Tronodocrono: emoção e humor inteligente. Foto: Claudio Versiani

Sampa: Só falta um texto bem original. Foto: Samuel Lavelberg

Crítica publicada na
Revista Isto É

Por Marta Góes – São Paulo – 06.07.1983

Barra
Crianças ganham neste pacote

Tronodocrono

De Gabriela Rabelo e José Rubens Siqueira. Direção de Francisco Medeiros. Com Dulce Muniz. Bri Fiocca. Adílson Barros e Luís Tinoco

Sampa, a Idade de Amar

De José Rubens Siqueira. Direção de Francisco Medeiros. Com Alexandra Correa, Fernando Bezerra, Neusa Faro e Vera Mancine. Assobradado TBC, São Paulo.

Tronodocromo, infantil, e Sampa, a Idade de Amar inauguram o Projeto Cruzeiro do Sul, que durante um ano ocupará o assobradado do TBC com ampla programação. E a vantagem inicial é das crianças: Tronodocrono é daqueles textos invejavelmente simples e, no entanto, desdobráveis em diversas leituras. Conduz com extrema habilidade a abstração do tema – o tempo – para o terreno do concreto, sem se desviar do potencial de poesia e até de reflexão filosófica que ele permite. Quatro adultos sobrevivem num lugar onde o tempo parou. Acostumado à imobilidade e ocupados apenas em manter acesa uma fogueira, ele se veem desfiados por uma estranha coisa, que deduzem ser uma criança.

José Rubens Siqueira e Gabriela Rabelo foram líricos e observadores. Os cenários expressam isso: Há uma cachoeira que subitamente cintila sobre as pedras, arvores que balançam,  animais que espreitam, tudo reproduzido com tal sem-cerimônia em relação aos limites do teatro que faz pensar em desenho animado. O elenco deita e rola na emoção e no humor que o texto proporciona.

Sampa, a Idade de Amar fica muito aquém desse sucesso pleno. A história da moça do interior que chega a São Paulo despreparada e o desenrolar de seu primeiro envolvimento sério necessitavam de uma enésima formula que os renovasse. E o autor não o encontrou. Apesar do ótimo elenco, do cenário perfeito e da desenvoltura com que vídeos e filmes super-8 ilustram a narração, as deficiências da peça resistem. Como o conteúdo decepcionante de um belo pacote.