Crítica publicada no Correio da Noite – Coluna Teatro
Por S.P – Rio de Janeiro – 19.10.1948

Primeiras: O Casaco Encantado, no Ginástico

As crianças devem gostar… A intenção da distinta escritora Lucia Benedetti, foi a de fazer uma peça como as velhas histórias que ainda hoje as vovós contam aos netinhos, cheias de fadas, feiticeiras, reis e princesas, de modo a dar aos pequeninos espectadores, um espetáculo bonito e divertido. Isso foi plenamente conseguido, com a peça”, que aquela escritora compôs e que teve a interpretação dos “Artistas Unidos”, sábado ultimo, no Teatro Ginástico. A plateia que assistiu a estreia de Casaco Encantado e que era constituída de adultos (críticos, artistas e amigos da empresa), muito gostou do espetáculo, tendo aplaudido os artistas e chamada à cena a autora, várias vezes. Ora se a gente gostou da peça de Lucia Benedetti, certamente as crianças vão gostar ainda mais.

O Casaco Encantado, que se desenrola contando uma história fantástica, a qual realmente desperta interesse às crianças, encontra uma boa interpretação por parte das artistas da companhia do Ginástico.

Maria Castro faz uma avozinha cheia de ternura: Henriette Morineau, uma caricatura da mulher do Feiticeiro, está esplendida, provocando boas gargalhadas: Flora May é uma princesa encantadora.

Dary Reis e A. Fregolente fizeram os dois alfaiates, José e Jair com muita graça; Graça Melo foi um barulhento feiticeiro, justamente como deve ser feiticeiro para crianças: Jacy Campos andou bem no Rei e finalmente, Nilson Pena fez o Relógio, que não falava, mas sabia bater as horas.

A peça tem uma montagem apropriada. Algumas cenas são acompanhadas de expressiva musica do maestro Renzo Massarani. A Companhia Artistas Unidos apresentará Casaco Encantado em vesperais para as crianças.