Programa, 2008

Cartaz, 1998

Barra

Marcelo Misailidis e Maria Pompeu

Pedro Oliveira e Maria Pompeu

Barra

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Capa) 

BRANCA DE NEVE

(Verso da Capa) 

Governo do Estado do Rio de Janeiro
Secretaria de Cultura e Esportes
Fundação de Artes do Rio de Janeiro – FUNARJ

Patrocínio 

(Logos) Casa de Saúde Santa Therezinha S.A, Furnas Centrais Elétricas S.A

Apoio

(Logos) Werner Tecidosm Gráfica JB

Apoio Cultural

(Logos) Clinance Cosméticos, Dermatus Cosmética Médica, ConcreJato Serviços Técnicos de Engenharia S.A, Concremat Engenharia e Tecnologia S.A., Induvel, K Armarinho João Kaluca Ltda.

Prefeitura Rio Arte
Lei de Incentivo à Cultura
Ministério da Cultura

(Página 01) 

Jornal do Brasil
apresenta

BRANCA DE NEVE

Musical-ballet em dois atos inspirado no conto original
de J. Grimm. Participação da Associação
de Ballet do Rio de janeiro e Ballet Dalal Achcar

Direção e Coreografia
Dalal Achcar

Teatro Villa Lobos
1998

Realização
Axion

(Página 02 – Ilustração)

(Página 03)

Os contos infantis sempre foram fonte de inspiração para as artes cênicas. Vários compositores, coreógrafos, teatrólogos e mesmo cineastas neles se inspiram para criação de suas obras.

Em todos o Bem sobrepõe o Mal. E em todos é o sentimento Amor que supera e vence todos os demais.

E como sentimentos nos acompanham durante toda nossa vida, compreende-se porque um espetáculo baseado em um conto infantil, quando tecnicamente bem apresentado, consegue encantar adultos e crianças.

As grandes bilheterias de A Bela e a FeraAladim e agora o genial Rei Leão, que acaba de estrear na Broadway e sem dúvida alguma é uma obra-prima da criatividade e sem dúvida alguma é uma obra-prima da criatividade humana, são prova disto.

E foi com essa ótica que, após ter visto uma Branca de Neve apresentada do Radio City Music Hall alguns anos atrás, tive a ideia de criar um “musical-ballet” em que as diversas técnicas de dança pudessem conviver aliadas ao teatro, músicas e canto.

Preocupada com a qualidade do espetáculo, fui buscar com Roberto Gnatalli a garantia de uma boa partitura musical especialmente comissionada; um bom texto com Elza Fiúza, autora experiente, com vários discos e contos infantis publicados; cenários e figurinos de José Varona, responsável por grandes sucessos nas áreas de teatro, ópera e ballet; e a iluminação de Maneco Quinderé, cuja sensibilidade acrescentaria magia e realce à produção garantindo assim um nível de excelência para esse tipo de trabalho, que espero seja o primeiro de uma série.

O apoio das empresas foi fundamental para realização do espetáculo. A sensibilidade de seus dirigentes será sem dúvida alguma parte integrante do sucesso desta nossa realização.

Espero que este empreendimento estimule novos antigos parceiros a se associarem na nossa proposta de trazer cultura através do entretenimento, estimulando um novo mercado de trabalho, criando e desenvolvimento em nossas crianças e jovens e o hábito das artes.
                                                                                                                                                                        Dalal Achcar

(Página 04)

Primeiro Ato

A peça tem início com o baile de 15 anos da Princesa, oferecido pelo velho Rei de a perversa Rainha, sua madrasta. Nessa ocasião, a doce Princesa, mostrando grande felicidade, dança com o príncipe acompanhada de suas amigas e amigos.

Ao final da festa, a Rainha, preocupada com a beleza e graça de Branca de Neve, consulta o espelho mágico. Durante este diálogo, invejando a jovem Princesa, resolve chamar seus gatos para que, com suas unhas, destruam sua beleza.

Branca de Neve brinca com as amigas, quando surgem os gatos para atacá-la. Para sorte deles, aparece o Príncipe e seus amigos, que salvam a Princesa e suas amigas.

A Rainha volta a consultar o espelho, que confirma ser Branca de Neve a mais bonita. Irritada, chama o caçador para matá-la. Entrega-lhe então, uma caixinha para que nela coloque o coração da Branca de Neve.

Pela manhã, o caçador encontra Branca de Neve a cantar; sem coragem, contra a verdade e para que fuja, ensina à Princesa o caminho da floresta. Para apaziguar a Rainha, coloca na caixinha o coração de um cabrito encontrado morto em uma curva do caminho. A Princesa, na floresta, cansada adormece. Chegam os bichos que, curiosos a rodeiam. Ela acorda, os animais se apresentam, tornam-se amigos, todos dançam e resolvem procurar uma casa para Branca de Neve.

Conduzem a Princesa para a casa dos sete anões e juntos, cantando e dançando, cuidam da casa. Branca de neve muito cansada, deita nas sete camas e adormece. Os bichos do lado de fora, vigiam seu sono.

Os anões chegam cantando e notam que alguém entrou na casinha. Cautelosos, percebem que a casa está arrumada e limpa, havendo ainda uma gostosa sopa no caldeirão. Felizes querem saber quem esteve lá e encontram Branca de Neve dormindo. A Princesa desperta diverte-se com os anões e decidem que leva deve ficar morando com eles.

(Página 05)

Segundo Ato

A Rainha volta a consultar o espelho mostrando a caixinha. Ele responde que o caçador enganou e que o coração não é de Branca de Neve.

A Rainha, enfurecida, resolve então envenenar Branca de Neve.

