Matéria publicada no Estado de São Paulo – Caderno 2
Por Beth Néspoli – São Paulo – 21.06.1999

Barra

Clarão nas Estrelas, de Vladimir Capella: aula-espetáculo de hoje.

A Filha do Rei dos Canalhas, do holandês Bont e O Coração de Um Boxeador, do alemão Hübner: montagens inéditas de textos premiados encerram a programação

Barra

Capella: dramaturgo vai debater sobre Faixa Etária e Dramaturgia.

Cuidado: Garoto Apaixonado, de Toni Brandão, direção de Débora Dubois: aula-espetáculo de amanhã.

 

 

Barra

Seminário discute qualidade da dramaturgia juvenil

Encontro começa hoje no Sesc Consolação e prevê debates, palestras, espetáculos e oficinas

O teatro juvenil será o foco de atenção de dramaturgos, diretores, atores, psicólogos e produtores reunidos em torno do evento Um Mergulho na Dramaturgia para o Público Adolescente. Promovido pelo Sesc em parceria com o Instituto Goethe e com o apoio do Consulado Geral dos Países Baixos, o mergulho tem início hoje e termina na sexta-feira. A programação, inteiramente gratuita, concentra-se no Sesc Consolação.

Um debate com, entre outros, o diretor regional do Sesc, Danilo Santos de Miranda, e Henning Fangauf, diretor do Centro de Teatro Infanto-Juvenil de Frankfurt, instituição criada há dez anos com o objetivo de estimular a produção desse gênero teatral, abre o evento hoje, às 19 horas. Em seguida, na  forma de aula-espetáculo, será apresentada a peça Clarão nas Estrelas, de Vladimir Capella.

Dramaturgos reconhecidos por suas criações destinadas ao público jovem como o brasileiro Capella, o holandês Ad de Bont e o alemão Lutz Hübner estão entre os artistas que participarão de uma intensa programação – palestras, oficinas, debates e apresentação de espetáculos – cujo objetivo é discutir a qualidade e a especificidade da criação destinada a adolescentes. “A ideia é realizar uma espécie de grande seminário para discutir por que existem tão poucas peças destinadas as público adolescente”, afirma Ilana Goldstein, da equipe de programação do Sesc Consolação.

Antes de organizar o evento, em conversa com vários criadores da área, a equipe do Sesc chegou à conclusão de que o teatro infantil já conquistou o seu público e atingiu um ótimo nível de qualidade.

No entanto, o público adolescente não encontra no teatro, como ocorre na música e no cinema, programação que o atraia. “Qual o problema, falta público ou dramaturgia?”, indaga Ilana. As respostas podem surgir a partir da variada programação.

Debates – Ao longo da semana estão previstos cinco debates, oito oficinas com duração entre dois e quatro dias, três aulas-espetáculos e, encerrando o evento, apresentações de dois espetáculos inéditos de textos premiados do alemão Hübner e do holandês Bont, que também participam dos debates. As aulas-espetáculos – apresentadas no hall de convivência do Sesc às 21 horas –  consistem na apresentação de algumas cenas de Clarão nas Estrelas (hoje), Cuidado: Garoto Apaixonado (amanhã) e Só In Cena (quarta), seguidas de discussões com atores, diretores e público.

Os debates, um por dia, de hoje a sexta-feira, começam sempre às 19 horas. O tema de hoje à noite é sobre o estímulo à produção dramatúrgica e certamente a estrela da mesa será o alemão Fangauf, diretor do Centro de Teatro de Frankfurt que há dez anos vem desenvolvendo várias estratégias de estímulo à dramaturgia voltada para jovens. Amanhã será a vez de Capella, da diretora teatral Vera Achatkin e da psicóloga Lídia Aratangy, autora de livros para adolescentes, participarem do debate cujo tema é Faixa Etária e Dramaturgia.

“Há quem acredite, como Capella, que o bom teatro atinge qualquer faixa etária, enquanto Vera defende a importância de tratamentos diferenciados para determinados temas conforme a faixa etária de público” exclama Ilana. Betto Andretta, integrante da Cia. Pia Fraus, é um dos que participam do debate de quarta-feira, cujo tema será Educação versus Estética. No dia seguinte, o alemão Hübner, o holandês Bont e o brasileiro Roberto Lage fazem um relato de suas experiências na área. Na sexta, o diretor e dramaturgo Antonio Bivar divide a mesa de debates com a atriz Cinthya Rachel para refletir sobre Teatro como Produto Cultural.

As oficinas, cujo público alvo são profissionais da área, serão ministradas por atores, diretores, roteiristas e psicólogos, de acordo com o tema as ser desenvolvido. “Claro que o tempo de duração é pequeno, mas apesar disso a ideia é instrumentalizar aos criadores de teatro juvenil sejam atores, diretores ou outros envolvidos, como educadores”, diz Ilana. Cada uma das oito oficinas, todas gratuitas, oferecem 20 vagas e as inscrições podem ser feitas no Sesc Consolação.

As apresentações das montagens de dois textos premiados na Alemanha, O Coração de Um Boxeador, de Hübner, e A Filha do Rei dos Canalhas, de Bont e Barbara Buri, fecham a programação, com apresentações às 21 horas, na quinta e na sexta-feira, respectivamente. Ambas serão dirigidas por Amauri Falseti da Cia. Paideia de Teatro. Fundador do Grupo de Teatro Monte Azul em parceria com a atriz Aglaia Pusch, em 1987, o trabalho desenvolvido por Amauri recebeu em 1998 o Prêmio Coca-Cola de Teatro Jovem na categoria especial.

O Coração do Boxeador, atualmente em temporada em dez teatros da Europa, enfoca a relação entre um jovem obrigado a pintar um asilo, pena imposta após ter roubado uma mobilete de um velho boxeador. Da agressividade inicial eles partem para uma conquista mútua que transforma ambos. “Trata-se de um texto lindo no qual não há heróis nem vilões”, comenta o diretor.

A Filha do Rei dos Canalhas tem como tema a ambição. Um rei e uma rainha planejam matar a própria filha para adquirir seu “coração de ouro”. A avó da menina, ao tentar protegê-la, também passa a correr risco de vida. “O texto é muito forte, tem um humor ácido”, afirma Amauri.

Serviço:

Um Mergulho na Dramaturgia para o Público Adolescente

Hoje, na abertura, às 19 horas, debate:
“Iniciativas de Estímulo à Produção Dramatúrgica”;
às 21 horas. Aula-espetáculo Clarão Nas Estrelas, com texto e direção de Vladimir Capella. Grátis.

Sesc Consolação
Rua Doutor Vila Nova, 245, tel. 234-3043.

Até sexta-feira.   Evento dura uma semana e é inteiramente gratuito.