Matéria publicada no Jornal do Brasil – Caderno B
Por Ricardo Schöpke – Rio de Janeiro – 26.06.2010



Reunião Discute Futuro da Arte para Crianças

Grupo quer fortalecimento de ações em todo o país

Recém-criada, a Rede Nacional de Teatro Infantil (RENATIN) vai reunir, terça-feira na cidade, representantes de 13 estados brasileiros com o objetivo de discutir a criação de um programa de desenvolvimento de artes cênicas para crianças e jovens no Fundo Setorial de Teatro, Dança e Circo. Organizado pela Renatin Rio, no Teatro Glauce Rocha, no Centro, o encontro, aberto ao público das 10h às 19h, recebe o Presidente da FUNARTE, Sérgio Mamberti, e o Diretor das Artes Cênicas da instituição, Marcelo Bonés, para debate com a classe.

Fundada em 20 de março, a RENATIN conta hoje com 360 profissionais, entre eles os maiores expoentes do teatro brasileiro para a infância e juventude. O objetivo desse grupo de trabalho é formular ações que colaborem com o crescimento qualitativo e quantitativo do teatro para crianças e jovens no Brasil.

A primeira reunião presencial vai girar em torno do tema: “qual o lugar que gostaríamos que o teatro para crianças conquistasse na cena nacional e no orçamento da cultura?”. O mapeamento no país das companhias e produtores independentes; os quesitos que legitimam um trabalho em grupo;o que é uma companhia de teatro nos dias de hoje e, por fim, a criação de uma ação para o retorno do Prêmio Mambembe de Teatro no Rio e São Paulo também serão assunto de debate. No dia da reunião, será criado também um calendário de reuniões da RENATIN, com revezamento entre os estados.