Matéria publicada no Jornal Diário da Tarde – Caderno 2
Sem Identificação – Belo Horizonte – 31.01.2007



Teatro para crianças e adolescentes

O CBTIJ (Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude) está com nova direção. Foram realizadas, em dezembro, eleições para o biênio 2006/08 e então este é o novo Conselho de Administração: presidente, Márcia Frederico; secretário, Sérgio Miguel Braga; tesoureira, Ana Barroso; Conselho Administrativo: Antônio Carlos Bernardes (diretor de Projetos); Ludoval Campos; Marcos Edom; Heloísa Frederico (diretora do Setor Internacional) e Mônica Biel. Conselho Fiscal: Ine Baumann e Fátima Café.

É sempre necessário falar sobre o CBTIJ, uma entidade cultural sem fins lucrativos, fundada em dezembro de 1995 que visa a expansão de um teatro para crianças e adolescentes que traduza o respeito à sensibilidade e à inteligência dos donos do futuro do mundo e, por isso, é importante a afirmação social da infância e da juventude brasileira.

E quais são os principais objetivos do Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e a Juventude? Promover ações para a divulgação, a difusão e desenvolvimento do teatro com alto nível artístico e técnico; propor políticas de acesso a esses bens culturais e de aumento de informação e espaços em teatros, escolas, instituições, imprensa e nos diversos níveis governamentais, visando a ampliação dos direitos culturais da criança e do adolescente e da igualdade no tratamento aos artistas que dedicam seu trabalho a esse público; incentivar a criação e a inclusão social de crianças e adolescentes através do teatro; promover intercâmbios nacionais e internacionais. Todos nós, adultos brasileiros, temos que apoiar e ajudar esses maravilhosos objetivos.

E para fortalecer o CBTIJ, cuja sede é na Rua do Catete, 338, sobreloja, no Centro do Rio de Janeiro, está associado à Assitej (Associação Internacional de Teatro para a Infância e Juventude), entidade que difunde esses mesmos princípios em atividade em mais de 75 países. A Assitej tem contribuído para uma política junto a governos e instituições de dignidade profissional nesta área e de desenvolvimento da infância através do teatro.

E tem mais: o CBTIJ, em parcerias com entidades, tem nesses 10 anos, realizado ações, campanhas e projetos que referenciam a sua vocação de expandir o reconhecimento da função social que o teatro e seus artistas podem e devem exercer na sociedade brasileira, bem como da ampliação dos direitos culturais que toda criança e todo adolescente devem possuir neste país.

De acordo com o Informativo 001/2007, as atividades da entidade começam em 20 de março e o novo Conselho de Administração acredita que vão comemorar, neste novo ano, a primeira edição do Dia Nacional do Teatro para a Infância e Juventude (o projeto já foi aprovado pela Câmara e Senado e está na Comissão de Constituição e Justiça, para os trâmites finais e a sanção do presidente). Na mesma data será comemorado o Dia Mundial do Teatro para a Infância e Juventude e neste ano os grandes homenageados da festa serão os grupos teatrais que fazem teatro para crianças com mais de cinco anos de atividade.

Mais atividades em abril será realizada a 7ª Mostra Sesc-CBTIJ de Teatro para Crianças, que todo ano atinge mais de 50 mil espectadores, circulando entre os teatros de 14 unidades do Sesc-Rio (Capital, Baixada e interior do estado) e no mês de maio acontecerá o 5º Seminário Nacional e o 1º Encontro dos representantes das Assitejs Latino-Americanas, que focalizará a dramaturgia desenvolvida na América do Sul e no Caribe. E a área internacional está nos vários planos de intercâmbio da entidade brasileira.

E, notícia fantástica: o CBTIJ começa 2007 com mais de 350 associados das cinco regiões do país e conseguiu o reconhecimento de Utilidade Pública Municipal e Estadual no Estado do Rio de Janeiro. Os interessados em dramaturgia podem se inscrever no Curso de Dramaturgia Playwriting I e no Laboratório do Dramaturgo, com o dramaturgo, diretor e crítico de teatro Carlos Augusto Nazareth, pelo telefone (21) 2491-7979 ou pelo e-mail:cbtij@cbtij.org.br