Catálogo da Cia., 2006

Barra

(INFORMAÇÕES DO CATÁLOGO)

(Capa)

COMPANHIA DE TEATRO MEDIEVAL

(Interior)

Companhia de Teatro Medieval

Fundada em 1988

Membro fundador do Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e a Juventude – CBTIJ, filiado à ASSITEJ

Linguagem

Pesquisa do gênero teatral da farsa medieval, enfatizando a relação do ator com a plateia, de forma bem humorada, revelando o jogo teatral, como na Idade Média em que o teatro era realizado para todas as idades e classes sociais.

Histórico

Criada em 1988, a Cia, vem atuando com dois objetivos básicos: formar novas e permanentes plateias e utilizar o teatro como instrumento educacional e social, através de temas Universais tanto da Farsa Medieval, quanto da Mitologia Grega e do Folclore e Teatro Brasileiros.

Na sua proposta de companhia itinerante, a Cia, foi pioneira na abertura de Prédios Históricos e do patrimônio público para espaços de representação teatral, tais como Arcadas da Casa de Cultura Laura Alvim, Paço Imperial, Biblioteca Nacional e Casa França-Brasil, além de apresentar os espetáculos de seu repertório em qualquer espaço aonde haja público, ou seja, em praças, teatros, escolas, museus, festivais, shoppings etc. Tornou, assim, o teatro acessível, sem perder seu valor artístico, e ampliou sua comunicação.

Mostras e Festivais de Teatro

Encontro Nacional de Teatro de Rua, RJ, SP, MG – 1991/92/93/97/98
I Mostra de Teatro Infanto-Juvenil, RJ – 1995
II e XI Festival Alterosa de Teatro Infantil, MG – 1996/2005
Fábulas, Cruzadas, Bufões e Parábolas, SP – 1997
Mostra de Riso de Bolso, SP – 1998
FestiMinas, MG – 1998
Palco Giratório, RS, AL – 1998
Julho em Salvador, BA – 1998
Coração dos Outros, Saravá, Mário de Andrade, SP – 1999
21º Festival Cante e Conte, MG – 2001
IV Mostra de Teatro Infantil do Teatro Trianon, RJ – 2001
I, II, III Mostra SESC-CBTIJ de Teatro para Crianças, RJ – 2001/02/03
III Festival SESC Rio de Inverno, RJ – 2004
Caravana Cultural FUNARTE/MINC, MG, SC, PR – 2005

Festivais Internacionais

Festival Internacional de Londrina, PR – 1990
Festival Internacional de Canela, RS – 1990
Temporada SESC Outono 97, SP – 1997
Navegar é Preciso, SP – 1998
I e II Encontro Internacional de Literatura Latino-Americana e Salão do Livro, MG – 1999
IX e X Bienal Internacional do Livro, RJ – 1999/2001
XVI e XVII Bienal Internacional do Livro, SP – 2000/02
I e II Festival Internacional de Teatro de Rio Preto, SP – 2001/02

Núcleo de Criação

A qualidade técnica e artística e, sobretudo, a linguagem inovadora são decorrentes da pesquisa permanente desenvolvida por seu Núcleo de Criação, que merecem prêmios indicações nos categorias melhor espetáculos, texto, direção, atriz, ator, figurino, cenário, iluminação, produção e pesquisa de linguagem.

Ficha Técnica

Texto e Dramaturgia, Divulgação, Pesquisa: Marcia Frederico
Direção de Arte, Figurino, Cenário (Arte), Adereços, Acessórios de Cena: Heloisa Frederico
Direção, Administração, Trilha Sonora: Marcos Edom
Produção, Cenário, Iluminação, Operação de Som e Luz: Ronaldo Cerrone

A Companhia trabalha com atores convidados: Rogério Freitas, Gustavo Gasparini, Eduardo Andrade, Raquel Libório, Claudia Ventura, Lúcio Mauro Filho, Isaac Bernat, Evandro Melo, Inês Viana, Bel Garcia, César Augusto, José Mauro Brant, Gilberto Miranda, Eliane Costa e Andrea Dantas.

Espetáculos em Repertório

O Médico Camponês e a Princesa Engasgada

Baseado no conto medieval que deu origem À peça de Molière Médico à Força, o espetáculo conta a aventura que um camponês enfrenta ao se ver, de uma hora pra outra, tendo que curar não só a Princesa, engasgada com uma espinha de peixe, como todos os doentes do reino. A astúcia e o acaso são seus aliados.
Desta vez a Cia se superou… A verdadeira tradução da arte pela arte, como se dizia, mas não se fazia, na MGM.

Lúcia Cerrone – Jornal do Brasil

Mitos Gregos – Perseu e a Medusa, Eros e Psiquê

Dois espetáculos com uma visão bem humorada e contemporânea na teatralização dos mitos gregos, utilizando máscaras dos Deuses do Olimpo e trilha sonora de Odes cantadas por Irene Papas.

Perseu e a Medusa: a trajetória do Herói, lutando pela vida e enfrentando inúmeros desafios e obstáculos para atingir o autoconhecimento.

