Barra

Quando me solicitaram um artigo para a revista do FENATIB, li quase todos os artigos escritos na edição anterior e por sinal extremamente interessantes.

O primeiro tema que teve em mente foi falar sobre a preparação do ator (o que é a minha especialidade).

Existem poucas escolas de formação de atores e quase nenhuma que ensine a atuar para crianças. Sempre tive a sensação que os atores no teatro infantil estavam fazendo estágio para atuar no teatro grande ou adulto. Este preconceito existe, e a gente o reforça muitas vezes, com o desleixo com que os atores se preparam para tão difícil tarefa que é representar para um público tão exigente como as crianças.

Assim observo formas obsoletas de comunicação: excesso de diminutivos, cacoetes desnecessários, desconhecimento da faixa etária para quem estamos atuando, palavras e slogans que estão muito longe da realidade delas. Às vezes piadas em que só os atores e os pais se divertem e assim por diante.

Sempre falo para meus alunos, O ATOR É UM SÓ, mas precisamos diferenciar onde e para quem vamos atuar. Ë cinema. TV, teatro, performance.

Em cada caso o profissional professor-diretor direcionará a preparação do ator.

Sua forma de interpretação, a voz e o gestual, na preparação corporal e no relaxamento. Levando em conta que o teatro é cultura e educação, e que caminham juntos mesmo, partiremos para uma preparação mais rigorosa e profunda, talvez respeitando mais a nós mesmos e ao público mirim.

Este artigo não pretende marcar uma línea de ação e sim chamar a uma reflexão a todos aqueles que amamos o teatro, para ser mais disciplinados em nosso preparo, já que muitas vezes nos queixamos de que o público emigra para a TV ou cinema, mas pensando bem, não será que temos um pouco de culpa nisso?

Barra

Pámela Duncan
Atriz, Arte-educadora, diretora e produtora

Barra

Obs.
Texto retirado da Revista FENATIB, referente ao 3º Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau (1999)