cbtij-acervo-naum-alves-de-souza-ato-de-natal-anuncio-1993

Anúncio de Jornal, 1993

Foto: João Caldas

Barra

(INFORMAÇÕES DO ANÚNCIO DE JORNAL)

O Teatro Popular do SESI
apresenta

ATO DE NATAL

de  Naum Alves de Souza

Somente de 01 a 30 de Dezembro de 1993
4ª , 5ª, e 6ª às 12h30
Sábado e domingo às 11h00

Elenco

Angelica Leutwiller
Armando R. Filho
Cristina Guiça
Débora Olivieri
Ednaldo Freire
Gabriela Rabelo
Genézio de Barros
Heloisa Junqueira
Jandira de Souza
Lucia Barroso
Marcelo Andrade
Rosa Grobman
Silvania Abrusio
Walter Breda
Ze Carlos Machado

Entrada Franca

Local: Av. Paulista, 1313
Sala Osmar Rodrigues Cruz

Informações:

Tel 284.9787

Postos de Distribuição de Ingressos:

Catumbi – Tel. (011) 291.1444
V. Leopoldina – Tel. (011) 832.1066
Ipiranga – Tel. (011) 215.5665
Cidade A. E. Carvalho – Tel.(011) 996.0336
Santo André – Tel. (011) 447.3177
São Caetano do Sul – Tel. (011) 743.1400
Mauá – Tel. (011) 450.2555
Osasco – Tel. (011) 706.3500

(Logo) FIESP / CIESP / SESI / SENAI / IRS
Entidades mantidas e administradas pela Indústria

Barra

(INFORMAÇÕES RETIRADAS DA REVISTA NOTÍCIAS, DO SESI DE 29.11.1993)

Ato de Natal encerra atividades culturais do ano

Programa de dezembro prevê ainda dois espetáculos no Teatro Popular do SESI

Um espetáculo de Natal marca o encerramento das atividades culturais do SESI em 1993. Encomendado espacialmente pela entidade, Ato de Natal, escrito e dirigido por Naum Alves de Souza, vai inaugurar um novo horário no Teatro Popular do SESI -TPS (pela manhã e à tarde), para permitir a seqüência da bem-sucedida temporada da peça Escola de Maridos. Também o projeto Terças Musicais encerrará suas programação deste ano com duas apresentações de destaque: o Festival de Composições deste ano com duas apresentações de destaque: o Festival de Composições de Osvaldo Lacerda, no dia 7 de dezembro, com a pianista Eudóxia de Barros, e, dia 14, o Coral Baccarelli e a Orquestra de Concertos de São Paulo, no Teatro Popular do SESI.

Segundo o autor e diretor Naum Alves de Souza, “são poucos os modelos para se seguir” quando o tema é o Natal. “Conhecemos, além dos atos tradicionais da religião cristã, belos textos como O Boi e o Burro no Caminho de Belém, de Maria Clara Machado: O Natal na Praça, de Henri Gheon, e adaptações de O Velho Scrooge, de Charles Dickens”, explica Naum. O diretor, que no espetáculo no SESI também desempenha a função de figurinista, adaptou em sua peça parte da tradição popular brasileira, ainda mantida em alguns lugares do interior do país – como os pastoris e as folias -, com muitas músicas e letras ingênuas, muitas delas incluídas no Ato de Natal. O diretor Naum Alves de Souza diz que todas as obras de arte baseadas na religião “têm com comum a influência de culturas ou a presença de personagens contemporâneos às épocas em que foram criadas”.

Ato de Natal utiliza estruturalmente a lenda bíblica do nascimento do Messias. “O espetáculo adota vários modelos, buscando um tratamento ingenuamente crítico, carinhoso, sem violência, profundamente brasileiro em seu estilo popular, alegre, brincalhão, de diálogos simples, às vezes irônico. É uma encenação de cores vivas e fantasiosas, cheia de música, compreensível para muitas idades”, explica Naum Alves de Souza.

A peça será apresentada em horário especial: de quarta a sexta-feira, às 12h30, e sábado e domingo às 11horas. O espetáculo será encenado até 30 de dezembro, exceto nos dias 21 e 28, na Sala Osmar Rodrigues Cruz do Teatro Popular do SESI  (avenida Paulista,1.313).

O elenco de Ato de Natal é formado por Angélica Leutwiller, Armando R. Filho, Cristina Guiçá (que também cuida da direção musical), Débora Olivieri, Ednaldo Freire, Gabriela Rabelo, Genézio de Barros, Heloísa Junqueira, Jandira de Souza, Lúcia Barroso, Marcelo Andrade, Rosa Grobman, Silvania Abrusio, Walter Breda e Zécarlos Machado.