Cartaz, 1986

Cartaz, 1986

 

 

 

Barra

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Capa)

CIRCUITO NACIONAL DE TEATRO

Teatro de Bonecos

Circo de Marionetes Bem-Me-Quer

Espetáculos:

O Auto do Boi Guerreiro

Circo de marionetes

Curso de Introdução ao Teatro de Bonecos

Oficinas de Confecção

Promoção

Serviço Social do Comércio

(Interior)

Nos últimos 20 anos, o Circo Bem-Me-Quer, de propriedade de Lota Produções Artísticas Ltda., com sede no Rio de Janeiro, tem produzido espetáculos teatrais em todo o território nacional. A partir de 1979, Ano Internacional da Criança, quando foi adquirido o primeiro pavilhão de lona, os integrantes do Circo Bem-Me-Quer elegeram como seu objetivo básico a difusão do teatro de bonecos em todas as suas modalidades, marionetes, fantoches, sombras e mamulengo, que constituem uma importante forma de arte universal.

Com o sentido de preservar essas atividades e formar novos elementos para a área, o Circo Bem-Me-Quer, aparelhado para receber 600 pessoas por sessão, criou uma programação variada, testada ao longo de temporadas em Brasília, Goiânia, Uberaba, Uberlândia, São Paulo, capital e mais de 30 cidades do interior do Estado, estando com estreia marcada no Rio de Janeiro, em outubro, quando será realizado projeto em conjunto com a recém-criada Secretaria de Cultura.

Para o Circuito Nacional de Teatro, promoção do Departamento  Nacional do SESC em conjunto com os Departamentos Regionais de Mato Grosso, Amazonas e Pará, e as Delegacias Executivas no Acre, Rondônia e Amapá, a direção do Circo destacou de seu repertório dois espetáculos distintos em que se utilizam diversas técnicas.

Marionetes Bem-Me-Quer

Espetáculo próprio para todas as idades, composto de números circenses executados com bonecos. As crianças deleitam-se com o texto, as formas, as cores, e os adultos vão além, apreciando a técnica e avaliando as dificuldades para se atingir o ritmo aparentemente fácil de um espetáculo tão especializado, que reúne atores e bonecos. Participação especial do Palhaço Malmequer. Apresentação de Clorys Daly.

Auto do Boi Guerreiro

Musical baseado no folguedo popular boi-bumbá, de autoria do paraense Cláudio Ferreira. Realizado com bonecos, utiliza fantoches de cabeça e bonecos de vara. A forma é a do boi-bumbá e o enredo se inspira num dos contos referentes ao lendário Pedro Malazartes, que tem como personagem central uma princesa que não queria sorrir. Espetáculo recomendado para adolescentes e adultos. Crianças acima de 10 anos.

Introdução ao Teatro de Bonecos

Paralelamente aos espetáculos, será ministrado o curso de Introdução ao Teatro de Boneco, criado por Cláudio Ferreira para atender à demanda de professores e recreadores que necessitam de maiores conhecimentos nessa especialidade. Neste circuito, Cláudio Ferreira contará com a colaboração do artista Murilo Lima nas Oficinas de Confecção.

O Teatro de Bonecos é ainda pouco difundido no Brasil. Não existem escolas para a formação de profissionais na área, e a equipe do Circo Bem-Me-Quer que participa deste Circuito sente-se gratificada pela feliz iniciativa do Departamento Nacional do SESC, a qual vem reforçar mais uma vez seu apoio ao Teatro de Bonecos e oferecer oportunidade para mostrarmos nosso trabalho em locais distantes de nossa sede, a exemplo do que já aconteceu na Colônia de Férias de Bom Clima, Petrópolis, RJ; no Centro de Atividades de Ramos, RJ; no Centro de Atividades do Engenho de Dentro , RJ; no Núcleo de Treinamento do SESC-NUTRE, Brasília; no Centro de Atividades de Florianópolis, SC; no Centro de Atividades do Carmo, SP; e no Centro Campestre de São Paulo, SP.

Ficha Técnica

Autor e Diretor: Cláudio Ferreira

Elenco

Atores/Manipuladores

Cláudio Ferreira

Clorys Daly

Gene Daly

Marilisa Santos

Murilo Lima

Antonio Carlos.

Circuito Regional de Teatro

Circo Bem-Me-Quer / SESC

Curso de Introdução ao Teatro de Bonecos

Oficinas de Confecção

Prof. Cláudio Ferreira

Do amplo programa elaborado para o Curso, constarão, entre outros temas: Histórico do Teatro de Bonecos (O boneco na escola, qual o texto ideal?), das diferentes formas de bonecos, Improvisação (exercícios para as mãos, desenvolvimento progressivo), Técnica de Manipulação (adaptação das vozes ao boneco em movimento, processamento de um ensaio) e Noções de Montagem do Palco (recursos de montagem, iluminação, cenários, cortinas, etc.).

(Última Capa)

Marionetes Bem-Me-Quer

Inf – Rio (021) 235.1100

Serviço Social do Comércio

1946/86 – 40 anos a serviço da paz social