Eros e Psiquê: a trajetória do Feminino, a Alma, que se une ao Amor na eterna busca humana – os encontros e desencontros.

Estação Drummond

A liberdade poética na construção do enredo garante a fluência das ideias no desenrolar da trama.

A história começa com a partida do trem e uma família do início do século XX – a família do próprio Drummond – chegando atrasada porque
no meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho…

A perda do trem os obriga a esperar na Estação, e situações corriqueiras, como escovar a poeira da roupa, levam a outro poema: Importância da Escova. Daí, segue-se para a hora do almoço e temos a queda de braço entre pai e filho, retratada na crônica No Restaurante, sobre a decisão do que ele irá comer: será que conseguirá pedir sua lasanha? E assim as situações se sucedem, costurando os diversos poemas, crônicas e contos de forma divertida, até a chegada do próximo trem.

A Cinderela Brasileira ou Por Que o Mar Tanto Chora

Teatralização do conto, registrado por Sílvio Romero em Contos Populares do Brasil, que faz parte dos Contos de Encantamento do Folclore Brasileiro. Com uma estética rústica, típica das praias brasileiras, por vezes os contadores lembram escravos pintados por Debret, por vezes pescadores e marinheiros, além de Princesas e Reis. É a história de uma princesa, Maria do Brasil, que nasce com uma cobra enrolada no pescoço, Esta, além de sua irmã, é sua melhor amiga e a ajuda a se desvencilhar de um Rei velho, feio e rabugento que quer se casar com ela. Ajudada pela cobra Labismina, Maria foge para um novo mundo, onde conhece aquele com quem casará.
Mais um ótimo espetáculo da Cia de Teatro Medieval… traz a marca da excelência que característica todas as produções da Cia.

Lionel Fischer – Tribuna da Imprensa

O Rei Midas

Mitológica história grega conta como o rei Midas, ao devolver um sátiro perdido ao deus Dionisio, recebe desta uma graça. Levado pela ganância, Midas pede o dom do toque de ouro. A princípio essa é a grande diversão do Rei, que perde horas e horas realizando o sonho que muitos de nós gostaríamos de realizar. Porém, o que parecia ser um sonho torna-se pesadelo, um verdadeiro “presente de grego”, pois até a comida e a bebida se transformam em ouro ao seu toque. Quem tudo que, tudo perde.

Prêmios

1989

O Pastelão e a Torta

Vencedor do Prêmio
Mambembe de Atriz

O Moço que Casou com Mulher Braba

Vencedor dos Prêmios
Fundacen Especial de Melhor Espetáculo
Mambembe de Atriz e Figurino

Finalista nos Prêmios
Mambembe de Pesquisa de Linguagem
Coca-Cola de Direção/Atriz/Figurino/Pesquisa de Linguagem

1991

Enganado, Surrado e Contente

Vencedor dos Prêmios
Molière/Air France de Atriz
Coca-Cola de Texto

Finalista dos Prêmios
Molière/Air France de Ator
Coca-Cola de Atriz e Ator

O Segredo Bem Guardado

Vencedor dos Prêmios
Molière/Air France de Atriz
Coca-Cola de Texto/Direção/Figurino

Finalista dos Prêmios
Molière/Air France de Ator
Coca-Cola de Atriz/Ator/Cenário/Pesquisa de Linguagem

1993

O Elixir do Amor

Vencedor do Prêmio
Coca-Cola de Figurino

Finalista dos Prêmios
Coca-Cola de Produção/Iluminação/Cenário
Mambembe de Figurino/Cenário

1994

A Companhia é membro do júri e não concorre ao Prêmio Coca-Cola

Mestre por um Triz

Vencedor do Prêmio
Mambembe de Figurino

Finalista do Prêmio
Mambambe de Texto/Direção/Ator/Cenário

Shakuntalá, o Anel Perdido

Finalista dos Prêmios
Mambembe de Atriz
Sated de Texto/Direção/Figurino/Cenário

1996

A Farsa de Inês Pereira

Finalista dos Prêmios
Mambembe de Figurino
Shell de Figurino

1997

O Médico Camponês

Finalista dos Prêmios
Mambembe de Texto e Figurino

A partir de 1997, a Companhia optou por seu caráter itinerante, apresentando-se em festivais e mostras de teatro e grandes eventos culturais, não concorrendo a premiações.

(Última Capa)

Textos Publicados

O Médico Camponês, Editora Hamdan, adotado pelo MEC para as bibliotecas da rede escolar dos Estados de Minas Gerais e Goiás em 2001.

O Segredo Bem Guardado, Editora Didática e Científica  Certificado Altamente Recomendável Teatro 2000, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, adotado no Programa Biblioteca em Casa do MEC, 2001.

(Logo) Companhia de Teatro Medieval

Rua Pacheco Leão, 704 Casa 20
22.460-030 Rio de Janeiro – RJ
Fax: 21 2513-7335
Tel.: 21 2259-4697 – 9174-6451 – 9177-664 – 9874-0873
e-mail: teatro.medieval@globo.com