Matéria publicada no Jornal do Brasil, Caderno B
Por Ricardo Amorim – Rio de Janeiro – 25.01.1996

Barra

Peter Pan na terra dos meninos de rua

O que aconteceria se Peter Pan vivesse hoje no Brasil? Baseado nessa suposição, está estreando hoje o espetáculo infanto- juvenil Na Terra do Nunca, no Teatro dos Grandes Atores, no shopping Barra Square. Dirigida por Cláudio Torres Gonzaga, a peça é uma adaptação de Paulo Reis para o clássico do teatrólogo e romancista escocês Sir James Barrie (1890-1937).

O texto final traz muitos elementos ligados à realidade brasileira. Os Meninos Perdidos da História original, por exemplo, são transformados  nos atuais meninos de rua, presente em qualquer grande cidade do país. Na versão, Peter Pan vira Pepê e a Terra do Nunca é ambientada em uma praça abandonada.

“O espetáculo está muito ligado à questão  da solidão e da passagem para ávida adulta”, diz Gonzaga. O diretor explica que, ao recusar a crescer, Peter Pan, ou melhor Pepê, acaba condenado à solidão da Terra do Nunca. “É como se as pessoas passassem por ele”, reflete.

O personagem principal é vivido pelo ator Sandro Cardoso, de 20 anos. Ele conta que Pepê é uma mistura do Peter Pan original com alguns elementos da realidade brasileira. “Eu não podia construir um personagem tão ingênuo, como o da obra original”, conta o ator.

Capitão Gancho – Para interpretar o Capitão Gancho, foi escolhido o ator Paulo César Pereio. Vivendo um mendigo que encontra um grupo de crianças em uma praça abandonada, ele começa a contar a história de Peter Pan. A partir daí, inicia a aventura, com cada um representando seu papel.

É nessa hora que entra o cenário – todo feito de sucata-, assinado pelo artista plástico  e carnavalesco Sérgio Marimba. Com os objetos que encontram na praça, os meninos perdidos vão encenando a peça. O mar é feito com uma grande lona azul achada no lixo. O navio do pirata é um carrinho de sorvete abandonado. “O objetivo é estimular a imaginação do público”, afirma  Marimba, que sempre trabalhou com material feito de sucata.

Vidigal – A trilha sonora foi composta por Leoni, ex-integrante das bandas Kid Abelha e Heróis da Resistência. As músicas dão um ritmo acelerado ao espetáculo,recheado de movimentos de acrobacias e dança. “Tem até cenas de vôo”, lembra a atriz Marta Paret, que vive a Wendy, ou Vanda na versão. Os atores mirins que fazem o papel dos três meninos perdidos  pertencem ao grupo Teatro do Morro, do Morro do Vidigal. Para eles, o diretor só tem elogios. “São ótimos atores”, garante.

Na Terra do Nunca está em cartaz na Sala Azul do Teatro, de quinta a sábado, às 19h, até março. Os ingressos custam R$ 12. O Teatro dos Grandes Atores fica no Shopping Barra Square, na Avenida das Américas, 3555.