Prepara um feitiço, transforma-se numa bruxa horrenda e envenena uma maça destinada a branca de neve. Montada em sua vassoura vai para casa dos anões e, chegando lá convence Branca de Neve a comer a maçã. A Princesa morde e imediatamente cai em sono profundo. A Rainha-bruxa procura em vão o antídoto. Para o seu feitiço. Sem encontrá-lo não poderá voltar a ser Rainha, desaparecendo em seguida em uma explosão.

Os anões chegam cantando e encontram Branca de Neve desacordada, choram desesperados esperando que ela desperte.

Em meio a tristeza aparece o Príncipe que, movido pelo amor e carinho, beija e desperta Branca de Neve, anulando o efeito maléfico do veneno.

Com muita alegria todos cantam e dançam festejando o pedido de casamento e a vitória do bem e da pureza.

(Páginas 06 e 07 – Foto do Elenco) 

(Página 08) 

Branca de Neve

Musical Ballet

Elenco

Narradora: Rosana Garcia ou Maria Luiza Noronha
Rei: Sérgio Domingos
Rainha: Maria Pompeu ou Clarisse Gusman
Branca de Neve: Renata Tubarão ou Adriana Duarte
Príncipe: Marcelo Misailidis ou Hélioo Bejani
Amigas: Bianca Mathiesen, Cristina Luiza Peixoto, Elida Brum, Juliana Mello, Paula Mendes, Renata Barreto, ou Margheritta Tostes ou Renata Americano
Amigos: Arthur Marques, Diego Zarcon, Leonardo Helmer, Luiz Gustavo Freitas, Marcelo Mattos, Roberto Marques Teixeira ou João Paulo Machado ou Vitor Santos
Espelho: Pedro Oliveira ou Gustavo Azaranys
Gatos: Camila Fortuna, Joana Viegas, Luiza Jacobsen, Margherita Tostes, Mariana Marinho, Renata Americano ou Bianca Mathiesen ou Cristina Luiza Peixoto
Caçador: Marcelo Mallet ou Vitor Santos
Arvores Dançantes: Arthur Marques e Luis Gustavo Freitas
Estrelinhas: Carolina Fernandes, Luiza Jacobsen, Mariane Fontes, Natanna Rosas, Thuany Rosas ou Anna Clara Valim
Ursa: Mariana Marinho
Urso: Marcelo Mattos
Coelhas: Joanna Viegas, Renata Americano
Esquilos: Camila Fortuna, Margheritta Tostes

Os 7 Anões
Chefe: Mariana Roque
Zangado: Marcela Garcia de Paulo
Espirro: Princina Chami Figueira
Sorriso: Juliana Montez Scofield Souza
Preguiça Laura Cabral Granato
Mimoso: Paula Romano Sucupira
Zunga: George Feres Salma Neto ou Luiza Neves Mayal ou Rafaela Chami Larika
Bruza: Sérgio Domingos
Flores: Caroliona Fernandes, Luiza Jacobsen, Mariane Fontes, Natanna Rosas, Thuany Rosas ou Anna Clara Valim

(Páginas 09 e 10 – Ilustração e página para autógrafos) 

(Página 11) 

Ficha Técnica

Concepção, Coreografia e Direção: Dalal Achcar
Texto: Elza Fiúza
Música Roberto Gnatalli
Cenários e Figurinos José Varona
Iluminação: Maneco Quinderé

Produção Executiva: Aniela Christina Jordan, Beatriz Scchin Braga e Monica Lopes
Remontagem e Ensaios: Maria Luiza Noronha e Miriam Guimarães
Coordenação de Elenco: Angela Ayres
Assistente: Luciane Villas Boas
Coreografia de Sapateado: Flávio Salles
Preparação do Elenco Infantil: Teatral Companhia Infantil Pedro Oliveira

Programação Visual: Victor Burton
Assistente: Adriana Moreno e Miriam Lernert
Divulgação: Eveli Ficher Produções e Assessoria
Assistente: Angela Guaraná
Fotógrafo: Bruno Veiga

Execução de Figurinos e Adereços: Marcelo Marques
Assistentes: Ivani do Carmo Dutra e Marcio Quintela
Costureira: Marilda Lahue de Oliveira
Alfaiate: José Levi Pinto
Execução de Cenários e Pintura de Arte: José Galdino (Pará)
Assistente: José Gabriel
Adereços de Cena: Heloísa Lyra Bulcão
Camareiras: Tânia Regina Godinho e Nair Peixoto da Fonseca
Assiste de Iluminação: Orlando Sahider Brum

Coprodução: Soleil Produções Artísticas e Associação de Ballet do Rio de Janeiro

Agradecemos a Carlos Affonso da Silva Campos, Moacyr Deriquem, Theresa Falcão, Mar das Tintas, Teatro Villa Lobos – funcionários e técnicos

Promoção: Jornal do Brasil

Realização: Axion Produtores Associados

(Verso da Última Capa) 

Ballet Dalal Achcar

O Ballet Dala Achcar é uma das principais referências do ballet clássico no Brasil. Tem sido um complemento indispensável na educação de jovens e crianças desde 1971, e é responsável pela formação de excelente profissionais, muitos com bolsas de estudo, no exterior. Agora, além da reconhecida tradição no ballet clássico, o Ballet Dalal Achcar oferece uma variedade de técnicos que abre portas da escola para novos grupos com diferentes objetivos.

Conheça o Ballet Dalal Achcar.

Uma escola que conseguiu unir a tradição do ballet clássico ao ritmo do mundo moderno.

(Anúncio Academia do Tap, Exercício Teatral e Teatral Companhia Infantil Pedro Oliveira)

(Última Capa – Anúncio Werner Tecidos)