Espetáculo está em cartaz aos domingos no Sesc Pinheiros

Crítica publicada no Site da Revista Crescer
Por Dib Carneiro Neto – São Paulo – 03.07.2015

Barra

Espetáculo mescla poema e belas canções

Teatro é uma homenagem à memória da escritora infanto-juvenil Tatiana Belinky

Barra

Teatro brinca com poemas divertidos de Tatiana Belinky

Na peça Vidma, Núcleo Caboclinhas ajuda a divulgar os chamados ‘limeriques’ tão presentes na obra da escritora

Uma linda homenagem à memória da escritora infanto-juvenil Tatiana Belinky (1919-2013) está em cartaz em São Paulo, só aos domingos, em duas sessões, no SESC Pinheiros: o espetáculo Vidma, A Menina Trança-Rimas. Trata-se de mais uma incursão do Núcleo Caboclinhas ao universo criativo de Tatiana, de quem já haviam encenado Um Caldeirão de Poemas. O grupo existe desde 2007 e também já homenageou Guimarães Rosa, Patativa do Assaré, Ana Maria Machado e Rolando Boldrin. Uma acertada e importante opção por alguns dos nossos mais importantes contadores de histórias e uma louvável valorização de nossa literatura.

Desta vez, o livro adaptado de Tatiana Belinky é Um Caldeirão de Poemas 2. Vale a pena comprar e ler depois da peça, pois a coletânea é bem divertida. A escritora divulgou para as novas gerações os chamados ‘limeriques’, que são poemas curtos, geralmente sobre coisas ou situações engraçadas. Eles têm sempre cinco versos, de forma que a primeira, a segunda e a quinta linhas terminam com a mesma rima. Não se sabe direito como eles surgiram, alguns dizem que foi na Irlanda, na cidade de Limerich, mas começaram a fazer sucesso quando um inglês chamado Edward Lear, passou a escrever limeriques.

O espetáculo vale muito por usar esses poeminhas divertidos de forma mais divertida ainda, encenados e cantados com graça e talento por Geni Cavalcente, Giuliana Cerchiari e Luciana Silveira. Elas convidaram Gira de Oliveira para dirigi-las e ele soube tirar o melhor de cada uma, mesclando o poema com belas canções, que cativam a plateia o tempo todo. Vidma, a menina protagonista, prefere ser bruxa do que princesa, e isso também foi tirado da biografia de Tatiana, que vivia declarando sua preferência pelas bruxas, personagens mais sapecas e animadas, como ela. Repare também nos lindos, coloridos e expressivos figurinos assinados por Chris Galvan.

Serviço

SESC Pinheiros
Rua Paes Leme, 195
Tel. 11 3095-9400
Só aos domingos, em dois horários: 15h e 17h
R$ 8,00. Até 12 de julho