Programa do espetáculo apresentado na UNIRIO, em 1986

Barra

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Capa)

O Grupo Sobrevento
orgulhosamente apresenta

ATO SEM PALAVRAS

um espetáculo de bonecos
de Samuel Beckett

Elenco

Luiz André Cherubini
Sandra Vargas
Miguel Vellinho
Abelardo Pereira
Cácio Araújo

(Interior)

Mas, afinal de contas, o que Beckett tem a ver com teatro de bonecos?

Peças sem clímax, sem uma historinha para contar, sem nós dramáticos, que são ao mesmo tempo, farsas e tragédias… E isso é teatro? Sim.

Beckett traz à cena um teatro moderno, novo, vigoroso em sua universalidade e que se afasta do padrão que se tornou o convencional através de séculos em que se bateu na mesma tecla.

Teatro da incomunicabilidade, de protesto, do absurdo, os textos beckettianos só vivem em função da cena, em função de um espetáculo. E colocar em cena é trabalho do encenador, não do dramaturgo mas do encenador ( do metteur-en-scéne).

Se Becktt é considerado, hoje, um autor sagrado, intocável; consideramos mais sagrado ainda o direito de um encenador exercer sobre um texto sua atividade criativa.

A ideia pode ser ousada – é experimental e inovadora – mas não é, de modo algum, inconsequente. Encenar o Ato sem Palavras usando, ao invés de um ator, um boneco.

A intenção não é gratuita. A nosso ver, o uso do boneco nesta encenação acompanha bem o clima que acreditamos que Beckett proponha no texto original. Mais que isso, adquirimos com nossa proposta uma ênfase ainda maior no que há de simbólico no texto. E ganhamos, mais ainda, uma carga de significações, de conotações, muito forte. Estamos interferindo no texto sem feri-lo.

E foi buscando, também, a plasticidade, o apelo visual, que decidimos por uma adaptação do texto para boneco.  Utilizando a técnica – quase mágica – da caixa preta. E, afinal de contas, o que é o homem para Beckett senão um simples boneco?

E esse negocio de Sobrevento, de onde é que isso saiu, que ninguém sabe, ninguém viu?

Sobrevento (Náutica) Ímpeto repentino do vento, o qual transtorna a marcha da embarcação. (fig.) Surpresa, acontecimento inesperado que transtorna a boa ordem das coisas (do latim Superventus = Vinda inesperada).

O Sobrevento é um Grupo amador, universitário, jovem, experimental, alternativo, pretencioso, pobre, sem pai nem mãe… mas cheio de boas intenções e quem não sabe, quem não viu, não perde por esperar.

(Última Capa)

O Grupo Sobrevento faz questão de agradecer:
A boa vontade de Orlando Macedo, do seu Luis, da Marisa, do Ismael, do seu Pedrinho, e da UNIRIO em geral.
A boa acolhida do Eugênio e da ARTB
A mão do José Carlos Meirelles
A simpatia de Mª Luiza Lacepida
A paciência da Comissão de Seleção do Festival
A força física e de vontade do Sobrevento que, por mais exigida que fosse, nunca chegou a faltar