt, UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Vidocq Casas

E muito especialmente, Benita Prieto e Valéria Seabra.

PeQuod é o nome da embarcação que sai em busca da baleia Moby Dick, no romance de mesmo nome. Herman Melville, seu autor, fez uma homenagem ao nome de uma tribo de índios da América do Norte que foi exterminada com a colonização europeia. www.pequod.com.br

(Verso da Última Capa)

Lista de Músicas

1 – Canção da Partida (Dorival Caymmi)
2 – O Vento (Dorival Caymmi)
3 – Rainha do Mar (Dorival Caymmi)
4 – Noite de Temporal (Dorival Caymmi)
5 – Cantiga da Noiva (Dorival Caymmi)
6 – Tão Só (Dorival Caymmi)
7 – Desde Ontem (Dorival Caymmi)
8 – Quem Vem pra Beira do Mar (Dorival Caymmi)
9 – Acalanto (Dorival Caymmi)
10 – O Mar (Dorival Caymmi)
11 – Marina (Dorival Caymmi)
12 – Não Tem Solução (Dorival Caymmi e Carlos Guinle)
13 – Nem Eu (Dorival Caymmi)
14 – A Mãe d’Água e a Menina (Dorival Caymmi)

Marina
Assista também a versão para adultos dessa peça, em cartaz aqui no CCBB. O mesmo elenco com mais músicas de Dorival Caymmi. Não perca!

07 de agosto a 10 de outubro de 2010
de quarta a domingo, às 20h – Teatro lll

Não recomendado para menores de 16 anos

(Última Capa)

07 de agosto a 12 de outubro de 2010
Sábado e Domingo, às 18h

Livre para todos os públicos – (Indicado para crianças acima de 6 anos)

Apoio
(Logos) FUNARTE – Ministério da Cultura, Lei de Incentivo à Cultura Ministério da Cultura, Prefeitura do Rio Cultura, FATE.

Patrocínio e Realização
(Logo) Centro Cultural Banco do Brasil

Rua Primeiro de Março, 66 – Centro Rio de Janeiro RJ
Informações: (21) 3808-2020 / bb.com.br/cultura |twitter.com./ccbb_rj
SAC 0800 729 0722 – Ouvidoria BB 0800 729 5678
Deficiente auditivo ou de fala 0800 729 0088