Matéria publicada no Jornal do Brasil – Caderno B
Sem Identificação – Rio de Janeiro – 04.10.1994

Barra

Sobrevento monta três espetáculos

O premiado grupo de teatro de bonecos Sobrevento mostra a partir de hoje no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) suas adaptações para as peças Beckett, Theatro de Brinquedos e Mozartt Moments. Com direção de Luiz André Cherubini, o Sobrevento traz em seu currículo prêmios em vários festivais nacionais e internacionais. “Queremos desligar essa imagem de teatro de bonecos de algo infantil e folclórico”, diz Cherubini.

Beckett, que será encenado nos dias 5, 6, 7, 8 e 9 de outubro, às 19h, reúne os textos Ato sem  palavras 1 e 2 e Improviso em Ohio, todos do autor irlandês. Apesar do dramaturgo nunca ter feito texto para teatro de bonecos, o Sobrevento viu nestes trabalhos uma grande oportunidade para as experimentações que sempre desenvolveu. Como autor é um dos papas do absurdo, o grupo criou um boneco de 80 centímetros que respira, sofre, sente e busca soluções, como qualquer ser humano.

Theatro de Brinquedos é uma peça inspirada em A verdade vingada do Isak Dinesen, pseudônimo de Karen Blixen, autora do livro A festa de Babete. A ação foi transferida para o Brasil do século 19, em Ouro Preto e no Rio de Janeiro. A peça tem 50 minutos de duração e muitas mudanças de cenários e figurinos. Será encenada nos dias 13,14,15 e 16 de outubro, às 19horas, e somente no dia 12 às 17 horas. Dividido em um prólogo e dois atos, o texto narra a história de um proprietário de uma fazenda que mata os viajantes que lhe pedem pousada, para ficar com suas posses.

Mozart Moments, nos dias 8 e 9, às 17 horas, é um espetáculo infanto-juvenil que conta passagens do gênio musical Wolfang Amadeus Mozart. São seis esquetes curtos, onde manipuladores e bonecos se misturam, usando roupas de época. Esta encenação ganhou os prêmios Coca-cola de Teatro Infantil e o Maria Mazzetti, concedido pela Rioarte.