Programa, 2007

 

 

 

 

 

Barra

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Capa)

SOBREVENTO PARA CRIANÇAS

O Teatro infantil do Grupo Sobrevento

Julho/agosto 2007
SESC SP Ipiranga

(Interior)

Sobrevento para Crianças

O Teatro infantil do Grupo Sobrevento

Ao longo de seus vinte anos de carreira, em seus tantos anos de pesquisa e experiências, em suas muitas viagens e no seu contato com artistas de diferentes áreas, o Grupo Sobrevento amadureceu sua inquietação sobre o Teatro para Crianças. Descobriu um sem-número de dúvidas e chegou a poucas certezas. Duas certezas destacam-se entre as demais: a de que precisamos discutir o Teatro Infantil como Arte Contemporânea e a de que precisamos discutir o Teatro Infantil como Arte Como Arte Contemporânea e a de que este é o nosso momento de fazê-lo.

O repertório do Sobrevento para crianças reflete o fazer as buscas de um Grupo que procura estabelecer, através do Teatro, diferentes formas de comunicação com o público e que luta por se aperfeiçoar e por difundir a Arte que tanto amo, em toda a sua riqueza e diversidade.

O Sobrevento é um Grupo de Teatro profissional que busca apresentar, experimentar, desenvolver, inovar, aperfeiçoar, difundir, multiplicar, valorizar, fortalecer, ensinar, aprender e estudar o Teatro de Animação, desde 1986. É reconhecido, nacional e internacionalmente, como um dos maiores especialistas brasileiros da área. O Grupo tem, hoje, dez espetáculos em repertório – destinados a diferentes públicos e espaços – com os quais ganhou alguns dos Prêmios mais importantes do país. Em suas andanças, viajou por todo o Brasil, do Acre ao Rio Grande do Sul, e apresentou-se em mais de uma centena de cidades não só do Brasil, mas também da Espanha, Irlanda, Escócia, Argentina, Chile, Colômbia e Angola.

Espetáculos

Mozart Moments

Mozart Moments estreou no Centro Cultural do Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, em 1991, dentro das comemorações dos duzentos anos da morte do compositor austríaco. Desde então, tem construído uma das carreira mais longas e exitosas jamais mantidas por um espetáculo infantil brasileiro: em 16 anos de uma carreira ininterrupta, “Moments” já se apresentou em 70 cidades brasileiras e 30 espanholas, além de outras, de diferentes países, ultrapassando as 700 apresentações. Mozart Moments é é formulado de cinco quadros curtos, através dos quais crianças de todas as idades podem conhecer um pouco mais da vidade um dos maiores compositores de todo os tempos.

O Anjo e a Princesa

O Anjo e a Princesa narra a primeira experiência de uma anjo da guarda e trata de sua difícil relação com uma princesa, a quem lhe cabe proteger. Vaidosa, a princesa manda cortar todas as flores de um bosque de pessegueiros para decorar os salões de seu castelo para uma grande festa. Somente depois de um ano de tristeza e arrependimento, na primavera, voltam a nascer as festa. Somente depois de uma ano de tristeza e arrependimento. Na primavera, voltam a nascer as flores. O anjo da guarda que ampara a princesa, mostra-se, na peça, somente como um observador e deixa a cargo da própria vida, de seu curso natural, os milagres que deveria fazer.

O Anjo e a Princesa recebeu o Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de Melhor Atriz e apresentou-se, não só no Brasil, mas também na Espanha, na Colômbia e em Angola.

O Theatro de Brinquedo

Ao contrário de muitos espetáculos do Grupo Sobrevento, onde se destaca a perícia na manipulação, O Theatro de Brinquedo revela uma técnica de manipulação muito simples, baseada no Teatro de Brinquedo (Toy Theatre), um divertimento comum na Europa do século XIX. Muito mais do que simplesmente resgatar a técnica do Toy Theatre, o espetáculo procura reviver a ingenuidade e a graça do antigos saraus, onde crianças e adultos divertiam-se, lado a lado, com representações caseiras de Teatro de Papel. Livremente inspirada na obra A Verdade Vingada. Da dinamarquesa Karen Blixen, a peça é ambientada no interior do Brasil, em fins do século XIX, e tem o acompanhamento, ao vivo, de flauta e violão, com música brasileira da época – modinhas, lundus e composições de Carlos Gomes. O Theatro de Brinquedo recebeu o Prêmio Coca-Cola de Teatro Jovem, em Categoria Especial, além de indicações como Melhor Espetáculo e Melhor Música, e elogios unânimes da crítica do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Cadê o meu Herói?

Encenação do texto do argentino Horacio Tignanelli, Cadê o meu Herói? Explora a técnica de luvas chinesa, a prendida em um trabalho intensivo com o chinês Yang Feng, o representante mais conhecido dessa técnica, recentemente falecido. É um espetáculo de aventura, com lutas, tiros, explosões e laser, dirigido àqueles meninos que já se acham grandes demais para ver Teatro de Bonecos. Nele, uma donzela, presa na torre de um castelo por um barão malvado que cismou de querer casar com ela, chama heróis para salva-la, em busca de uma solução simples e rápida. Descobre, porém, que a melhor solução para uma discussão ainda é um bom diálogo.

(Última Página)

Ficha Técnica

Grupo Sobrevento
Um núcleo da Cooperativa Paulista de Teatro
Núcleo Artístico: Sandra Vargas, Luiz André Cherubini, Maurício Santana, Anderson Gangla e Agnaldo /Souza
Artistas convidados: João Poletto, Paulo da Rosa, João Bresser
Técnicos: Fábio Carê e Marcelo amaral
Produção: Lucia Erceg

www.sobrevento.com.br
info@sobrevento.com.br

Cadê o meu Herói? – Dia 08/07, domingo às 16h
O Anjo e a Princesa – Dias 15 e 22/07, domingos, às 16h
Mozart Moments – Dia 29/07, domingo, às 16h
O Theatro de Brinquedo – Dia 05/08, domingo, às 16h

Realização

(Logos) SESC SP, Grupo Sobrevento

Apoio

(Logos) Cooperativa Paulista de Teatro, Programa Municipal de Fomento de Teatro, DEC – Departamento de Expansão Cultural, Prefeitura da Cidade de São Paulo

SESC 60 anos (1946 – 2006)
SESC Ipiranga
Rua Bom Pastor, 822 CEP 04203-000 SP – SP
T: 3340.2000 0800-118220
email@ipiranga.sessp.org.br
www.sescsp.org.br