Sura Berditchevsky e Eliana Yunes participam da série de palestras que começa hoje

Matéria publicada no Jornal do Brasil, Caderno B
Por Eliana Yunes – Rio de Janeiro – 26.09.1994

Barra de Divisão - 45 cm

Teatro Jovem na Pauta

Especialistas debatem tema em encontro no Teatro Villa-Lobos

Críticos, jornalistas, autores e diretores teatrais estarão discutindo, a partir de hoje, no Teatro Villa-Lobos, as
tendências do teatro para adolescentes no Brasil e no mundo. O Seminário Coca-Cola de Teatro Jovem, mediado por Ricardo Brito, coordenador do projeto da empresa dedicado a esta área de atividade cultural, abordará temas como a
relação do teatro com a escola e com os meios de comunicação.

“O Projeto Coca-Cola de Teatro Jovem patrocina peças e premia as melhores. Antes, este tipo de teatro concorria com o infantil. Agora, o Projeto Teatro Infantil foi desdobrado em dois”, explicou Brito. A ideia surgiu há cerca de dois anos, com o boom de montagens – como Capitães de Areia e Confissões de Adolescentes – que não se enquadravam nem em teatro infantil, nem em adulto.

A importância do teatro na escola – como entretenimento e informação cultural – é uma das principais discussões que serão levantadas, em palestras das quais participarão nomes como a atriz, produtora e diretora Sura Berditchevsky e a
escritora Eliana Yunes. “Vamos tentar facilitar o trabalho das escolas em selecionar as peças adequadas para os alunos”, adianta Brito.

Depois de cada palestra, um representante da companhia teatro francesa Théâtre des Jeunes Années – que estará apresentando os espetáculos Le pupille veut être tuteur (dia 2 de outubro) e La vie intime de Laura (27 e 28 de setembro) no Teatro Villa-Lobos – concluirá a discussão. O francês Maurice Yendt, vice-presidente da Associação Internacional de Teatro para Infância e Adolescência, vai falar sobre o teatro para adolescentes no mundo. As inscrições para as palestras, que acontecerão de segunda a quinta-feira, no próprio Villa-Lobos, ainda estão abertas e são gratuitas.