Matéria publicada no Jornal de Notícias – Coluna Teatro
Por M.J.S. – São Paulo – 02.12.1948

Teatro para Crianças

Há muito tempo que não se assistia no Brasil, uma iniciativa ganhar terreno tão depressa vencendo em toda a linha, como o teatro para crianças representado por atores adultos. Tanto isso é verdade, que cada dia que passa novas e valiosas adesões aparecem de conjuntos nacionais, já anunciando para breve a apresentação de peças de literatura infantil. Diante de um movimento tão animador, ninguém poderá duvidar, daqui por diante, do prosseguimento de tão belo empreendimento, cuja finalidade maior é atrair a atenção e a simpatia da petizada pelas artes cênicas, despertando-lhe o gosto pelo nosso teatro.

Cabe aos Artistas Unidos, comandados pela inteligência e pelo dinamismo de Henriette Morineau a primazia da simpática e O Casaco Encantado, a magnífica produção de Lúcia Benedetti, continua a sua marcha vitoriosa, agradando em cheio. Também Procópio Ferreira, Sandro, Aimée vão encenar peças infantis, forçosamente, dentro de pouco tempo todas as companhias nacionais farão o mesmo, dando, assim, o impulso definitivo para que o teatro para crianças no Brasil atinja o esplendor que todos nós lhe desejamos.

E a par da vitória do teatro para crianças, deverão vencer também as peças infantis, cuja literatura atrairá a atenção dos nossos escritores daqui por diante. Lúcia Benedetti, animada e encorajada pelo sucesso da sua experiência, já anuncia para breve Branca de Neve, cujo original informam que será entregue ao conjunto da atriz Henriette Morineau. É preciso agora que os nossos teatrólogos sigam o exemplo de Lucia Benedetti, pois somente as peças bem escritas, bem feitas, poderão garantir o prestígio do teatro para crianças e este precisa e deve prosseguir na sua marcha vitoriosa. Os elencos nacionais parecem que estão dispostos a colaborar eficazmente na empreitada, mas eles precisam de boas peças para representar e estas somente poderão ser criadas pelos nossos escritores. Portanto, o teatro para crianças para vencer precisa do trabalho em conjunto destes dois elementos preciosos, o ator e autor. Sim porque a petizada comparecerá aos teatros em massa para prestigiar e aplaudir tais realizações e com ela, segundando o entusiasmo da criançada, estarão os espectadores adultos. Disso eu tenho certeza.