Programa da 1ª Semana de Arte e Cultura de Sorocaba, 1967

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(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA DA SEMANA DE CULTURA DE SOROCABA)

(Capa)

1ª. Semana de Arte e Cultura de Sorocaba

(Interior)

1ª. Semana de Arte e Cultura de Sorocaba – Junho 1967
Academicos da  Faculdade de Medicina de Sorocaba
oferecem

Teatro

ESCOLA DE MULHERES

de Molière
com
Núcleo 2 do Arena

Dados Bibiográficos de Molière

Da primeira infância e adolescência de Molière nada se sabe de concreto. Segundo alguns o gérmen do teatro teria penetrado a alma do garoto por influência dos espetáculos a que assistia no Hotel de Bourgogne levado pelo avô materno e das farsas de feira. Querem os mesmos que afirmam isso, que esses espetáculos tinham sido uma evasão para a criança encerrada na loja do pai, aprendendo o ofício do velho Poquelin. Certas conclusões levam a afirmar que Molière traduziu com Hesnaut, o poeta latino Lucrécio, e que escreveu comédias com Cyrano de Bergerac. A verdade é que os primeiros sinais de sua vocação, Molière os deu entre os 14 e os 19 anos no seu tempo de aluno do colégio Clermont, quando interpretava papéis nas obras  montadas pelos jesuítas, e quando escreveu, ele mesmo, a sua primeira peça,uma tradução intitulada La Thébalde.

Em janeiro de 1643, Molière renuncia à herança do cargo de seu pai, e no mesmo ano, em 03 de junho ele assinava em 3º lugar o contrato de sociedade entre os comediantes e que seria chamado Ilustre Teatro. Excursionando com a ‘troupe’ deste teatro de Rouen, Jean Baptiste vem aconhecer Corneille, já celebre. A ‘troupe’ sofreu deserções no passar no passar dos anos, devido a problemas financeiros, e Molière foi inclusive preso alguns dias. Finalmente em 1658, sua teimosia foi recompensada, pois após um estrondoso sucesso na corte do Rei  (Luiz XIV) permitiu que se apresentasse com sua companhia na sala “Petit Bourbon”, local onde se realizavam habitualmente os espetáculos teatrais da corte. É então que escreve suas peças de maior sucesso: Escola de Mulheres, O Tartufo, Don Juan, A Cabala, O Avarento, O Misantropo e outros.

Sua última peça foi O Doente Imaginário, apresentada no Palais Royal a 10 de Fevereiro de 1673, e que alcançou imediatamente grande sucesso. Durante a 4ª representação, dia 17 de Fevereiro,sentiu-se mal e as 10 horas da noite morreu em sua casa na Rua Richelieu.

Teatro de Arena – Núcleo 2

Ficha Técnica

Tradução: Millor Fernandes
Direção: Isaías Almada

Elenco

Gabriela Rabelo, Luiz Serra, Luiz Carlos Artuir, Zanoni Ferriti, Antonio Franco, Zodja Pereira, Aparecido José

A peça é uma adaptação e versão moderna do texto com fundo musical dos Beatles. Critica uma situação social que existia tanto no século XVII quando foi escrita,como nos dias de hoje,daí a sua adaptação. Um velho solteiro, temente da infidelidade da esposa, resolve criar uma menina desde a idade de 4 anos para se casar com ela.