Programa, 1985

Foto: Hélio Flores

Barra

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Página 1)

XPTO

O grupo XPTO formou-se em abril de 1984, em São Paulo, Brasil, com o encontro de Osvaldo Gabrieli, Natalia Barros e André Gordon, artistas vindos de diferentes áreas: teatro de bonecos, música, dança e artes plásticas.

Sem definir qual seria sua forma final, o trabalho foi se desenvolvendo no sentido de fundir estas e outras linguagens, com a preocupação básica de que o espetáculo fosse de grande mobilidade e adaptável a qualquer tipo de espaço e condições técnicas, característica fundamental para a sobrevivência de um grupo experimental alternativo.

O espetáculo consta de duas partes, apresentadas juntas, ou desmembráveis em pequenas performances. Imagens e pulsações sonoras substituem as palavras, identificando-se com uma estética pop e urbana. Pela manipulação poética de objetos e bonecos, formas do cotidiano beiram o absurdo, brincando com imagens do inconsciente.

Na primeira parte, uma homenagem aos seriados de cinema mudo em clima de café-concerto. Os atores contracenam com bonecos, personagens arquetípicos do cinema mudo (mocinho/mocinha/vilão) numa estória singela com final feliz. Na segunda parte a paisagem é a metrópole. Sacos de lixo vomitam a população, numa alegoria às grandes cidades, do cotidiano ao absurdo.

O grupo XPTO estreou em novembro de 84, e desde então vem se apresentando nos mais diversos espaços (teatros, casas noturnas, escolas, danceterias) e para pessoas de todas as idades, tendo sido muito bem recebido pela crítica e pelo público.

Recentemente, incorporaram-se ao XPTO Fernando Figueiredo (músico e ator) e Hélio Flores (iluminador e fotógrafo), aumentando assim as possibilidades deste espetáculo, e ampliando a proposta inicial de pesquisa de linguagem, criando novos caminhos para as próximas produções do grupo.

(Página 2)

Parte I

BUSTER KEATON CONTRA A INFECÇÃO SENTIMENTAL

“Sus ojos, infinitos e tristes, como los de una bestia recién nacida, sueñan lirios, angeles y cinturones de seda. Sus ojos, que son de culo de vaso. Sus ojos de niño tonto. Que son feísimos. Que son bellísimos. sus ojos de avestruz. Sus ojos humanos en el equilibrio seguro de la melancolia”

Frederico Garcia Lorca – “El Paseo de Buster Keaton”

(Página 3)

Parte II

A INFECÇÃO SENTIMENTAL CONTRA-ATACA

A cidade se compõe
cresce subitamente
desorganizada BABEL – BUM!
desmancha-se
entre luzes e cores
humor dor humor amor
o tempo escorre
o que vive dança

Grafites:
fogo cruzado – Anarquizemos…
………………………………………
revisões e televisões
o futuro trás
o míssil, o fóssil
voando a jato pela imagem
pop. crok. rock. própria
– velocidade –
me alio à cidade.

(Página 4)

Ficha Técnica

Iluminação: Hélio Flores
Sonoplastia: Fernando Figueiredo
Bonecos: Osvaldo Gabrieli
Adereços: André Gordon e Osvaldo Gabrieli
Cenário – Parte I: XPTO
Cenário – Parte II: Osvaldo Gabrieli
Fotos e Slides: Hélio Flores
Poema: Natalia Barrros
Trilha Sonora: XPTO
Participação Especial: Roberto Firmino (Piano)
Criação e Direção: XPTO

Apoio

Minc, Inacen, Funarte, Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo

(Última Capa)

Comentários

“Talento, imaginação e excelente domínio corporal são as qualidade do XPTO”.

B. Iacovello, Clarín, Buenos Aires

“Um espetáculo para quem gosta de teatro total. Por puro prazer”.

E. Mostaço, Folha de São Paulo

“Depois de assistir ao espetáculo, pode-se dizer que contra a infecção sentimental, por sorte não existe um antibiótico apropriado”.

La Juventud, Montevidéu

“Espetáculo anticonvencional, com abundantes doses de inventividade e inteligência, pode considerar-se como um dos pontos altos de interesse da 2ª mostra Internacional de Teatro de Montevidéu”.

L.Viale, El País, Montevidéu

“Evidentemente, esse é o tipo de teatro mais possível de se firmar nos próximos anos, mas agora é vanguarda”.

C. Araújo, Correio Brasiliense, Brasília

“A linguagem experimental só tem a ganhar com contribuições assim sérias, inteligentes e capazes de aliar a crítica ao humor”.

Alberto Guzik, Jornal da Tarde, São Paulo